O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), está ampliando as ações de combate aos incêndios florestais em todas as regiões mapeadas pela Defesa Civil e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O combate aos incêndios torna-se necessário devido ao período mais quente do ano, conhecido como B-R-O-BRÓ, quando as temperaturas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro atingem a casa dos 40°C, provocando inúmeras queimadas.
O plano e o mapeamento incluem a integração de 205 novos soldados bombeiros já nomeados pelo governador Rafael Fonteles, que prontamente irão reforçar os membros brigadistas de cada município parceiro.
O plano inclui ainda a capacitação dessas brigadas de incêndio, a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, além da reforma de alojamentos dos bombeiros para melhor comodidade de toda a corporação.
A estratégia de combate aos incêndios está sendo elaborada pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros, por meio de suas diretorias de Engenharia e Estudos Estratégicos.
“Até o início deste segundo semestre, já tivemos 54 formações de brigadas, aumentando assim o número de homens nas brigadas florestais nos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, por exemplo. Nossa meta é criar um total de 106 dessas unidades ainda este ano”, destacou o tenente-coronel Rivelino, chefe do Núcleo de Estudos Estratégicos do Corpo de Bombeiros.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, José Veloso, explica a importância de realizar a seleção dos brigadistas o mais breve possível e ainda ressalta o trabalho conjunto com os órgãos responsáveis pelo combate às queimadas em todo o Estado.
“Os municípios, ao longo dos anos, têm se aperfeiçoado no combate a incêndios em locais específicos e tudo isso é resultado do nosso trabalho de treinamento e das palestras realizadas em parceria com a Defesa Civil, a Secretaria de Meio Ambiente e as prefeituras que nos auxiliam neste planejamento. Por essa tarefa fundamental de saber entrar, sair e combater o fogo ali naquela região de mata peculiar de cada região é que precisamos destes novos brigadistas, pois eles, melhor que ninguém, sabem chegar de maneira rápida nas áreas fechadas”, frisa o subcomandante.
O Brasil está na final do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. A seleção brasileira reencontrou as campeãs mundiais e venceu com uma goleada de 4×2. Os gols do Brasil foram marcados por Paredes (contra), Gabi Portilho, a jogadora piauiense Adriana Silva e Kerolin. Pela Espanha Paralluelo marcou e no finalzinho Duda Sampaio marcou contra.
QUANDO E QUE HORAS SERÁ A FINAL?
Dono de duas pratas olímpicas no futebol feminino (Atenas-2004 e Pequim-2008), o Brasil volta à decisão após 16 anos. A final será contra os Estados Unidos que venceu a Alemanha. A grande final da disputa do futebol feminino dos Jogos Olímpicos está marcada para sábado, 10 de agosto, às 12h, horário de Brasília, no estádio Parc des Princes.
REENCONTRO
Espanha e Brasil estiveram no mesmo grupo na primeira fase, e a atual campeã mundial levou a melhor no jogo da terceira rodada: 2 a 0, placar construído no segundo tempo, quando a seleção brasileira já estava com dez jogadoras, após a expulsão de Marta no fim da primeira etapa.
O Aeroporto de Teresina (THE) registrou crescimento no número de passageiros no primeiro semestre de 2024. De acordo com dados da CCR Aeroportos, que administra o terminal, entre janeiro e junho deste ano foram contabilizados mais de 538 mil embarques e desembarques, o que representa um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o aeroporto recebeu 503.455 passageiros.
De acordo com Ingrid Mimoso, Gerente do Aeroporto de Teresina, o aumento é atribuído aos esforços da concessionária em atrair novas rotas e ao crescimento do setor turístico no Brasil.
“As obras de ampliação do terminal seguem com força total e serão entregues ainda este ano. Entre as intervenções, vamos aumentar a capacidade de recebimento de aeronaves e triplicar a sala de embarque, o que vai contribuir para o surgimento de novas rotas e aumentar ainda mais o fluxo de passageiros”, destacou.
O crescimento em Teresina acompanha a tendência observada nos outros 17 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos em todo o Brasil e em outros três países (Equador, Costa Rica e Curaçao). No total, aproximadamente 9,5 milhões de passageiros circularam por esses terminais nos primeiros seis meses deste ano, 8,8% a mais que no mesmo período de 2023.
O aumento no fluxo de passageiros no Aeroporto de Teresina reflete também o crescimento do turismo no estado. Em maio de 2024, o faturamento do turismo no Piauí atingiu R$ 50.920 milhões, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O setor de turismo brasileiro como um todo faturou R$ 48,2 bilhões nos primeiros três meses do ano, registrando o melhor desempenho para um primeiro trimestre desde 2019, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Alguns fatores contribuíram para esse resultado positivo, como a alta temporada de lazer durante as férias no início do ano e o carnaval, além de melhorias nas condições econômicas, com mais empregos e renda disponível para as famílias viajarem mais. As atividades que mais cresceram no período foram locação de meios de transporte (12,3%), alimentação (7,8%) e meios de hospedagem (6,4%).
Um jovem de apenas 19 anos está desaparecido há 4 dias após ter sido visto entrando em um carro com quatro homens na cidade de José de Freitas, a 54 quilômetros da capital piauiense. O rapaz, identificado como Robson Lira da Silva, está sendo procurado pela família, que pede qualquer informação sobre o seu paradeiro.
O QUE SE SABE?
Robson Lira desapareceu por volta das 15h de sexta-feira (3). De acordo com relatos de familiares, ele entrou em contato para dizer que estava a caminho e não demoraria, sem fornecer muitos detalhes sobre sua localização. A informação foi apurada pelo jornalista Damião Soares, do JF News. A Polícia Civil do Piauí está investigando o caso.
Robson Lira da Silva | FOTO: Reprodução/JF News
OUTRO CASO NO PIAUÍ
Maria Rita de Cassia dos Santos e Silva, de 14 anos, está desaparecida desde o dia 21 de julho em Teresina, capital do Piauí. Ela foi vista pela última vez saindo da casa onde mora, situada na Vila Boa Esperança, bairro Dirceu I, zona Sudeste. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Clique aqui e saiba detalhes!
O Secretário de Educação do Estado do Piauí, Washington Bandeira, lançou nesta terça-feira (06) o Programa Cinema na Escola, no Cinemas Teresina, localizado no Teresina Shopping. A nova iniciativa tem como objetivo capacitar 200 estudantes da rede pública em técnicas de produção audiovisual, com atividades teóricas e práticas programadas para os próximos 12 meses.
O Programa Cinema na Escola irá abranger as cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus, com um curso técnico que inclui 120 horas de formação. O currículo cobrirá uma ampla gama de tópicos, incluindo introdução ao cinema, linguagem cinematográfica, roteiro, direção, técnicas de interpretação, direção de arte, fotografia, maquiagem, captação de som, edição de vídeo e marketing cinematográfico. O curso será concluído com a produção e edição de um curta-metragem.
Durante o lançamento, o Secretário Washington Bandeira destacou o impacto do programa na educação dos jovens. “Este projeto une cultura e formação técnica, oferecendo aos nossos alunos uma experiência prática e enriquecedora. Sob a orientação do cineasta piauiense Cícero Filho, os estudantes terão a oportunidade de aprender e aplicar conhecimentos em diversas áreas do cinema”, afirmou Bandeira.
O diretor de cinema Cícero Filho, responsável pela coordenação do projeto, expressou entusiasmo com a expansão do programa. “Recebi com muita alegria o convite para colaborar com a SEDUC e o governo estadual. O projeto cresceu e agora beneficiará cinco cidades, o que amplia significativamente a nossa capacidade de impactar jovens talentos no Piauí. Estamos prontos para proporcionar uma formação de qualidade na área do cinema”, comentou Filho.
O programa promete não apenas fornecer conhecimentos técnicos, mas também estimular a criatividade e oferecer novas perspectivas profissionais aos estudantes do estado.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou nesta terça-feira (06) a 2ª Fase da “Operação Volt”.
Nesta fase, a investigação visa apurar desvios de recursos públicos do município de Cajueiro da Praia, por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, peculato-desvio, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A operação objetiva cumprir 09 (nove) mandados de busca e apreensão nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. O trabalho conta com o apoio da Polícia Civil (PC-PI), da Polícia Militar (PM-PI), e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
Com o recente aumento dos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobrás, em vigor desde a última semana, tem se tornado cada vez mais caro abastecer um veículo a combustão em Teresina. Para contornar a subida nos preços e buscar uma solução a médio e longo prazo, motoristas tem cada vez mais optado por veículos híbridos e 100% elétricos.
A constatação é o gerente comercial da concessionária BYD Carmais de Teresina, Emerson Rocha, que aponta a diferença de custo entre o consumo energético de um veículo elétrico e os gastos com combustível de um outro, a combustão, durante uma semana.
“Nosso modelo BYD Dolphin, por exemplo, com uma autonomia de 291km nos padrões do Inmetro, consome por semana R$31,00 em eletricidade. Já um modelo a combustão, para rodar a mesma quilometragem, gasta por semana R$148,00 com gasolina, quase cinco vezes mais que o nosso elétrico”, afirmou.
Emerson também destacou outras vantagens dos elétricos e híbridos, como menor custo de manutenção, maior conforto e proteção ao meio ambiente, que podem fazer o investimento em um carro com essas configurações compensar bem mais.
“Carros elétricos têm muito menos partes móveis, o que reduz o desgaste e, consequentemente, o custo de manutenção e de revisão do veículo. Além disso, eles são projetados desde o início para reduzir ao máximo a sua ‘pegada de carbono’, ajudando a diminuir a poluição nos grandes centros urbanos e melhorando a qualidade de vida de seus proprietários”, destacou o gerente.
Foi divulgado, nesta terça-feira (6), osresultados referentes à ‘Operação Veraneio’, que teve início no dia 22 de julho e foi finalizada na última segunda-feira (5). Ao todo, 396 policiais militares atuaram na operação que contemplou as cidades de Luís Correia, Parnaíba, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.
PRISÕES E APREENSÕES
Durante a operação, cerca de 30 kg de drogas (substancias análogas à maconha e skank) foram apreendidas, 12 prisões foram efetuadas, uma arma de fogo foi apreendida, dois TCO’s foram confeccionados e cerca de 575 veículos foram autuados.
Ainda de acordo com relatório, 22 veículos foram apreendidos e dois carros foram recuperados. No período da ação, um homicídio foi registrado. Para o Coronel Jacks Galvão, Chefe do DGO, a intensificação do policiamento da região reduziu consideravelmente os crimes no litoral piauiense. As ações foram realizadas pela Polícia Militar do Piauí através do Departamento Geral de Operações e do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte.
Balanço de operação no litoral tem 12 prisões, além de arma e drogas apreendidas – Foto: Ascom
“Foi um reforço de 396 policiais que trabalharam de forma extra, nós utilizamos 55 viaturas empregadas nesse policiamento, onde tivemos quase 4 mil pessoas abordadas, tivemos 575 veículos autuados por alguma infração, então tivemos um saldo muito positivo, as ocorrências relevantes foram mínimas, as questões de roubo, de furtos principalmente caíram bastante”, acrescenta Galvão.
SALDO SATISFATÓRIO
Para o Chefe do DGO, o saldo da operação foi bastante satisfatório. Ele adiantou ainda que no segundo semestre deste ano, o policiamento em todo o estado será ainda mais intensificado.
“Os nossos dados em relação a “Operação Veraneio” foram todos positivos. Agora nós partiremos para o segundo semestre propriamente dito que já começou e faremos as operações necessárias para que o segundo semestre seja tão positivo quanto o primeiro em todo o estado do Piauí”, afirma Galvão.
Balanço de operação no litoral tem 12 prisões, além de arma e drogas apreendidas – Foto: Ascom
TODOS OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS
A ação contou com todas as modalidades de policiamento, desde o policiamento a pé ao uso de quadriciclos, sobretudo em áreas de praia. O Comandante do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte – CPLMN, Erisvaldo Viana, destaca que todos os objetivos estipulados pela PM em relação à operação, foram alcançados.
“A Operação Veraneio foi bastante exitosa, haja vista os resultados. A Polícia Militar conseguiu se antecipar aos fatos e evitar muitos crimes. Tivemos 1 homicídio registrado em Luis Correia; fato ligado ao tráfico e envolvimento com organização criminosa, tivemos apreensões de drogas. A PMPI conseguiu atingir todos os objetivos planejado com bastante antecedência. Gostaríamos de agradecer o apoio do Secretário de Segurança Pública e do nosso Comandante Geral que não mediram esforços em fortalecer a segurança o litoral piauiense. Essa ação foi um verdadeiro sucesso”, enfatiza Erisvaldo Viana.
A mensagem do Governo do Estado com pedido de autorização para contratar operação de crédito no valor de R$ 2,5 bilhões junto ao Banco do Brasil foi lida, nessa segunda-feira (5), pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí. O projeto de lei 53/2024 segue para análise nas comissões técnicas, antes de ir a plenário para apreciação dos deputados estaduais.
Os recursos da operação são destinados a investimentos nas áreas de infraestrutura de transportes (rodovias e outros modais), mobilidade urbana, obras de urbanização, segurança pública, saúde, infraestrutura hídrica, entre outras destinações, visando o desenvolvimento social e econômico do estado.
Na justificativa da mensagem, o governo destaca que quando a gestão estadual investe recursos em áreas prioritárias como saúde, segurança e infraestrutura, esses não só elevam a qualidade de vida da população, mas também fomenta a criação de empregos e o aumento da renda. “A redução das desigualdades e a criação de oportunidades de emprego formam a meta principal das Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí, conjunto de orientações e visão de futuro para a atuação não só dos agentes do governo, mas também do empresariado, academia e sociedade civil”, destaca trecho da mensagem.
Ainda segundo a proposta, os investimentos públicos têm um impacto significativo na diminuição das desigualdades sociais, beneficiando as regiões mais carentes e os grupos mais vulneráveis da sociedade, assegurando o acesso a serviços essenciais e promovendo a inclusão social.
Transporte
Um dos objetivos desse financiamento é dar continuidade ao amplo programa de infraestrutura de transporte, abrangendo a execução e finalização de diversas iniciativas, como pavimentação, restauração e manutenção de estradas, além de ações em outros modais de transporte, como ferrovias e aviação. O governo pretende também aplicar os recursos no asfaltamento e pavimentação de ruas e avenidas, bem como a construção e revitalização de novas praças, parques, ginásios poliesportivos, estádios de futebol e ações de iluminação pública em todos os municípios do estado.
Segurança
Na área de segurança pública, o foco é dar seguimento ao robusto plano de reestruturação da área, que hoje vive um novo momento, com a redução do número de homicídios e crimes contra o patrimônio. “Os recursos permitirão a construção e reforma de instalações policiais civis e militares, de defesa social e do sistema prisional, além de adquirir equipamentos tecnológicos, bélicos, itens de proteção individual e de salvamento, bem como continuar expandindo a frota de veículos existente, com o intuito de melhorar o atendimento à população, combater o crime organizado e melhorar ainda mais a eficiência operacional”, diz trecho da mensagem do governo.
Saúde
Na saúde, os recursos serão empregados na reforma de hospitais e unidades de saúde, bem como na aquisição de novos e mais modernos equipamentos, para diagnóstico e prevenção de doenças.
Obras hídricas
Na infraestrutura hídrica, as ações planejadas envolvem a gestão dos recursos hídricos para também avançar frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, incluindo medidas de prevenção de inundações e controle da poluição. Estão previstas a construção de barragens, a implementação de sistemas de irrigação e a canalização de rios e córregos.
Aporte de capital
Também está planejado o aporte de capital para empresas estatais e sociedades de economia mista que desempenham um papel estratégico, dando continuidade às ações já iniciadas pelo Governo do Piauí. O investimento visa permitir a expansão, aprimoramento e modernização dos serviços prestados, além da continuidade de execução das obras e novas etapas do Porto de Luís Correia, entre outras.
Transformação digital
A proposta adianta que serão realizadas ações voltadas para o desenvolvimento de sistemas e aplicativos, reengenharia de processos e fluxos de trabalho, análise de dados, cibersegurança e acesso à internet. Esses novos investimentos darão continuidade às iniciativas já implementadas pelo governo, com ênfase na inclusão digital e no aprimoramento do acesso aos serviços públicos. O plano é avançar ainda mais no objetivo de tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil.
“Resta claro que a operação solicitada promove, de maneira democrática, a integração dos setores produtivo e social. No âmbito econômico, ela possibilita a atração de investimentos, a geração de empregos e a melhoria dos fluxos econômicos no estado. No âmbito social, ela atende firmemente aos imperativos estabelecidos na Constituição Federal, garantindo os direitos fundamentais dos cidadãos e promovendo o bem-estar social, assegurando a criação e implementação de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, segurança, justiça social, meio ambiente, habitação, transporte e outras”, complementa a mensagem assinada pelo governador Rafael Fonteles.
O Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, localizado em Corrente, conta agora com o auxílio de um tomógrafo para dar celeridade ao atendimento dos pacientes da unidade de saúde e região.
O equipamento começou a funcionar na última semana de julho com capacidade de atender até 8 pacientes por dia do próprio hospital e realizar 10 exames de pacientes da região sul do estado.
Para o diretor do Hospital Dr. João Pacheco Cavalcante, Alexsandro Rabelo de Araújo, a chegada desse equipamento é uma conquista histórica para a região porque vai dar mais celeridade aos atendimentos.
“Antes do tomógrafo no hospital, nós tínhamos que fazer o deslocamento dos pacientes para uma clínica fora da unidade de saúde, o que tornava tudo mais demorado. Agora, realizamos todos os exames no próprio hospital e com resultados no mesmo dia”, afirma.
A aquisição do equipamento faz parte do plano de expansão da rede de média e alta complexidade do estado,, desenvolvido pelo Governo do Piauí.
Para o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o tomógrafo vai ajudar a melhorar o atendimento à população da região, com diagnósticos mais rápidos e precisos.
“É um salto de qualidade para a saúde pública do sul do Piauí, mostrando o esforço contínuo do governo para a qualidade do atendimento à população”, diz.