No próximo domingo (14), candidatos às centenas de vagas oferecidas no concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vão responder as provas objetiva e discursiva do certame. Os concorrentes já podem consultar o local em que vão prestar o concurso diretamente no site da Idecan, banca organizadora do processo de seleção.
As provas vão ser realizadas em todas as regiões de Teresina. A recomendação é que os participantes conheçam os locais anteriormente e cheguem com uma hora de antecedência no domingo. A aplicação das questões começa às 8 horas e segue até às 12h na parte da manhã e inicia às 14h seguindo até às 19h no turno da tarde.
Os candidatos devem levar caneta azul ou preta feita de material transparente, o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso e um documento de identidade original com foto em boas condições. Caso tenha perdido ou sido roubado, o participante deve ter um boletim de ocorrência emitido há no máximo 30 dias e passar por processo de identificação.
O concurso da Alepi também segue leis estaduais aprovadas na Casa em benefício de pessoas que precisam de condições especiais durante a realização das provas. Em respeito a lei 7.737/22, por exemplo, mães que informaram na inscrição que precisam amamentar seus filhos vão poder alimentar os bebês, desde que levem um acompanhante adulto para ficar com a criança enquanto ela faz a prova. O tempo de amamentação vai ser compensado no final.
Outra lei de iniciativa parlamentar que vai ser respeitada é a 7607/21. Ela garante atendimento especializado a pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e dislexia. Os portadores dessas condições também devem ter relatado as suas necessidades durante a inscrição no concurso da Alepi.