Quinta-feira, Junho 25, 2026
21.9 C
Teresina

Canais de atendimento do Setut proporcionam melhora na eficiência do serviço

Reprodução

Ampliando as formas de comunicação aos usuários e com o objetivo de atender aos questionamentos, sugestões e reclamações, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut) disponibiliza canais de atendimento e ferramentas cada vez mais modernos aos consumidores.
Dentre os canais disponíveis destacam-se telefone, aplicativo, e-mail e também as redes sociais, que têm sido amplamente utilizadas pelos usuários do sistema para esclarecer dúvidas e solicitar informações. O Setut também disponibiliza um site institucional (www.setut.com.br), onde é possível encontrar informações sobre os cartões Mais Fácil, informativos e até linhas e trajetos do transporte coletivo.
“Uma das iniciativas mais recentes foi o lançamento do aplicativo Parada Online, que, além de disponibilizar a opção de recarga online, também permite localizar os ônibus próximos da parada. E também seguimos com o aplicativo Siu Mobile Teresina, que oferece informações sobre linhas, rotas e horários de ônibus”, cita Vinicius Rufino, coordenador técnico do Setut.
Além disso, através do número 0800 086 1010 ou do e-mail faleconosco@setut.com.br é possível registrar reclamações ou sugestões, um espaço para ouvir demandas dos usuários e buscar soluções conjuntas. As redes sociais, como o Instagram, também estão sendo um canal no qual cidadãos podem participar ativamente das discussões relacionadas ao setor.
“O Setut tem buscado a promoção de um transporte público de qualidade, acessível e eficiente para todos. E a transparência e participação popular são importantes para fortalecer a relação entre o sindicato e a comunidade”, finaliza Rufino.

Ana Paula reassume mandato na Assembleia Legislativa

Reprodução/ALEPI

A deputada estadual Ana Paula (MDB) reassumiu mandato na Assembleia Legislativa do Piauí, ontem terça-feira (22). Foi lido, no pequeno expediente, requerimento para encerramento da licença concedida anteriormente à parlamentar para assuntos particulares.

Essa é a segunda mudança nesta semana, uma vez que o deputado Dr. Hélio (MDB) reassumiu mandato na segunda-feira (21). Com o retorno dos dois parlamentares, deixam a Casa os suplentes emedebistas Vanessa Tapety e Ziza Carvalho.

Requerimentos – Durante a sessão plenária, foi aprovado requerimento dos deputados Wilson Brandão (PP) e Gustavo Neiva (PP) para que seja consignado Voto de Pesar pelo falecimento do advogado e ex-deputado estadual José do Rego Lobão.

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), teve aprovado requerimento para que seja encaminhado Voto de Louvor à Brücke Le Pont, organização da Suíça que atua promovendo a cultura do trabalho digno, e com a qual a Alepi assinou Termo de Cooperação recentemente.

O deputado Henrique Pires (MDB) é autor de requerimento aprovado para que seja encaminhado Voto de Louvor ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, pela atuação contra o uso dos cartões do programa Bolsa Família nos sistemas de apostas on-line.

Cano Encerram Jejum e Fluminense Derrota Athletico no Brasileiro

Imagem: Marcello Dias/Eurasia Sport Images/Getty

Análise da Partida entre Fluminense e Athletico

No último final de semana, o Fluminense enfrentou o Athletico em mais uma emocionante rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca veio de um período conturbado, lutando para romper um jejum de vitórias que preocupava os torcedores. A partida se tornou um ponto de mudança, simbolizando a resiliência do Fluminense e a habilidade de seu jogador, Cano.

Cano Brilha e Colabora com a Vitória

Germán Cano foi o grande destaque do jogo, encerrando o jejum de gols que deixou muitos fãs apreensivos. O atacante argentino não só balançou as redes, mas também proporcionou jogadas que desestabilizaram a defesa do Athletico. Sua performance foi crucial para o triunfo do Fluminense, garantindo três pontos fundamentais na tabela.

Impacto da Vitória no Campeonato

Com a vitória sobre o Athletico, o Fluminense não apenas pôs fim ao seu jejum, mas também revitalizou suas aspirações no Campeonato Brasileiro. Este resultado pode ser um ponto de virada na competição, já que a equipe se aproxima novamente das posições de destaque. Torcedores e analistas acreditam que, se Cano continuar a desempenhar assim, o Fluminense pode superar adversidades e brigar por uma vaga na Libertadores.

Comércio de Teresina já se prepara para Black Friday e Natal

Após a grande movimentação no comércio em todo o Estado durante o Dia das Crianças, os lojistas já se preparam para as próximas grandes datas que vão movimentar a economia nos próximos meses. O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) aponta que muitos de seus associados já estão reforçando os estoques para a Black Friday e o Natal.

Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI, destaca de maneira positiva a grande presença de consumidores na véspera e durante o feriado do Dia das Crianças, quando o comércio na capital piauiense abriu suas portas para receber os clientes. “Nós tínhamos uma expectativa de até 5% de crescimento nas vendas em comparação a 2023, mas mesmo assim fomos surpreendidos com a procura por peças de vestuário e brinquedos na última semana e, principalmente, no feriado. Isso demonstra que muitos compradores têm confiança no comércio local, com a possibilidade de pesquisar e escolher sempre o melhor produto”, pontuou.

Os números positivos também animam o comércio para as próximas datas no calendário de compras, com muitos já preparando seus estoques para a Black Friday, que ocorre no final de novembro e, para o Natal, com as vendas se estendendo por todo o mês de dezembro.

“Planejamento sempre foi a palavra que definiu as ações dos comerciantes em nosso Estado. Por isso, os lojistas piauienses já estão fortalecendo suas prateleiras e estoques com várias novidades, buscando ampliar as expectativas para novembro e dezembro, o que também é positivo para os consumidores que buscam economia e itens de boa qualidade”, destaca Tertulino.

Queda de Lula chama atenção para os riscos de traumatismo craniano em idosos

Especialista alerta sobre cuidados e prevenção de quedas domésticas.

No último sábado (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no Palácio da Alvorada, resultando em um ferimento na parte de trás da cabeça. O acidente ocorreu após Lula escorregar no banheiro, um local de frequentes incidentes desse tipo, especialmente em idosos. Embora tenha passado por exames no hospital Sírio-Libanês e sido liberado sem complicações mais graves, o caso chama atenção para a importância de se prevenir traumas cranianos, especialmente em pessoas com mais de 70 anos.

De acordo com o neurocirurgião e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Dr. Saulo Teixeira, quedas como a do presidente são comuns e podem levar a traumatismos cranioencefálicos, um tipo de lesão que pode causar danos ao cérebro. “Uma queda como a do presidente Lula, é uma das principais causas de traumatismo craniano, principalmente em pacientes idosos. Isso ocorre porque, com o envelhecimento, o cérebro tende a sofrer atrofia, tornando as lesões intracranianas mais frequentes, como o hematoma subdural”, explicou o especialista.

O hematoma subdural é um sangramento na superfície do cérebro que, em casos de pacientes mais velhos, pode ocorrer mesmo com traumas leves. Segundo o Dr. Saulo, “fatores como a atrofia cerebral, o uso de medicamentos anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, além de quedas, aumentam significativamente o risco dessas lesões.”

Para evitar acidentes domésticos, ele reforça a importância de medidas preventivas, como instalar barras de apoio em banheiros, usar tapetes antiderrapantes e estar atento ao uso de medicamentos que podem baixar a pressão e causar tonturas. “O fortalecimento muscular também é essencial, pois ajuda a evitar quedas ou minimizar o impacto delas”, completa.

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira (22), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Nele, o estudante pode consultar informações como o local de prova, número de inscrição e hora das provas.

No cartão de confirmação é possível também registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.

Como consultar o local de prova?

O documento está disponível na página do participante do Enem. O estudante precisa usar o login no portal único de serviços digitais do governo federal, Gov.br.

Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la no mesmo portal e após digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e selecionar a opção esqueci minha senha.

As provas

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de aplicação das provas, nos domingos 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

E no segundo dia do exame, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Ao todo, serão 45 questões em cada área do conhecimento.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Gaeco/MPPI e Polícia Civil do Piauí deflagram II Fase da Operação Fragmentado

Divulgação/MPPI

Na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, o Gaeco/MPPI e a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) deflagraram a II Fase da Operação Fragmentado, com o apoio operacional da Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e do BOPE da Polícia Militar. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, sendo um destes contra um advogado.

A investigação, que contou com o apoio do GAECO-MA, GAECO-AM e apoio pericial do Instituto de Biometria Forense da PC-PI, buscou desarticular um grupo de investigados responsáveis pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo, lavagem de capitais e falsa identidade, sendo que na I Fase da operação foi dado cumprimento a 12 mandados de prisão e 15 mandados de buscas.

Nesta II Fase, os alvos investigados foram responsáveis por dar apoio a continuação do tráfico de drogas realizado pelo alvo principal, Vagner da Silva Carvalho, o qual, mesmo estando preso, continuava a emitir ordens de dentro do presídio para seus comparsas em liberdade. A investigação constatou que essa continuidade do tráfico de drogas do preso Vagner ocorreu por intermédio de um advogado de iniciais D.P.S., o qual foi contratado para acompanhar Vagner e ficar levando e trazendo orientações para a comercialização de entorpecentes, assim como para a ocultação de valores provenientes do tráfico de drogas.

Foi constatado ainda o crime de falsa identidade, em que advogados articularam a entrada no sistema prisional piauiense da namorada do preso Vagner da Silva Carvalho, passando-se falsamente por advogada.

Sesapi realiza seminário sobre prevenção da sífilis em alusão ao Outubro Verde

Reprodução

Em alusão à campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, conhecida como Outubro Verde, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) promoverá o “Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis” no próximo dia 06 de novembro. O evento ocorrerá das 8h às 14h no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), localizado na Rua Goiás, nº 991, no bairro Ilhota, em Teresina.

O seminário tem como público-alvo as equipes de Atenção Básica e Epidemiologia dos municípios piauienses, sendo disponibilizadas duas vagas por cidade. Profissionais dos Hospitais Regionais, da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), comitês de HIV e Sífilis, e universidades também poderão participar.

O principal objetivo do evento é mobilizar gestores e profissionais de saúde para discutir a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser transmitida verticalmente da mãe para o bebê, resultando em sífilis congênita.

Karina Amorim, coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesapi, destacou que o seminário é uma oportunidade de atualizar os profissionais de saúde sobre os protocolos mais recentes para a prevenção e tratamento da sífilis. “A iniciativa reforça o compromisso da Sesapi em garantir o manejo adequado da doença e, consequentemente, reduzir os índices de transmissão vertical”, afirmou.

O evento faz parte das ações do Outubro Verde, mês dedicado à conscientização e combate à sífilis, visando sensibilizar a sociedade e fortalecer as estratégias de prevenção.

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas na cidade de Caxingó

Reprodução/DHPP

A Polícia Civil do Piauí cumpriu no início da tarde de ontem 21/10/2024, na cidade de Caxingó, um mandado de busca e apreensão relativo ao crime de tráfico de drogas. A ação foi coordenada pela Delegacia de Buriti dos Lopes, com o apoio dos GPMs de Buriti dos Lopes e Caxingó.

Durante o cumprimento do mandado, policiais encontraram no imóvel, 01 (um) revolver cal. 38, artefato explosivo caseiro e aproximadamente R$ 2.214,00 (dois mil e duzentos e quatorze reais). Em ato contínuo as buscas foram localizadas drogas enterradas no quintal do imóvel, sendo um tablete de maconha enterrado, bem como 31 trouxinhas de substância esverdeada análoga à maconha.

Diante dos fatos, o casal de iniciais M.S.N e G.M.S.S, foi conduzido para a delegacia e autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo e posse de artefato explosivo. De acordo com o delegado Herbster Santos o homem preso já responde pelo crime de homicídio na comarca de Esperantina. ” De acordo com as investigações, o preso é uma pessoa ligada a célula de uma facção criminosa. O casal agora ficará a disposição da justiça”, completou o delegado.

Prefeitura de Água Branca promove Festa das Crianças na próxima sexta, 25

A Prefeitura de Água Branca realiza, na próxima sexta-feira (25), a tradicional Festa das Crianças, a partir das 17h30, na Praça de Eventos.

Com a temática “Divertidamente”, a programação promete uma tarde repleta de diversão, com atividades lúdicas e recreativas, distribuição de lanches, brindes e um parque de diversões preparado especialmente para os pequenos.

“Ver o sorriso no rosto de cada criança de Água Branca enche nossos corações de alegria. Estamos preparando uma festa linda e cheia de animação. Convido todos a trazerem seus filhos para essa tarde inesquecível”, destaca o prefeito Júnior Ribeiro.