Sábado, Junho 27, 2026
25.6 C
Teresina

Polícia Civil prende homem suspeito de tráfico de drogas e apreende grande quantia em dinheiro na cidade de Piracuruca

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, ontem terça-feira (27), uma operação para cumprimento de um mandado de prisão e cinco mandados de busca e apreensão em Piracuruca. Um homem foi preso pelo crime de tráfico de drogas.

A ação foi realizada pela Delegacia de Piracuruca, com apoio da FEISP, DENARC, DEPATRI Piripiri e Delegacia Seccional de Parnaíba.

Segundo o delegado Francisco Marcus, o alvo da investigação foi preso. Foram cumpridos mandados de busca em duas casas, dois pontos comerciais e um sítio.

“Foram encontrados uma grande quantia em dinheiro e anotações que indicam a prática do crime de tráfico de drogas. Também foram apreendidos celulares para fazer a extração de dados, alguns veículos e uma máquina de cédulas”, informou.

HUT abre protocolo de morte encefálica de criança envenenada em Parnaíba

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou no início da noite desta terça-feira (27) que foi aberto o protocolo de morte encefálica da criança, identificada como João Miguel Silva, de 7 anos, envenenado em Parnaíba, litoral do Piauí. O irmão, Ulisses, de 8 anos, segue internado em estado grave e grave e o quadro clínico inalterado. 

Os irmãos foram vítimas de envenenamento na última quinta-feira (22) e foram atendidos, inicialmente, pelo Hospital Nossa Senhora de Fátima, anexo do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. No domingo (25) foram transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em estado grave e respirando com ajuda de aparelhos. 

Já a mulher, identificada pelas iniciais L.M.D.C.S, que é vizinha das crianças, foi acusada de envenená-las, no último domingo (25) teve a prisão preventiva decretada em audiência de custódia. A decisão foi registrada pelo juiz Marcos Mendes, de Direito da Vara Núcleo de Plantão de Parnaíba, que apontou indícios suficientes da autoria do delito.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve início quando familiares das vítimas relataram que os irmãos teriam sido envenenados ao consumir frutas, no caso caju, doadas pela vizinha. Além disso, as testemunhas informaram que a acusada tem constantes conflitos com a vizinhança, por supostamente envenenar animais domésticos. 

(Fonte:portalodia.com)

Isabel Veloso desabafa após médica dizer que seu câncer não é terminal

Isabel Veloso se pronunciou nesta terça-feira (27), após sua médica esclarecer que seu quadro não é terminal. A influenciadora, que ficou famosa por compartilhar sua luta contra o câncer de Linfoma de Hodgkin, contou que está feliz em dizer que é uma paciente em cuidados paliativos. Além disso, ela também alfinetou os haters, que ficam “cuidando” de sua vida.

“Pela primeira vez, não foram sensacionalistas ao falar sobre o meu real estado de saúde. Ainda assim, tem gente falando que essa é a maior prova de que estou mentindo sobre a minha doença. Mas, na realidade, essa é a maior prova de que eu não estava mentindo”, começou a dizer.

ESTADO DE SAÚDE

A jovem esclareceu como passou de paciente terminal para paciente em cuidados paliativos. “Para os desinformados que estão cuidando da minha vida e não têm o que fazer: minha doença era terminal devido à previsão de tempo. Eu tinha um tempo estimado de vida, e não era certeza que minha doença iria se estabilizar. Mas ela se estabilizou. E eu passei a não ser mais paciente terminal; sou uma paciente em cuidados paliativos […] que são para pessoas que não possuem cura da doença e servem apenas para amenizar sintomas e proporcionar qualidade de vida.”

CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL

“Estou sumida justamente porque estou cansada da internet e dos comentários ridículos desse tipo. Eu só estou esperando que a Justiça seja feita em relação a algumas pessoas, dentro de medidas cabíveis […] Já estava mais do que na hora de as pessoas entenderem que existe uma diferença entre estado terminal, que são os últimos dias de um paciente, e estado paliativo, em que uma pessoa pode conviver anos com uma doença sem cura e sem data prevista para morte”, completou.

GRAVIDEZ

A influenciadora, que anunciou recentemente estar à espera de seu primeiro filho, fruto de seu relacionamento com Lucas Borbas, aproveitou para rebater as críticas à sua gestação. “Só Deus sabe quanto tempo de vida vou ter […] estou cansada de pessoas virem me acusar de coisas que não sou. Eu só tenho provas a meu favor, e não contra mim. Espero que me deem uma pausa.”

“Em relação à minha gravidez, irresponsável é quem ficava atacando uma mulher grávida, e não eu, que esperei o tempo certo para poder contar que estava grávida e, se fosse ocorrer, tudo bem. Meus exames estão todos bons […] Estou de saco cheio, é só isso. Por causa disso, não apareço tanto na internet. Estou cuidando da minha saúde mental. Do meu filho, estou cuidando da minha família”, declarou.

Piauiense de 17 anos vence Prêmio Nobel da Ciência Jovem

É do Piauí! O teresinense Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, foi o grande vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI), conhecido como o Prêmio Nobel da Ciência Jovem. A solenidade ocorreu na Suécia. Manoel é o primeiro nordestino a representar o Brasil na competição. 

A decisão final foi baseada em uma votação pública, divulgada nesta terça-feira (27). Para vencer, ele superou mais de 56.000 votos, número mínimo para se destacar, e se destacou entre jovens de outros 40 países.  

PROJETO REVOLUCIONÁRIO 

Apaixonado por tecnologia desde criança, Manoel desenvolveu o “Rover Aquático Autônomo”, que é um dispositivo de baixo custo e alta eficiência capaz de detectar diversos parâmetros da água, como pH, temperatura, turbidez e a presença de metais pesados. Sua principal motivação foi a preocupação com a população ribeirinha e a água contaminada.

Juíza determina que prefeitura suspenda obra perto de aeroporto de Parnaíba

A juíza Anna Victória Muylaert Saraiva Salgado, da 4ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba, solicitou nesta segunda-feira (26/08) a suspensão da obra de asfaltamento de uma estrada próxima à pista de pouso do aeroporto do município do litoral do Piauí. A decisão judicial foi tomada após um pedido de tutela de urgência feito pela empresa SBPB Parnaíba contra o município de Parnaíba. 

A empresa é responsável pela operação do Aeroporto de Parnaíba e argumenta que as obras comprometem a segurança aeroportuária, infringindo normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), já que a estrada passa por uma área de segurança do aeroporto. A juíza responsável, então, concedeu a liminar, determinando que as obras fossem paralisadas imediatamente, sob pena de multa diária, devido aos riscos de segurança envolvidos.

Caso a Prefeitura de Parnaíba desobedeça a ordem judicial será cobrada uma multa no valor de R$5.000 diariamente, até chegar ao teto de R$50.0000. 

Rodolpho Santos, líder do consórcio SBPB, concedeu uma entrevista exclusiva ao Conecta Piauí e comentou sobre o perigo da obra. O empresário explica que atualmente o espaço só tem o tráfego de motos, mas que posteriormente veículos maiores podem circular na região em que a obra está acontecendo, podendo gerar um grande problema para a operação do aeroporto. 

“Não há e não houve interesse do aeroporto e dos profissionais envolvidos com o aeroporto e impedir o acesso da comunidade de Chafariz. Muito ao contrário. A gente já colocou a nossa equipe de engenheiros, arquitetos, todo o nosso time, equipamentos para apoiar a achar uma saída adequada e fazer isso de maneira regular”, relatou. 

Rodolpho também relata que o aeroporto é para ser uma grande referência em Parnaíba, segundo maior município do Piauí, criticando a atuação de lideranças que repassam notícias falsas e coloca funcionários da empresa no holofote de forma negativa. “Infelizmente no mundo de hoje com a desinformação, circulando vídeos e de algumas lideranças falarem que queremos destruir o acesso não é verdade. Nomearam até profissionais do aeroporto que não tem culpa nenhuma disso. Eles estão simplesmente no mandato deles de assegurar a segurança dos passageiros das aeronaves da população local”, disse.

Projeto de Lei propõe cadastro online de agressores condenados por violência contra mulheres no Piauí

A deputada estadual Vanessa Tapety (MDB) propôs na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a criação de um cadastro estadual que incluiria pessoas condenadas por violência contra mulheres. O projeto, que começou a tramitar nesta segunda-feira (28), sugere que nomes e fotos dos condenados sejam divulgados publicamente na internet. No entanto, informações mais detalhadas seriam restritas a autoridades competentes.

Vanessa Tapety argumenta que a proposta visa reforçar a transparência e garantir mais segurança no combate à violência de gênero, uma questão crítica e urgente em nosso estado. Segundo a deputada, o Piauí enfrenta uma realidade preocupante com altos índices de violência contra mulheres, demandando ações efetivas para enfrentar essa situação.

O projeto agora seguirá para análise e votação nas próximas etapas do processo legislativo na Alepi.

A violência contra a mulher consiste em uma série de atos que violam a integridade física, psicológica e moral das mulheres. Entre essas ações, incluem-se agressões físicas, como socos, empurrões e lesões corporais; violência psicológica, que envolve humilhações, insultos, ameaças e manipulação emocional; violência sexual, caracterizada por abusos e coerção; violência patrimonial, que abrange o controle ou destruição de bens e recursos financeiros da vítima; e violência moral, que ocorre através de calúnias, difamações e ataques à honra da mulher.

No Brasil, as penas para os crimes de violência contra a mulher variam conforme a gravidade e a natureza do delito, conforme previsto na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e no Código Penal. Para a violência física, como lesão corporal, a pena pode variar de três meses a três anos de detenção, podendo ser aumentada se houver agravantes, como o uso de arma. A violência psicológica, que inclui ameaças e humilhações, pode resultar em pena de detenção de seis meses a dois anos. A violência sexual, como o estupro, é punida com reclusão de seis a dez anos, podendo ser maior em casos de violência qualificada. A violência patrimonial e moral, embora geralmente não impliquem em reclusão direta, podem levar à imposição de medidas protetivas e ao pagamento de multas ou indenizações. Além disso, a lei prevê medidas cautelares, como a proibição de contato e aproximação da vítima, para proteger a mulher enquanto o processo judicial está em andamento.

Vereador Edson Melo declara fim do PSDB em Teresina e prepara desfiliação

O vereador Edson Melo fez uma análise crítica sobre o futuro do partido na capital piauiense durante uma entrevista concedida nesta terça-feira (27). Demonstrando grande pessimismo, Melo declarou que o PSDB está próximo do desaparecimento, especialmente na atual campanha eleitoral.

Edson Melo afirmou que o partido praticamente não tem presença na disputa deste ano. Segundo ele, a participação do PSDB se limita a apenas quatro ou cinco candidatos, o que ele considera uma realidade triste, mas inevitável. O vereador lamentou a situação, mas reconheceu que não há muito a ser feito para reverter o quadro. “Infelizmente, precisamos aceitar que o PSDB acabou em Teresina. Não adianta esconder isso; as urnas vão confirmar”, disse.

Além de analisar o cenário atual, Melo também comentou sobre seu futuro político, sugerindo que poderá deixar o partido ao final de seu mandato, que se encerra em dezembro. Ele indicou que a desfiliação é uma possibilidade concreta, dada a situação do partido na cidade.

Sesapi promove webconferência sobre atendimento à mulheres em situação de violência sexual

Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, realizará uma webconferência com o tema “Atenção às mulheres em situação de violência sexual: orientações para a prática em serviço”. O evento acontecerá nesta quarta-feira (28), às 10h, e contará com a participação de especialistas na área.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Departamento de Polícia Científica (SSP-PI/DPOC), e com a presença de equipe do Ministério da Saúde, tem como objetivo dialogar com profissionais da saúde e demais envolvidos na rede de atendimento, oferecendo orientações práticas para o atendimento de mulheres em situação de violência sexual.

A webconferência será conduzida por Alzenir Moura Fé, enfermeira mestra em Saúde da Mulher e coordenadora Estadual de Saúde da Mulher; Renata de Souza Reis, médica obstetra e coordenadora geral de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde; e Antônio Nunes, médico legista e perito geral do Departamento de Polícia Científica do Piauí. Os especialistas abordarão temas essenciais para a prática diária dos profissionais, visando garantir um atendimento qualificado e humanizado.

Para participar, os interessados devem acessar o evento por meio do link: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ago-m-li. Ao clicar, é necessário escolher a opção “entrar como convidado”.

“A ação integra as atividades do Agosto Lilás, reforçando o compromisso das instituições envolvidas em combater a violência contra as mulheres e promover a saúde e a segurança dessas vítimas”, destaca Alzenir.

Eleições 2024: eleitores jovens aumentam 78% em relação a 2020

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

O número de jovens de 16 e 17 anos que fizeram o cadastro eleitoral e estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro saltou 78% em comparação com o pleito municipal anterior, de 2020. Agora, há 1.836.081 eleitores nessa faixa etária, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Nas eleições municipais de 2020, haviam se alistado 1.030.563 eleitores adolescentes, que não têm a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório somente entre os 18 e os 70 anos, conforme a Constituição. O crescimento dessa faixa etária superou em muito o do eleitorado em geral, que subiu 5,4% de um pleito municipal a outro. 

Com isso, eles agora chegam a 1,17% de todo o eleitorado brasileiro, que soma mais de 155,9 milhões de votantes. A faixa etária com maior eleitorado é a de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 eleitores.

Nas eleições gerais de 2022, os adolescentes haviam comparecido em número ainda maior, com o alistamento 2,1 milhões (51,13% acima de 2018). O TSE, contudo, evita fazer a comparação entre os dois tipos de eleição, pois há localidades que não participam das eleições municipais, como é o caso de Brasília, Fernando de Noronha e das seções eleitorais no exterior. 

Já na outra ponta do eleitorado, 15,2 milhões de eleitores acima dos 70 anos estão aptos a votar neste ano, 9,76% do eleitorado total. O número é 23% maior que em 2020, quando eram 12,3 milhões. Somando-se aos jovens, totalizam 20,5 milhões de brasileiras e brasileiros que podem escolher se votarão nas eleições de 2024. 

Perfil

Em todas as faixas etárias, as mulheres são maioria, refletindo o que já ocorre na pirâmide etária da população em geral. Geograficamente, elas são a maioria dos votantes em 3.432 municípios, dos 5.569 que participam das eleições neste ano, ou seis em cada dez. A maior proporção é em Maceió, onde elas são 55,3% dos eleitores. Uma curiosidade é que em 11 cidades há exatamente o mesmo número de homens e mulheres votantes. 

Neste ano, 28.769 pessoas não informaram o sexo. Ao mesmo tempo, quadruplicaram aquelas que adotaram o nome social no título de eleitor, na comparação entre eleições municipais. Elas agora somam 41.537 pessoas, ante 9.985 em 2020. 

Também aumentou acima do ritmo do eleitorado em geral o número de eleitores que declaram algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, de 1.157.619 em 2020 para 1.451.846 neste ano, alta de 25%. 

Das 500.183 seções eleitorais espalhadas pelo país, a Justiça Eleitoral separou 180.191 para contarem com recursos de acessibilidade. O prazo para solicitar a transferência para uma seção desse tipo se encerrou em 22 de agosto. 

Em relação à escolaridade, a maior parte do eleitorado tem o ensino médio completo (42,1 milhões) ou o fundamenta completo (35 milhões). Os que têm nível superior completo são 16,7 milhões, enquanto 5,5 milhões se declararam analfabetos. 

Seguindo a divisão geográfica da população, a maior parte dos eleitores mora no Sudeste (66,9 milhões), seguido por Nordeste (43,3 milhões), Sul (22,6 milhões), Norte (12,9 milhões) e Centro-Oeste (9,7 milhões). 

Somente no município de São Paulo, o mais povoado do país, podem votar 9,3 milhões de pessoas. A cidade com o menor número de eleitores é Borá, com 1.094, que curiosamente também fica no estado de São Paulo. 

Neste ano, o eleitorado brasileiro foi chamado a comparecer às urnas em 6 de outubro, quando deverão escolher prefeitos, vices e vereadores de suas cidades. Eventual segundo turno está marcado para 27 de outubro, mas somente em cidades com 200 mil habitantes ou mais, e na qual nenhum candidato tenha conseguido maioria absoluta dos votos. 

Marcelo Castro pede mais clareza no uso das emendas Pix

O senador Marcelo Castro (MDB) destacou a necessidade de assegurar que as “emendas pix” sejam usadas de acordo com as novas regras estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, o ministro Flávio Dino determinou ajustes no portal da transparência e a inclusão de novas ferramentas para monitorar o destino das emendas parlamentares.

Tanto o STF quanto a sociedade exigem maior clareza sobre essas emendas, que são transferidas diretamente do governo federal para os municípios sem indicar o parlamentar responsável ou o destino exato dos recursos.

Castro explicou que o problema ainda está em aberto, mas uma solução está sendo elaborada. “Ainda não temos uma solução definitiva. Temos um prazo de 10 dias para que o Legislativo e o Executivo apresentem uma proposta ao Judiciário. Os três poderes vão se reunir para resolver a questão de maneira a beneficiar a sociedade”, afirmou o senador.

Ele também mencionou que é razoável que senadores e deputados sejam identificados nas transferências de recursos. “É apropriado que o Judiciário exija que o nome do parlamentar responsável pela emenda seja incluído. Não há motivo para esconder a identidade do político que enviou os recursos. Muitas vezes, os parlamentares buscam reconhecimento por seu trabalho, e essa transparência é justa e necessária”, concluiu.