Domingo, Junho 28, 2026
28.3 C
Teresina

Fábio Novo anuncia reunião com Lula e planeja estratégia de campanha para Teresina

O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo, revelou que viajará nesta sexta-feira (09/08) para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito durante o lançamento de seu plano de governo, realizado na terça-feira (06). A viagem visa reforçar a associação da candidatura de Novo com a imagem do presidente e incluir uma sessão de fotos para a campanha, programada para o sábado (10).

Novo destacou que o encontro com Lula é parte de uma estratégia para consolidar o apoio petista em Teresina, uma das capitais nordestinas onde o PT vê maiores chances de sucesso nas eleições municipais. A presença de Lula e o apoio da cúpula do partido são considerados essenciais para fortalecer a candidatura de Novo.

Fontes próximas ao Palácio confirmaram que a visita de Lula a Teresina está sendo discutida e pode ser definida na reunião prevista para esta quinta-feira (08), que contará com a presença do ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT).

A estratégia visa maximizar o impacto da candidatura de Novo e garantir o respaldo necessário para a vitória nas eleições.

Deputados do Piauí irão trabalhar de forma híbrida até setembro

As reformas acontecem agora nos gabinetes dos deputados, que deverão ser padronizados e modernizados. Uma das novidades implementadas neste segundo semestre é o sistema de votação virtual.

Segundo o deputado Franzé Silva (PT), presidente da Alepi, com a conclusão da reforma nos gabinetes, serão definidos os trabalhos presenciais e virtuais.

“Os membros decidiram que enquanto os gabinetes estiverem de reforma, nós vamos permanecer híbridos. Então, será limitado por enquanto. Após a entrega dos gabinetes, nós iremos definir quantitativo das presenças virtuais e as presenças físicas no plenário. Nós estamos com a construtora para ser agora no final do mês de agosto a início de setembro”, destacou.

Para Franzé Silva, a modalidade híbrida vai possibilitar maior participação dos parlamentares nas atividades legislativas mesmo durante o período de campanha eleitoral.

“Não é à toa que tivemos a preocupação de implantar o sistema híbrido, que muitos deputados e deputadas vão estar em suas bases, assim como os federais estão. Então, nós não podemos perder a capacidade de entregar leis e resultados à população por conta da votação. A eleição municipal não pode atrapalhar o andamento da casa”, garantiu.

Rafael Fonteles sanciona lei que cria a Política Estadual do Hidrogênio Verde

O Piauí deu mais um passo para a transição energética e redução das emissões de gases de efeito estufa. O governador Rafael Fonteles sancionou a lei de nº 8.459, que determina a política para fomentar a cadeia produtiva do H2V no Piauí. A nova lei já está em vigor e foi publicada na edição dessa quarta-feira (7), no Diário Oficial do Estado.

Os principais objetivos da Política Estadual do Hidrogênio Verde são aumentar a participação do H2V na matriz energética do Piauí e estimular o seu uso como fonte energética e produção de fertilizantes agrícolas; estimular, apoiar e fomentar a cadeia produtiva no estado; redução das emissões de gases poluentes, de forma a proteger o meio ambiente; e atrair investimentos em infraestrutura para a produção, distribuição e comercialização do hidrogênio verde.

Para a realização efetiva dos objetivos, o poder público promoverá, entre outras, as seguintes ações: estudos e estabelecimento de metas, normas, programas, planos e procedimentos que visem ao aumento da participação da energia de hidrogênio na matriz energética do Piauí; estabelecimento de instrumentos fiscais e creditícios que incentivem a produção e a aquisição de equipamentos e materiais empregados em sistemas de produção e aplicação de hidrogênio; realização de convênios com instituições públicas e privadas e financiar pesquisas e projetos; incentivar o uso de H2V no transporte público e na agricultura; e destinação de recursos financeiros na legislação orçamentária para o custeio de atividades, programas e projetos voltados para os objetivos desta política.

Para os efeitos desta lei, entende-se por cadeia produtiva do hidrogênio verde empreendimentos e arranjos produtivos ligados entre si e que façam parte de setores da economia que prestam serviços e utilizam, produzem, geram, industrializam, distribuem, transportam ou comercializam H2V e produtos derivados do seu uso.

As atividades de produção, processamento, armazenamento, transporte e de geração de energia elétrica a partir do hidrogênio verde serão submetidas a licenciamento ambiental, segundo o seu potencial poluidor, nos termos da legislação federal e estadual aplicável e de acordo com o que estiver previsto em regulamento. Essas operações serão submetidas, ainda, às normas de segurança contra incêndios.

Os empreendimentos e atividades de que trata esta lei deverão adotar medidas para gestão de risco de acidentes ou desastres, incluindo: estudo de análise de risco, plano de gerenciamento de risco e plano de ação de emergência.

A lei nº 8.459, de autoria do deputado estadual Fábio Novo, já se encontra em pleno vigor.

Política vai permitir instalação de projetos de hidrogênio verde no Piauí

A Política Estadual do Hidrogênio Verde instituída pelo Governo do Piauí irá contribuir diretamente para instalação de dois dos maiores projetos de H2V do mundo na ZPE de Parnaíba, no litoral do estado.

Os projetos, sob a responsabilidade das companhias europeias Green Energy Park e Solatio, compreendem investimentos de cerca de R$ 200 bilhões ao longo de 10 anos, com a previsão de gerar mais de 20 mil empregos no mesmo período.

As obras de instalação das plantas industriais dos dois empreendimentos devem iniciar ainda neste ano, sendo realizadas em etapas no decorrer dos próximos anos. Aproximadamente em 2035, a expectativa é de que os projetos cheguem de fato à sua produção e exportação plenas.

Secretaria divulga link que cataloga imóveis abandonados no Centro de Teresina

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou, nesta quinta-feira (08/08), um painel interativo que exibe todos os imóveis abandonados no centro de Teresina. O painel inclui um link onde os cidadãos poderão denunciar imóveis não cadastrados, inserindo o endereço e fotos das propriedades.

“Este painel mostra todos os imóveis abandonados do centro que foram mapeados pelos Bombeiros. Por isso contamos com a colaboração da sociedade para aumentar nossa base, enviando o endereço do imóvel abandonado, que que não está mapeado, para a secretaria apurar e fiscalizar”, explicou gerente de dados cartográficos da SSP-PI Samuel Barbosa.

De acordo com o gerente, essa ferramenta, além de facilitar o trabalho de fiscalização e apuração, garantirá a segurança e revitalização do centro da capital.

Acesso o link clicando aqui!

Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma, ampliação e modernização de escola na zona norte de Teresina nesta sexta (9)

Com o intuito de oferecer a infraestrutura adequada para a modalidade do tempo integral, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguram, nesta sexta-feira (9), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco e o Anexo Unidade Escolar Vaz da Costa. A solenidade ocorrerá às 9h30 nas dependências do Centro Educacional, localizado na Avenida Duque de Caxias, S/N, zona norte de Teresina (PI).

A iniciativa faz parte do cronograma de melhorias na infraestrutura das escolas públicas estaduais por meio do programa Moderniza Seduc. O investimento aplicado foi de mais de R$ 3 milhões. A escola ganhou novos espaços modernos, salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, quadra poliesportiva e vestiários.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que o compromisso é de fortalecer a qualidade das Escolas Seduc, tanto na infraestrutura, como na gestão escolar e na aprendizagem dos estudantes. “Esse é o modelo físico e pedagógico que vamos levar a todas as escolas Seduc, de Norte a Sul do Piauí. É um investimento para o futuro dos nossos jovens”, comenta o Gestor.

O Ceti Cristino Castelo Branco é uma escola jurisdicionada à 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) e aderiu à modalidade de tempo integral em 2023.

Polícia Civil encontra suposto corpo de adolescente em fossa e prende líder de facção em Pedro II

Durante operação realizada na manhã desta quinta-feira(8), a Polícia Civil, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), localizou o possível corpo de uma menor, que está desaparecida desde o dia 22 de julho, ocultado em uma fossa em uma residência do município de Pedro II. A perícia fará o trabalho de identificação do corpo e a causa da morte.

A Operação Draco 143 teve o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão em Pedro II, visando desarticular uma organização criminosa envolvida com diversos homicídios e tráfico de drogas.

A investigação, iniciada no ano passado, resultou, até o momento, na prisão de duas pessoas no cumprimento dos mandados por envolvimento com organização criminosa. Foram apreendidas armas, grande quantidade de entorpecentes e dinheiro.

Durante a operação, um indivíduo, conhecido como Cachoeira, resistiu à abordagem policial e veio a óbito em confronto. Além disso, outras duas pessoas envolvidas em homicídios na região foram presas.

A operação contou com a colaboração da Delegacia de Pedro II, do Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar, do ROCAM de Teresina, da Guarda Municipal de Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal.

Quem é Cachoeira?

Cachoeira é um indivíduo envolvido com diversos crimes e homicídios no estado do Piauí, especificamente em Pedro II. Ele tem uma extensa ficha criminal no Ceará. Sob ordens do Comando Vermelho, Cachoeira executava indivíduos de facções rivais. Ele se baseava em Pedro II com o apoio de Wanderson, que fornecia drogas e armas de fogo para os crimes.
Cachoeira era um indivíduo violento e frio, isolado em uma casa alugada por Wanderson. Ele saía apenas para cometer execuções de alvos pré-determinados, com base em uma lista de pessoas decretadas pelo Comando Vermelho. Até o momento, foi apurado e confessado por cúmplices que ele esteve envolvido em aproximadamente cinco homicídios de membros de facções rivais.

Na casa, foram apreendidas uma arma de fogo, drogas, dinheiro e balanças para pesar entorpecentes.
Ao ser abordado pela polícia, Cachoeira resistiu à prisão, resultando em um confronto no qual veio a óbito. Ele foi encaminhado para o hospital e recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu.

Quem é Wanderson?

Wanderson é integrante do Comando Vermelho, tendo sido batizado pela facção. Ele recebia ordens de um dos líderes da facção no Rio de Janeiro e controlava o tráfico de drogas na região de Pedro II, recebendo entorpecentes através do Ceará. O mesmo dava apoio logístico a comparsas como Cachoeira e Beira-mar, os dois principais executores da facção na região. Ele alugava casas e fornecia armas para a realização dos crimes.
Wanderson tinha uma posição de liderança na comunidade, organizando a célula da organização criminal em Pedro II.

Crime Contra Giovanna Maria de Oliveira:

Wanderson, juntamente com Beira-mar, Cachoeira e Pirrolinha, realizou um “tribunal do crime” e executou Giovanna com dois tiros na cabeça. Ele confessou ser o autor dos disparos na jovem de 14 anos na data da morte.

Wanderson confirmou informações já apuradas na investigação do desaparecimento de Giovanna Maria de Oliveira, de 14 anos, desaparecida desde 22 de julho. Ele revelou que Giovanna foi vítima de um “tribunal do crime” liderado por Cachoeira, Beira-mar e Pirrolinha. O corpo de Giovanna foi ocultado em uma fossa na casa de Cachoeira, no bairro Boa Esperança, em Pedro II. O envolvimento de Cachoeira no homicídio de Giovanna foi confirmado pelas investigações do DRACO e pelos depoimentos do cúmplice Wanderson.

Governo do Estado inaugura brinquedopraças na zona sul de Teresina através do OPA

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, a primeira-dama Isabel Fonteles, liderou a comitiva de gestores que inaugurou, na última quarta-feira (7), duas brinquedopraças implantadas pelo Governo do Estado na zona sul de Teresina. As áreas de lazer, situadas nos bairros Esplanada e Parque Rodoviário, foram reivindicadas pelos moradores através do Orçamento Participativo (OPA). A meta do governo é construir 100 espaços iguais em todo o Piauí.

As brinquedopraças possuem piso de segurança emborrachado, gradil, playground com casinha dupla, escorregador com balanço duplo, cavalinhos de mola, balanço e gangorra dupla frontal inclusiva. O custo de cada espaço foi de R$ 200 mil.

Isabel Fonteles falou da importância da brincadeira no desenvolvimento da criança. “Brincar é direito da criança, brincar é coisa séria! Brincar ajuda no desenvolvimento social, cognitivo, motor, emocional da criança e a gente tem, sim, como estado, que proporcionar esses ambientes de lazer para as crianças, para que elas possam brincar, se divertir, se desenvolver da maneira mais adequada”, destacou.

Os investimentos do OPA são definidos mediante votação popular. A diretora da Associação Madre Cabrini, Denise Alves, destacou que envolveu outras escolas da região, para angariar mais votos e ter a proposta aceita. “Nós conseguimos mais de mil votos nessa proposta, e por isso não é uma conquista só do Centro da Juventude. É uma conquista coletiva de famílias, da sociedade civil, do estado organizado, do município, através das escolas. E a gente pensa que podemos muito mais com o orçamento do OPA”, comentou Denise.

A entrega das brinquedopraças contou com apresentações artísticas das crianças e participação das comunidades beneficiadas.

WhatsApp Image 2024-08-07 at 18.52.22 (2).jpeg
FOTO: Francisco Leal

“É o que estava faltando para nossas crianças dentro da nossa comunidade. Veio na hora certa, no momento certo. É uma coisa maravilhosa que está acontecendo”, comemorou, emocionada, a presidente da Associação de Moradores do Parque Rodoviário, Rosângela Marchado.

“Aqui o Governo do Estado está concretizando um direito fundamental das crianças, que é o brincar. Um espaço para que elas possam estar se desenvolvendo e interagindo aqui na brinquedopraça, na escola e na comunidade”, avaliou a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes.

Pacto pelas Crianças

O Pacto pelas Crianças tem como finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

WhatsApp Image 2024-08-07 at 18.52.26 (3).jpeg
FOTO: Francisco Leal

Uma das metas é montar 100 brinquedopraças em municípios do estado, favorecendo a socialização e o brincar das crianças beneficiadas. “Ainda este ano, nós queremos revitalizar 40 praças, para poder implantar as brinquedopraças em 40 municípios do Estado”, acrescentou a primeira-dama Isabel Fonteles.

O programa intersetorial envolve prioritariamente as Secretarias de Estado da Educação, da Saúde e da Assistência Social. O secretário da Educação, Washington Bandeira, e a secretária das Cidades, Vilani Silva, também participaram das inaugurações.

OPA

O Orçamento Participativo é uma experiência importante de participação popular na destinação de recursos públicos para as comunidades, nas maiores cidades do Piauí. Em 2024, estão sendo inauguradas as obras escolhidas em 2023, que contemplam Teresina e Parnaíba. O programa foi expandido e, em 2025, começa a etapa de inaugurações também em Picos, Floriano e Piripiri.

“Tem um impacto positivo, digamos, do valor do investimento, mas é mais importante ainda do ponto de vista da democracia, das comunidades participando diretamente do Orçamento Público Estadual do Piauí”,  avaliou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

Prefeitura de Teresina garante a coleta domiciliar

A Prefeitura de Teresina confirmou nesta quarta-feira (7) que a nova empresa que realiza os serviços de limpeza pública da capital entrou em atuação. A empresa contratada, , a Aurora Ambiental, começou os serviços de coleta domiciliar com 28 caminhões compactadores, para cobrirem a coleta seletiva.

Segundo o diretor de Operações da Aurora, Lauro Bandeira, os serviços estavam previstos para começar dia 10 deste mês, porém, eles anteciparam para hoje, garantindo assim a coleta dos resíduos de milhares de residências e garantindo a limpeza pública.

“Já estávamos preparados para entrar em ação, caso acontecesse qualquer imprevisto. É importante a gente informar também que, caso seja necessário, a empresa Aurora fará três turnos, manhã, tarde e noite”, disse o diretor.

Sobre os trabalhadores da empresa Litucera, que fazia os serviços de limpeza de Teresina, anteriormente, Lauro Bandeira informou que a prioridade é recontratar as equipes que já atuavam, principalmente aquelas que trabalham na coleta domiciliar. A Aurora já realiza o trabalho de recontratação e chamamento dessas equipes.

Prefeito no Maranhão é acusado de fazer rachadinha para dar dinheiro à amante

O prefeito de Rosário, Maranhão, Calvet Júnior (Republicanos), está no centro de um suposto escândalo de corrupção que tomou novos rumos com a revelação de que sua possível amante, Rosana Nunes, teria recebido mesadas de dinheiro público entre 2022 e 2024. A denúncia foi apresentada em uma ação civil pública pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA)e aceita pela Justiça em junho deste ano. O caso se intensificou com acusações de agressões físicas entre a amante e a família do prefeito.

Conforme a investigação do MPMA, a jovem Nayara Nunes foi contratada em maio de 2022 para um cargo de assistente técnica na Secretaria de Finanças com um salário de R$ 3 mil. Contudo, mais da metade desse valor era transferido via Pix para sua prima, Rosana Nunes, identificada pelo MP como amante do prefeito. Esse esquema é conhecido como “rachadinha”, onde parte do salário é desviada para beneficiários não oficiais.

promotora Maria Cristina Lobato Murillo explicou que o relacionamento entre o prefeito e Rosana Nunes motivou a contratação de Nayara, com o intuito de beneficiar Rosana. Os extratos bancários mostram que Nayara transferia R$ 2 mil a cada pagamento de salário para Rosana, totalizando cerca de R$ 64,5 mil desviados.

A situação se complicou ainda mais com a denúncia de que a esposa e a sogra do prefeito teriam agredido Rosana Nunes. Em agosto de 2023, Rosana registrou um boletim de ocorrência afirmando que a esposa e a sogra de Calvet Júnior invadiram sua casa e a agrediram fisicamente, após rumores sobre o relacionamento dela com o prefeito se tornarem públicos.

A promotora comentou que o caso revelou um “confronto físico” entre a primeira dama e Rosana, destacando a infração ao dever matrimonial de fidelidade e a tentativa do prefeito de manter o relacionamento em segredo.

Os advogados do prefeito, Calvet Júnior, e das primas, Nayara e Rosana, negam todas as acusações. O advogado Iradson Aragão argumenta que as transferências entre Nayara e Rosana podem ser justificadas por razões pessoais e não configuram improbidade. Ele ainda afirma que Nayara desempenhava suas funções com competência e foi exonerada do cargo antes da ação civil ser proposta.

Já o advogado Whesley Nunes, que representa as primas, também refuta as alegações, afirmando que as movimentações financeiras não têm evidências de intenção ilícita e que não há prova concreta de que foram realizadas para obter vantagem indevida ou causar dano ao erário. 

(Fonte:https://www.meionews.com/)

Adolescente que estava desaparecida é encontrada morta na zona Sudeste de Teresina

O corpo da adolescente Maria Rita de Cassia dos Santos e Silva, de 14 anos, foi encontrado em estado de decomposição na manhã desta quinta-feira (08/08) por trás do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Alto da Ressureição, zona Sudeste de Teresina.

Ela estava desaparecida desde o dia 21 de julho, quando saiu de casa no bairro Livramento, zona Sudeste de Teresina. Familiares e vizinhos da jovem iniciaram as buscas 24 horas após o desaparecimento da adolescente que saiu da sua residência portando apenas a roupa do corpo.