Quarta-feira, Junho 24, 2026
24.8 C
Teresina

ASSAÍ REALIZA SALDÃO NACIONAL DE PNEUS E ELETROS NESTE FIM DE SEMANA

Reprodução

As ofertas estão válidas a partir ontem quinta-feira (9/1) em todo o Brasil

Piauí, janeiro de 2025 – O verão chegou, e com ele, a oportunidade perfeita para quem vai pegar estrada, viajar ou simplesmente aproveitar o período para cuidar do carro e renovar os acessórios da casa. E pensando neste momento, o Assaí começa o ano com um grande saldão nacional de ofertas especiais em pneus, eletroportáteis e acessórios automotivos. De 9 a 12 de janeiro ou enquanto durarem os estoques, as unidades da rede pelo Brasil estarão repletas de promoções em produtos selecionados dessas categorias. Seja para atualizar os eletroportáteis de casa ou preparar o carro para as férias, são ofertas imperdíveis em diversos itens.
Nas lojas do Piauí, os destaques serão o pneu West Lake (225/55R18 98V) por R$ 599,00 a unidade e a fritadeira elétrica Air Fryer Mondial 4L por R$ 299,90 a unidade. Também haverá descontos em acessórios automotivos, incluindo óleos lubrificantes, protetores radiadores, espumas, entre outros itens para deixar o seu carro mais limpo, seguro e confortável.
Clientes do Passaí, o cartão de crédito próprio do Assaí, têm condições de parcelamento exclusivas: até 10x sem juros para pneus, 4x para eletroportáteis e 3x para acessórios automotivos. O cartão ainda garante preços de atacado mesmo para compras unitárias. Além disso, quem utiliza o app Meu Assaí encontra descontos personalizados conforme os hábitos de compra da região. O aplicativo é gratuito e está disponível na App Store e na Google Play.
Confira as ofertas disponíveis para todas as lojas do Piauí entre os dias 9/1 e 12/1 ou enquanto durarem os estoques, dentro do período de promoção.
As ofertas não estarão disponíveis para as lojas:
Pneus
• PNEU WEST LAKE (225/55R18 98V) – R$ 599,00 a unidade
• PNEU WEST LAKE (265/65R17 112T) – R$ 799,00 a unidade
• PNEU FASTWAY 13 (175/75 EI 85T) – R$ 289,00 a unidade
• PNEU WEST LAKE (225/45R17 XL 94W SA57) – R$ 399,00 a unidade
• PNEU WEST LAKE ARO 14 (184/69 82H) – R$ 319,00 a unidade
• PNEU WEST LAKE ARO 14 (175/75 82T) – R$ 309,00 a unidade
Acessórios automotivos:
• ÓLEO SINTÉTICO MAXOIL SINTECONOMY SAE 10W40 API SL BARDAHL 1L – R$ 29,90 cada
• ADITIVO PARA RADIADOR RADILUZ LUXCAR 1L – R$ 9,99 cada
• PANO MICROFIBRA LUXCAR C/4 – R$ 12,90 cada
• LIMPA PNEU EM GEL ULTRABLACK LUXCAR 500ML – R$ 9,99 cada
Eletroportáteis
• FRITADEIRA ELÉTRICA AIR FRYER 4L MONDIAL– R$ 299,00 a unidade
• CAIXA DE SOM AMPLIFICADA BIVOLT CM-250 MONDIAL – R$ 299,00 a unidade
• CAIXA DE SOM AMPLIFICADA BIVOLT CM-400 MONDIAL – R$ 479,00 a unidade

Vigilância Sanitária do Piauí fiscaliza venda ilegal de raticidas e apreende material em mercados de Teresina

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), realizou, ontem quinta-feira (9), uma ação de fiscalização com intuito de combater e inibir a comercialização ilegal de raticidas em mercados públicos de Teresina. Durante as vistorias, as equipes apreenderam diversos materiais vendidos de forma irregular, como inseticidas, medicamentos e veneno em pó, que serão enviados para análise com o intuito de esclarecer se é chumbinho.

“O foco são produtos que não possuem registros e são falsificados. Fizemos a inutilização e retirada de produtos que não podem ser comercializados. São produtos sem rótulo, não tem a identificação do que contém no seu interior e que causam graves danos à saúde pública, podendo levar a pessoa intoxicada a óbito”, explica Tatiana Chaves, diretora da DIVISA. 

Além do apoio de equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde, a ação também contou com o apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e contra Relações de Consumo (Deccoterc), que acompanhou as inspeções 

“Fizemos essas diligências em conjunto, onde conseguimos recolher o chamado mil gato. Do ponto de vista da Polícia Civil, recolhemos uma amostra do material para ser encaminhado à perícia. Em seguida iremos instaurar um procedimento para sabermos de onde vem esse produto, a origem e quem distribui esse produto nos mercados da capital”, destacou o delegado Sebastião Alencar. 

Os permissionários flagrados realizando a venda ilegal desses produtos foram notificados pela Gevisa quanto ao risco dessa atividade. Já o material apreendido foi encaminhado para a Divisa.

Redes sociais sob pressão: O pedido de controle absoluto no Brasil

iPhone X beside MacBook
Photo by Timothy Hales Bennett on Unsplash

O panorama atual das redes sociais no Brasil

No Brasil, as redes sociais desempenham um papel vital na comunicação, informação e expressão. Contudo, a crescente desinformação e os discursos de ódio têm gerado um debate acirrado sobre o controle e a regulamentação dessas plataformas. Recentemente, o ministro de uma das pastas governamentais destacou a necessidade de um controle absoluto sobre as redes sociais a fim de proteger a democracia e combater injustiças.

A proposta de controle absoluto

O ministro argumenta que é fundamental estabelecer diretrizes que garantam a moderação de conteúdos considerados prejudiciais. Essa iniciativa visa não apenas coibir a disseminação de fake news, mas também aumentar a responsabilidade das plataformas em relação ao que é publicado. No entanto, essa proposta levanta preocupações sobre a liberdade de expressão e a potencial censura.

Impactos na liberdade de expressão

Enquanto a intenção de regulamentar as redes sociais é respaldada por preocupações legítimas, a falta de clareza nas normas sugeridas pode resultar em consequências indesejadas. Críticos afirmam que um controle muito rígido pode sufocar vozes divergentes e criar um ambiente hostil para a discussão pública. Portanto, é crucial encontrar um equilíbrio entre segurança e liberdade, onde as redes possam proliferar como espaços de diálogo e não como plataformas de repressão.

Polícia Civil prende suspeito de estelionato na zona sul de Teresina

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí, por meio da 1ª Delegacia Seccional, deu cumprimento na manhã desta quinta-feira (09), a um mandado de prisão em desfavor de um homem de iniciais A.P.M.R., suspeito de estelionato.

De acordo com as investigações, o homem se passava por advogado para enganar as vítimas. Ele recebia dinheiro sob a falsa promessa de realizar empréstimos e, em seguida, desaparecia. Além disso, aplicava golpes relacionados à suposta venda de veículos. O suspeito teria cometido esses crimes em Teresina e em municípios do interior do Piauí, como Parnaíba e Campo Maior.

Após receber a denúncia de que o procurado estava frequentando bares na zona sul da capital, a equipe organizou uma campana e conseguiu prendê-lo em um restaurante na Avenida Barão de Castelo Branco. A.P.M.R., foi encaminhado para a Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos cabíveis.

Prefeito Silvio Mendes determina levantamento detalhado dos débitos do Município

Prefeito Silvio Mendes (foto: Jailson Soare/PMT)

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, determinou que fosse realizado um levantamento detalhado de todos os débitos do município, empenhados e não empenhados, bem como os inscritos em restos a pagar, incluindo os relativos à folha de pagamento de terceirizados e precarizados.

O chefe do Palácio da Cidade esclareceu que após essa varredura, os restos a pagar vão ser honrados de forma correspondente, desde que estejam dentro da legalidade.

Com o apoio dos órgãos competentes, Silvio Mendes ainda pontuou que todo esforço vem sendo empregado para que as obrigações do mês de janeiro de 2025, sejam honradas sem prejuízo.

“Todos os restos a pagar do ano de 2024 serão analisados para o pagamento correspondente, desde que estejam dentro da legalidade. Desse modo, vamos trabalhar para que não ocorram prejuízos aos pagamentos de janeiro de 2025”, explicou o prefeito.

O secretário Municipal de Finanças, Edgar Carneiro, endossou as palavras do prefeito da capital. “Todos os débitos estão sendo auditados com o apoio dos órgãos competentes, incluindo a Controladoria Geral e a Procuradoria Geral do Município, para verificar a legitimidade de cada pendência financeira”, reforçou o secretário.

Sesapi repassa 7 mil doses da vacina contra a dengue para Teresina

Reprodução/SESAPI

O Ministério da Saúde enviou mais 7 mil doses de vacinas contra a dengue para o Piauí. Os imunizantes serão destinados à aplicação de primeira dose em Teresina, que integra o Território Entre Rios. As vacinas já foram distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e serão destinadas à aplicação das primeiras doses em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

De acordo com a Sesapi, as doses foram todas destinadas a Teresina em virtude de municípios do território ainda dispor de doses em seus estoques.

A vacina Qdenga é específica para a prevenção da dengue e não oferece proteção contra outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Portanto, a vacinação é uma medida importante para prevenir a dengue, mas não substitui outras práticas de prevenção contra essas doenças.

De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

Reforço das ações contra arboviroses

Em dezembro de 2024, a Sesapi lançou um novo Painel Estadual de Arboviroses e a primeira Sala de Situação de Dengue. Estes setores marcam o início das ações para o enfrentamento de doenças arboviroses em 2025 e acompanhará semanalmente o número de casos de Dengue, Zika e Chikungunya em todo o Piauí. Reunindo as áreas técnicas da Sesapi, as salas se reunirão semanalmente para analisar dados e acompanhar de maneira constante o cenário epidemiológico das doenças.

Baixa aplicação da 2ª dose

A Sesapi alerta para a baixa aplicação da 2ª dose da vacina em Teresina. Das 13.182 recebidas pela capital do Piauí, 9.750 foram aplicadas em 1ª dose e apenas 2.893 em 2ª dose.

“Precisamos completar o esquema vacinal contra a dengue, não adianta tomar apenas uma dose da vacina. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos para tomar a 2ª dose”, disse a superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos.

Promotor de Justiça do MPPI realiza reunião com a presidência da Equatorial para discutir melhorias na distribuição de energia no município de Parnaguá

Reprodução/MPPI

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do promotor de Justiça Juciano Monte, realizou, nessa quarta-feira (8), uma reunião com o presidente da Equatorial, Humberto Soares, e demais membros da Diretoria da empresa, a fim de implementar melhorias no fornecimento de energia elétrica no município de Parnaguá.

Durante o encontro, foram relatadas informações prestadas pela população à promotoria de Justiça de Parnaguá acerca do fornecimento de energia elétrica na cidade. Além disso, a empresa destacou as obras realizadas para a melhoria do serviço e se comprometeu a buscar soluções concretas para assegurar melhores condições de serviços à comunidade de Parnaguá.

Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação de impostos, esclareceu a Receita Federal. Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais.

Em 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal para a fiscalização de transferências financeiras. A principal mudança foi a extensão do monitoramento de transações financeiras às transferências Pix que somam pelo menos R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

Além das transações Pix, esses limites também valem para as operadoras de cartão de crédito e as instituições de pagamento, como bancos digitais e operadoras de carteiras virtuais. Elas deverão notificar à Receita operações cuja soma mensal ultrapassa esse teto. Os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito e instituições que operam outras modalidades de transação já tinham de informar à Receita sobre esses valores.

Gerenciamento de risco

Segundo a Receita, a instrução normativa que reforçou a fiscalização permite “oferecer melhores serviços à sociedade”. Como exemplo, o comunicado cita que os valores fiscalizados entrarão da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de 2026 (ano-base 2025), reduzindo divergências e erros que levam o contribuinte à malha fina.

O comunicado esclareceu que a Receita modernizou a fiscalização para incluir novos tipos de instituições do sistema financeiro, como fintechs e carteiras virtuais. No caso do cartão de crédito, o Fisco extinguiu a Declaração de Operações com Cartões de Crédito (Decred), criada em 2003, e a substituiu por um módulo para cartões de crédito dentro da e-Financeira, plataforma que reúne arquivos digitais de cadastro, abertura e fechamento de contas e operações.

A e-Financeira opera dentro do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), criado em 2007 e que processa, por exemplo, as notas fiscais eletrônicas.

Sigilo bancário e fiscal

No comunicado, a Receita também explicou que o reforço na fiscalização não desrespeitará as leis que regulam os sigilos bancário e fiscal, sem identificar a natureza ou a origem das transações. “A medida visa a um melhor gerenciamento de riscos pela administração tributária, a partir da qual será possível oferecer melhores serviços à sociedade, em absoluto respeito às normas legais dos sigilos bancário e fiscal.”

A Receita reiterou que a e-Financeira não identifica o destinatário das transferências de uma pessoa ou empresa para terceiros, via Pix ou Transferência Eletrônica Disponível (TED). O sistema, explicou o Fisco, soma todos os valores que saíram da conta, inclusive saques. Se ultrapassado o limite de R$ 5 mil para pessoa física ou de R$15 mil para pessoa jurídica, a instituição financeira informará a Receita Federal.

Em relação aos valores que ingressam em uma conta, a e-Financeira apenas contabiliza as entradas, sem individualizar sequer a modalidade de transferência, se por Pix ou outra. Todos os valores, informou a Receita, são consolidados, devendo ser informados os totais movimentados a débito e a crédito em determinada conta, sem especificar os detalhes das transações.

As instituições financeiras enviarão os relatórios à Receita Federal a cada seis meses. As informações referentes ao primeiro semestre deverão ser prestadas até o último dia útil de agosto. Os dados do segundo semestre serão apresentados até o último dia útil de fevereiro, prazo que permitirá a inclusão na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, na metade de março.

IDOMED abre inscrições para vestibular de 2025.1 e edital oferta bolsas meritocráticas em Medicina

Reprodução

Além das vagas regulares, 10 bolsas são oferecidas em diferentes estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Matogrosso e São Paulo.

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com as inscrições abertas para o vestibular de 2025.1 e também para o processo seletivo de 10 bolsas de 50% a 100% nos cursos de Medicina para os melhores colocados. Serão oferecidas 383 vagas em diversas regiões do Brasil para o primeiro semestre de 2025.
Os interessados podem se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) até o dia 16 de janeiro e pelo vestibular no dia 20 de janeiro, por meio do nosso site: https://www.idomed.com.br/selecao. Para ser elegível pelo ENEM, o candidato deve ter feito a avaliação entre 2010 e 2024 ou realizar a inscrição no Vestibular 2025.1. As provas acontecem no dia 26 de janeiro, de forma presencial.

O edital oferece vagas em diversas localidades, incluindo Açailândia (MA), Alagoinhas (BA), Angra dos Reis (RJ), Cáceres (MT), Canindé (CE), Castanhal (PA), Iguatú (CE), Jaraguá do Sul (SC), Ji-Paraná (RO), Juazeiro (BA), Quixadá (CE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Teresina (PI). Para eventuais dúvidas sobre o Edital, entre em contato pelo whatsapp: (21) 98873-6745.

Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, destaca mais uma oportunidade de ingresso na instituição de alta qualidade de ensino. “Nosso objetivo é proporcionar, mais do que um processo seletivo inclusivo, uma formação que esteja à altura das exigências do mercado de trabalho e das necessidades da sociedade. Queremos atrair os melhores estudantes para os nossos cursos e proporcionar acesso às ferramentas de ensino e aos recursos tecnológicos mais modernos e eficientes, permitindo que eles se tornem médicos humanos e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da profissão. Além disso, nossa infraestrutura foi pensada para oferecer uma experiência educacional completa, desde os primeiros anos de estudo até a prática clínica”, afirma Pessanha.

Infraestrutura, tecnologia e formação integral

O IDOMED está comprometido em fornecer uma educação médica de qualidade, com acesso a equipamentos de ponta, laboratórios de simulação realística e estudo em realidade virtual. Além disso, as escolas de medicina do IDOMED disponibilizam laboratórios de imagenologia, anatomia e técnicas cirúrgicas simuladas.

Durante o curso, os alunos terão acesso a equipamentos de alta tecnologia para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real. As atividades práticas integram mais de 60% da formação oferecida pelo IDOMED.

Sobre o IDOMED:

Com mais de 25 anos de tradição, o Instituto de Educação Médica – IDOMED é um grupo que reúne 18 escolas de medicina e conta com mais de 9 mil alunos distribuídos em várias regiões do Brasil. A instituição é reconhecida por sua excelência no ensino médico, com foco em práticas educacionais avançadas, infraestrutura de ponta e uma forte conexão com o mercado de trabalho. Além de cursos de graduação, o grupo oferece pós-graduação, especializações e programas de atualização, sendo um dos líderes em inovação tecnológica na educação médica no país.

McDonald’s da Avenida Frei Serafim anuncia cardápio exclusivo com produtos de café da manhã e lanche da tarde em Teresina

Reprodução

Um bom café é sempre uma ótima opção para começar as tarefas do dia ou para reunir os amigos no lanche da tarde. Pensando nos amantes da bebida, o McDonald’s da Avenida Frei Serafim passa a contar em seu menu itens do cardápio de McCafé com opções de bebidas quentes e geladas à base de café, além de itens doces e salgados. Além disso, o restaurante já possui um cardápio de café da manhã com produtos para começar o dia da melhor forma.

Com o cardápio especial, os clientes podem aproveitar uma grande variedade de combinações e bebidas que vão além do cafezinho tradicional. As opções quentes são: chocolate quente, cappuccino, café espresso, macchiato, caffé latte, café com chantilly e Moca Mix, que traz leite, café, calda de chocolate, xarope de macadâmia e chantilly. Para combinar com o calorão teresinense, a marca traz as opções de bebidas geladas como McShake Café, que combina a cremosidade do McShake de baunilha com o café expresso, além dos Affogato e o Affogato Crunch.
O café utilizado nas bebidas é produzido nacionalmente, com grãos selecionados de alta qualidade e 100% arábica, conhecido como um dos mais nobres do mundo. Além disso, os produtos são certificados pela Rainforest Alliance, uma das principais organizações internacionais que fiscaliza cadeias produtivas de alimentos e atesta que o café é cultivado sob boas práticas agrícolas e ambientais.

Nos salgados, as opções vão desde o clássico queijo quente, pão de queijo recheado, pão na chapa até sanduíches com ovo e bacon. Já nos doces, o cardápio exclusivo do restaurante oferece opções como as tortas de maçã e banana, bolos de laranja, chocolate e banana com nozes.