Sábado, Setembro 7, 2024
31.8 C
Teresina

Hospital Universitário do Piauí promove Caminhada dentro da Campanha “Outubro Rosa”

A concentração está marcada para começar às 7h, no estacionamento do Ambulatório do HU, e o percurso será feito dentro da própria Universidade.

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí realizará a “1ª Caminhada do HU-UFPI/Ebserh – Movimento pela Vida” no dia 27 de outubro para toda a comunidade hospitalar. A concentração está marcada para começar às 7h, no estacionamento do Ambulatório do Hospital, e o percurso será feito dentro da própria Universidade.

O evento, que surge devido à necessidade de conscientizar os participantes sobre a importância de praticar exercícios físicos para prevenir o câncer de mama, contará com um carro de som e sessão de aquecimento com os educadores físicos da instituição. “A caminhada promete ser um evento bem alegre, com música durante todo o trajeto, carro de apoio e ambulância para dar apoio, garantindo segurança para todos os participantes. No retorno, haverá café da manhã para os participantes”, afirma a chefe do Setor de Governança e Estratégia do HU-UFPI/Ebserh, Regiane Lustosa. A previsão de duração da caminhada é de uma hora.

Além da caminhada, o HU-UFPI/Ebserh está realizando, durante todo o mês de outubro, diversas atividades, como blitzes educativas e rodas de conversas para usuárias, acompanhantes e colaboradoras, em todos os setores do hospital, abordando sobre a saúde da mulher em toda a sua completude, não somente sobre o câncer de mama.

Dentre os temas, além dos principais tipos de câncer, estão os direitos da pessoa com câncer, saúde mental, autocuidado como estratégia para a prevenção do câncer, saúde íntima, climatério, contracepção de longa duração, prevenção de câncer de colo de útero e de mama, fisioterapia pélvica, incontinência urinária, prevenção de câncer de boca, fertilidade e sexualidade após tratamento oncológico, além de sessões de relaxamento e práticas integrativas.

Ainda dentro da campanha, a instituição organizou uma agenda especial para pacientes que estão na fila da regulação municipal com 40 consultas extras com mastologistas. Após as consultas, as pacientes estão sendo encaminhadas para biópsias. Caso seja diagnosticado o câncer, será dado o seguimento do tratamento no HU-UFPI/Ebserh com cirurgia e tratamento oncológico. Estão sendo realizadas, também, 10 cirurgias reparadoras de mama, para pacientes que fizeram mastectomia no Hospital Universitário, com cirurgião plástico, além de 50 cirurgias de histerectomia, 90 exames de citologia e 65 mamografias.

A Campanha

A campanha Outubro Rosa foi criada no início da década de 1990 com o objetivo de divulgar informações sobre prevenção, diagnóstico e rastreamento do câncer de mama.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Folha Piauí

Related Articles