Início do Ano: O Desafio de Aprender um Novo Idioma e Desbravar Novos Horizontes

Sempre que iniciamos um novo ano surgem as famosas promessas sobre ações ou coisas que queremos realizar no novo ciclo que se inicia. Uma das resoluções mais famosas é a de se aprender um novo idioma, decisão que pode abrir muitas portas para quem Início do Ano: O Desafio de Aprender um Novo Idioma e Desbravar Novos Horizontesdeseja crescer profissionalmente, ou mesmo desbravar o mundo.

É o que nos conta a professora de idiomas Luciana Dantas, coordenadora pedagógica da Wizard Teresina. Ela explica que o aprendizado de um novo idioma, na maioria das vezes, não é um desejo à parte, mas sim o ponto de partida para outros sonhos.

“O começo do ano é sempre um período em que as pessoas associam à mudança, alcançar novas metas e sonhos e aprender um novo idioma possibilita ampliar possibilidades de empregos e desbravar o mundo através de viagens, por isso é uma resolução tão popular”, aponta.

O aprendizado de um novo idioma também pode trazer outras vantagens, além de melhorar a vida financeira. Estudos já confirmaram que aprender uma nova língua melhora a cognição e o desempenho mental, auxiliando desde as mentes mais jovens até o público na terceira idade.

Luciana aponta também que a opção por um curso de idiomas deve ser tomada de acordo com as necessidades de cada indivíduo, destacando algumas das opções disponíveis na Wizard Teresina.

“As pessoas escolhem um curso de idiomas de acordo com seus interesses profissionais, acadêmicos e afinidades pessoais, geralmente sempre com propósito definido. Na Wizard oferecemos inglês, espanhol, francês, alemão e italiano para diversas faixas etárias, desde crianças pequenas (a partir de 3 anos) a jovens, adultos e idosos”, ressalta a professora.

Vencendo a procrastinação

Um dos grandes desafios para quem quer realmente iniciar um curso de idiomas é vencer a própria inércia e sair de sua “zona de conforto”. Luciana destaca a importância de se vencer a procrastinação e aponta as inovações e a evolução no ensino para os próximos anos.

“Não é difícil iniciar um curso de idiomas, mas é preciso dedicação e prática como qualquer atividade nova que é inserida em sua rotina. Para vencer a procrastinação é bom estabelecer horários de estudo e lembrar que aprender um idioma é uma atividade prazerosa que trará muitos benefícios no futuro”, explica.

Para a professora, existe uma tendência global que facilita e permite mais acesso aos cursos de idiomas. “Nos próximos anos, a tendência do ensino de idiomas é estar cada vez mais tecnológico e acessível, possibilitando o aluno a trabalhar todas as habilidades como a fala, audição e leitura com um material que acompanha ele na sala e em casa. Essa flexibilidade é muito boa para que a pessoa continue engajada no aprendizado consiga cumprir sua resolução”, destaca Luciana Dantas.