O governador Rafael Fonteles, representando o Consórcio Nordeste, reuniu-se nesta quarta-feira (7) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, para defender a isonomia no tratamento das dívidas dos estados com a União. A equipe, formada pelos nove governadores da região, pleiteia a inclusão de estados com pouca ou nenhuma dívida no Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
O projeto de lei do Senado que cria o Propag é voltado principalmente para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que juntos respondem por quase 90% da dívida estadual total. Os governadores nordestinos solicitaram que o Senado também beneficie os estados menos endividados.
Os estados do Nordeste defendem três pontos principais: a ampliação de 1% para 2% do Fundo de Equalização Federativa; a aplicação dos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o rateio do fundo, beneficiando estados mais pobres; e a renegociação das dívidas com bancos públicos.
O Consórcio Nordeste elaborará um texto para ser enviado ao Senado, com destaque para a renegociação das dívidas com instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES, incluindo aumento de carência, alongamento do prazo de pagamento e redução das taxas de juros.
Rafael Fonteles enfatizou a necessidade de renegociar as dívidas dos estados com instituições do sistema financeiro, destacando a importância de medidas como o aumento da carência e a redução da taxa de juros.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste, reforçou a sensibilidade de Rodrigo Pacheco à proposta e a necessidade de contemplar também os estados menos endividados para evitar o agravamento das desigualdades regionais.
Segundo o Senado, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul devem juntos R$ 683,9 bilhões à União, o que representa 89,4% da dívida total dos estados, estimada em R$ 764,9 bilhões. O Propag propõe a utilização de ativos e investimentos dos estados para abater a dívida e mudanças no indexador que corrige essas obrigações.
O saldo da aplicação na caderneta de poupança caiu, com o registro de mais saques do que depósitos no mês de julho. As saídas superaram as entradas em R$ 908,6 milhões, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Banco Central (BC).
Em junho, foram aplicados R$ 370,3 bilhões, contra saques de R$ 371,2 bilhões. Os rendimentos creditados nas contas de poupança somaram R$ 5,4 bilhões. O saldo da poupança é de pouco mais de R$ 1 trilhão.
O resultado negativo de julho contrasta com o do mês anterior, quando houve entrada líquida de R$ 12,8 bilhões na caderneta. Já em relação a julho do ano passado, houve melhora. Naquele mês de 2023, os brasileiros sacaram R$ 3,6 bilhões a mais do que depositaram na poupança.
No acumulado do ano, a caderneta tem resgate líquido de R$ 3,7 bilhões.
Diante do alto endividamento da população, em 2023 a caderneta de poupança teve saída líquida de R$ 87,8 bilhões. O resultado foi menor do que o registrado em 2022, quando a fuga líquida foi recorde, de R$ 103,2 bilhões, em um cenário de inflação e endividamento altos.
Juros
Os saques na poupança se dão porque a manutenção da Selic – a taxa básica de juros – em alta estimula a aplicação em investimentos com melhor desempenho. De março de 2021 a agosto de 2022, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.
Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, por sete reuniões seguidas do Copom. Com o controle dos preços, o BC passou a realizar os cortes na Selic, em uma sequência de sete reduções, de agosto de 2023 a maio de 2024. Desde então, nas duas últimas reuniões, o colegiado decidiu pela manutenção da Selic em 10,5% ao ano e já avalia a possibilidade de subir novamente os juros.
Em 2021, a retirada líquida da poupança chegou a R$ 35,49 bilhões. Já em 2020, a caderneta tinha registrado captação líquida – mais depósitos do que saques – recorde de R$ 166,31 bilhões. Contribuíram para o resultado a instabilidade no mercado de títulos públicos no início da pandemia da covid-19 e o pagamento do auxílio emergencial, depositado em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.
O Hospital da Mulher de Teresina tinha previsão de entrega da primeira fase para o dia 16 de agosto de 2024, aniversário da capital, mas a obra está longe da conclusão. O próprio prefeito da cidade, Dr. Pessoa, em uma visita à construção, em junho, garantiu a entrega neste mês, mas seus planos foram frustrados.
“Tudo está dando certo para o dia 16 de agosto. Então, obtive uma resposta saudável e consequentemente vou sair satisfeito. O que foi dito no início da nossa administração, que essa obra do Hospital da Mulher, vai ser entregue ainda este ano. Vamos entregar dois terços ou mais, no aniversário de Teresina, e o restante entregar no fim do ano”, disse o prefeito na ocasião.
Apesar das obras terem iniciado em 2024, a previsão de execução da obra era de 480 dias, como informa a placa, um período de quase 16 meses. O 180 esteve na parte externa no campo de obras, localizado no cruzamento da BR-343 com a avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, e constatou que a construção ainda está longe da conclusão. O valor da obra é de R$ 57,6 milhões, através de financiamento do Banco do Brasil. Só a compra do terreno, do Grupo Claudino, custou R$ 16,5 milhões.
Quem também garantiu a entrega da primeira etapa foi o presidente da Fundação Municipal de Saúde. No mês de junho, Ítalo Costa falou da expectativa de que o bloco 1 e 2 da unidade seriam entregues no aniversário de Teresina.
“Hoje o prefeito vem ratificar o andamento da obra e para que a gente possa fazer toda essa estruturação e entregar conforme o cronograma. Apesar do que estamos vendo hoje, será acelerado para ficar em dias e ser entregue na data prevista e confirmada pela parte técnica da obra”, disse Ítalo Costa à época.
O gerente de obras Rael Alves também confirmou que todo o cronograma para a entrega do Hospital da Mulher estava mantido para o aniversário de Teresina. “Com toda certeza, estamos trabalhando para poder atender aos pedidos e às exigências do prefeito, vamos dar um gás para redobrar os serviços ainda mais, para deixarmos o pessoal da prefeitura e o prefeito tranquilos. Vamos trabalhar firme e forte para poder cumprir a meta que ele está nos solicitando”, destacou.
Até o momento, há a conclusão da parte de terraplanagem e o início da construção dos blocos, mas com o prazo de 10 dias, é considerada a impossibilidade da entrega de qualquer estrutura considerável no aniversário de Teresina.
Francivaldo Ferreira da Cruz foiencontrado morto com marcas de tiro na manhã desta quarta-feira (7) em um terreno baldio localizado na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina.
De acordo com um relatório de ocorrência do 17º Batalhão da Polícia Militar, moradores ouviram pelo menos 7 disparos de arma de fogo na noite de ontem (6). Já nesta manhã, populares viram Francivaldo mortoem um terreno.
A polícia informou que o homem era conhecido na região e tinha antecedentes criminais por furto e roubo. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o caso.
Na terça-feira (06), Fábio Novo (PT), que está concorrendo à prefeitura de Teresina, afirmou que a grande maioria dos membros do PSDB, cerca de 90%, estão apoiando sua candidatura ao Palácio da Cidade.
O candidato do PT também comentou sobre a divisão dentro do PSDB em Teresina, com alguns membros apoiando Sílvio Mendes (União Brasil). “Existe um grupo dentro do PSDB que já está ao lado do meu principal concorrente. Isso é algo comum, então não é nenhuma surpresa”, comentou.
Novo ainda ressaltou que os principais secretários da gestão de Firmino Filho estão alinhados com sua candidatura, mencionando também o apoio da federação PSDB/Cidadania.
“O processo de aliança com o PSDB e o Cidadania foi bastante colaborativo, enfrentamos muitos desafios. No entanto, 90% das lideranças do PSDB, incluindo os principais secretários da gestão do falecido prefeito Firmino Filho, já haviam expressado seu apoio à nossa campanha antes mesmo desse processo. Hoje, temos 90% tanto do PSDB quanto do Cidadania conosco e estamos extremamente felizes com isso”, afirmou.
Espero que esta versão esteja mais distinta. Se precisar de mais mudanças, estou aqui para ajudar!
As forças de segurança do Piauí intensificam as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar no estado, de forma integrada, por meio da Operação nacional “Shamar”. Nesta quarta-feira (7), ocorre o dia “D” da operação e, no Piauí, a ação foi deflagrada no Quartel do Comando-Geral (QCG) do Polícia Militar , em Teresina, e contou com a presença de representantes da PM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros,
A ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ocorre desde o dia 1° deste mês e segue até o dia 29 em todo o país. A Operação “Shamar” consiste na apuração das denúncias de violência doméstica contra a mulher, com o intuito de serem tomadas as providências pertinentes a cada caso, como mandados de prisão pendentes de cumprimento, conclusão de inquéritos policiais em atraso, bem como a intensificação da fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência pela Patrulha Maria da Penha, além de ações educativas, como palestras e panfletagens.
“Shamar”, o nome da operação, em hebraico, significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar” e as ações serão intensificadas, de forma integrada, no dia em que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 18 anos de existência, dia 7 de agosto. Legislação que é um símbolo e marco na luta contra a violência doméstica no Brasil.
“A Patrulha Maria da Penha vai intensificar a fiscalização das medidas protetivas de urgência, das orientações das mulheres em relação à saída dos ciclos de violência, participando também de palestras e educativas. A Lei Maria da Penha é um marco histórico. E para a patrulha, é de fundamental importância, porque todo o trabalho é baseado na lei. Então ela nos orienta, nos guia, nos direciona em relação ao que precisa ser desenvolvido”, destaca a major Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha no Piauí.
A operação nacional visa combater toda e qualquer forma de violência doméstica e familiar contra a mulher, principalmente o crime de feminicídio, por meio de ações preventivas e repressivas das forças policiais estaduais e distritais, buscando a efetiva proteção desse grupo vulnerável. Nesse âmbito, a Polícia Civil do Piauí atuará no cumprimento de mandados, fiscalizando denúncias e entre outras ações.
Para a delegada Bruna Fontenele, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, este é um dia histórico. “A Polícia Civil atua fazendo o cumprimento de mandados de prisão, restaurando inquéritos, pedindo as medidas protetivas de urgência, fiscalizando as denúncias que chegam até a gente, seja por meio do 180, seja pelo aplicativo ‘Ei Mermã não se Cale’. Hoje a gente faz esse dia “D” simbólico, uma comemoração da Lei Maria da Penha. É um dia para chamar a atenção da sociedade contra essa violência contra a mulher. Temos que discutir nas instituições, dentro das nossas famílias, porque a gente ainda tem tanta violência contra a mulher. O trabalho é ininterrupto, a gente continua intensificando durante o mês de agosto e por todo o ano”, frisa a delegada.
De acordo com a guarda civil municipal Liara Lyara Aguiar, da Guarda Maria da Penha, ações integradas como essa são de extrema importância no combate à violência contra a mulher.
“A Guarda Municipal já vem desempenhando esse papel há mais de quatro anos, junto a esse enfrentamento das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. É uma honra imensa para a gente estar aqui hoje, junto à Polícia Civil e à Polícia Militar, de forma integrada, mostrando a importância de estarmos unindo as forças para ajudar as mulheres nessa situação de extrema violência que se encontram hoje”, pontua a militar.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí também reunirá forças na intensificação das ações voltadas para as mulheres durante todo o mês. “Que a gente consiga resguardar a vida dessa mulher e proteger a vida dela dando todo o aparato. Precisamos acabar com essa cultura de violência contra a mulher, para que consigamos parar, de forma definitiva, esse ciclo e que ela tenha consciência de toda rede que ela tem disponível para que possa interromper esse ciclo da violência e passe isso para as outras pessoas, para os conhecidos. Que ela consiga disseminar essa interrupção da cultura da violência contra a mulher”, finaliza a tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros.
O Brasil já contabiliza 5.008 mortes por dengue em 2024. O número é mais de quatro vezes superior ao registrado ao longo de todo o ano anterior, quando foram notificados 1.179 óbitos pela doença. Há ainda 2.137 mortes em investigação pela doença.
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses indicam que o país contabiliza 6.449.380 casos prováveis de dengue. O coeficiente de incidência da doença, neste momento, é de 3.176,1 casos para cada 100 mil habitantes e a letalidade em casos prováveis é de 0,08.
Os dados mostram que 55% dos casos prováveis se concentram entre mulheres e 45%, entre homens. O grupo de 20 a 29 anos responde pelo maior número de infecções, seguido pelos de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos. Já os grupos que registram menos casos são menores de 1 ano, 80 anos ou mais e 1 a 4 anos.
São Paulo concentra a maior parte dos casos prováveis de dengue (2.066.346). Em seguida estão Minas Gerais (1.696.909), Paraná (644.507) e Santa Catarina (363.850). Já os estados com menor número de casos prováveis são Roraima (546), Sergipe (2.480), Acre (4.649) e Rondônia (5.046).
Quando se considera o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 9.749,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida estão Minas Gerais (8.266,9), Paraná (5.632,2) e Santa Catarina (4.781,5). Já as unidades federativas com menor coeficiente são Roraima (85,8), Sergipe (112,2), Ceará (138,9) e Maranhão (162,1).
Os trabalhadores que possuem carteira assinada terão um reforço nas suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal, que administra essas contas, vai distribuir parte do lucro recorde de R$ 23,4 bilhões obtido pelo Fundo em 2023. Serão distribuídos 65% deste valor, ou R$ 15,2 bilhões, aos cotistas do FGTS. O depósito deve ser realizado ainda neste mês, proporcionando uma boa notícia para muitos brasileiros.
quanto cada trabalhador irá receber?
Todos os trabalhadores que tinham saldo no FGTS em 31 de dezembro de 2023 receberão uma parcela proporcional do lucro. Por exemplo, quem tinha R$ 10 mil em saldo receberá aproximadamente R$ 264. A distribuição do lucro tem o objetivo de aumentar o saldo dos trabalhadores, que poderão usufruir desses valores em situações previstas por lei, como a compra da casa própria ou em casos de demissão sem justa causa.
quando?
A Caixa informou que os depósitos serão feitos até o dia 31 de agosto. Apesar do incremento no saldo, esses valores não podem ser sacados imediatamente, exceto nas situações previstas por lei. O saldo do FGTS é corrigido anualmente em 3% mais a Taxa Referencial (TR). Com a distribuição do lucro, a rentabilidade das contas do FGTS ficará 3 pontos percentuais acima da inflação, próximo ao rendimento da poupança.
como consultar o saldo?
Para consultar o saldo do FGTS, o trabalhador pode utilizar o site da Caixa ou o aplicativo FGTS, disponível para IOS e Android. O processo de consulta é simples e requer o cadastro inicial, seguido pelo login com CPF e senha. Após acessar a plataforma, é possível verificar o saldo atualizado e o valor referente ao lucro distribuído.
A decisão de distribuição do lucro do FGTS foi aprovada pelo Conselho Curador do Fundo. Além dos R$ 15,2 bilhões destinados aos trabalhadores, o Ministério do Trabalho propôs reservar R$ 8,2 bilhões do lucro restante para garantir uma remuneração mínima igual à inflação, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em anos anteriores, a distribuição dos lucros tem sido uma prática contínua para aumentar a rentabilidade das contas do FGTS.
Veja quanto o trabalhador pode receber de FGTS com a distribuição de 65% do lucro:
Saldo em 31/12/2023
Quanto irá receber em 2024
R$ 1.000,00
R$ 36,62
R$ 2.000,00
R$ 73,24
R$ 3.000,00
R$ 109,86
R$ 4.000,00
R$ 146,48
R$ 5.000,00
R$ 183,10
R$ 10.000,00
R$ 366,20
R$ 20.000,00
R$ 732,40
R$ 30.000,00
R$ 1.098,60
R$ 40.000,00
R$ 1.464,80
R$ 50.000,00
R$ 1.831,00
R$ 100.000,00
R$ 3.662,00
No ano passado, o FGTS distribuiu 99% dos rendimentos aos cotistas. O lucro recorde de 2023 foi impulsionado por resultados recorrentes e um ganho atípico de R$ 6,5 bilhões devido à renegociação de investimentos no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Com a decisão do STF de que as contas devem ser corrigidas conforme a inflação medida pelo IPCA, o Conselho Curador deve continuar garantindo uma rentabilidade justa aos trabalhadores.
O corpo de um homem conhecido como ‘Padeirinho’, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (07), em um terreno baldio na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina.
Policiais do 17º BPM foram acionados por populares que informaram terem ouvido disparos na noite de ontem. O local do crime foi isolado para realização de perícia.
A vítima era conhecida na região por realizar furtos e roubos. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Após solicitação encaminhada pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), o metrô de Teresina será gratuito neste sábado (10), véspera do Dia dos Pais. De acordo com a entidade, a solicitação atende um pleito dos lojistas teresinenses, em especial do Centro Comercial, visando facilitar as compras dos clientes para a data.
A tarifa gratuita no metrô da cidade não é um fato inédito. Em dezembro de 2023, após negociação com o Sindilojas-PI, o modal de transporte também ofertou passagens gratuitas nos três sábados que antecediam o Natal, assim como em maio deste ano, com dois sábados sem tarifa para o público, antecedendo o Dia das Mães. Tertulino Passos também aponta as vantagens para os clientes que o transporte gratuito pode oferecer durante a data.
Funcionamento do comércio No sábado (10), véspera do Dia dos Pais, o comércio da cidade irá funcionar em horário estendido, até as 18h no Centro e nos bairros. Já no feriado do Aniversário de Teresina (16), fica autorizado o funcionamento do comércio em jornada de 06 horas, com as horas sendo compensadas durante o Carnaval e Semana Santa de 2025.