Quarta-feira, Junho 24, 2026
23.7 C
Teresina

Equipes da Sesapi, Ministério da Saúde, Defesa Civil e Sasc elaboram estratégias para atendimento aos afetados pelas chuvas em Picos

Reprodução

Equipes da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e da Defesa Civil se reuniram nesta quarta-feira (15), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs-PI), para planejar estratégias de atendimento às vítimas das chuvas em Picos. A reunião integra o plano de contingência voltado para auxiliar o município, fortemente impactado pelas precipitações intensas.

Durante o encontro, foi avaliada a situação de Picos e de outros municípios do estado também afetados pelas tempestades. Uma equipe do Ministério da Saúde segue para Picos ainda nesta quarta-feira, onde se integrará aos demais grupos de trabalho, incluindo representantes da Sesapi, que estão na cidade desde terça-feira (14). Esses profissionais, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, vêm monitorando as condições da população atingida.

O plano tem como principal objetivo garantir assistência às vítimas, abrangendo ações como atendimento médico, fornecimento de água potável, vacinação, instalação de abrigos e prevenção de doenças. “Esta resposta é fruto de um esforço conjunto para minimizar os impactos das chuvas na região, garantindo a segurança e o bem-estar da população local. Hoje apresentamos nossas demandas às equipes do ministério, que estão nos auxiliando neste momento”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.

José Lucas, técnico do Departamento de Saúde Pública do Ministério da Saúde, explicou as ações previstas pela pasta durante a calamidade: “Ao sermos acionados pela Sesapi, mobilizamos a equipe para definir estratégias, incluindo aportes financeiros, envio de kits de medicamentos e, se necessário, o envio de mais equipes para lidar com esta situação de emergência causada pelas chuvas intensas.”

A Sesapi também mobilizará o Novo Hospital Regional de Picos para dar suporte ao Hospital Justino Luz, atendendo à demanda por cirurgias de urgência. Outras medidas incluem a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde, realização de atendimentos domiciliares e ações de promoção à saúde.

“O plano de contingência para inundações da Sesapi prevê ações relacionadas ao abastecimento de água e saneamento, garantindo a distribuição de água potável e hipoclorito de sódio, além de fornecer alimentação e assegurar a segurança dos desabrigados”, ressaltou Leila Santos.

Pagamento de servidores deve ultrapassar R$ 10,6 bilhões em 2025

Reprodução

As secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Administração (Sead) estimam que o investimento com pessoal irá ultrapassar R$ 10,6 bilhões em 2025. O anúncio foi realizado, nesta terça-feira (14), durante a apresentação do calendário de pagamento dos servidores estaduais para este ano, anunciado pelo governador Rafael Fonteles na última segunda-feira (13).

Esse valor representa um aumento de 15% em relação aos R$ 9,7 bilhões destinados a 125.788 contracheques em 2024. “O gasto com pessoal é o maior investimento do Governo do Estado. Em 2025, além do aumento salarial de 5,35% a ser concedido a partir de maio, também teremos mais promoções, progressões e nomeações, o que resulta em uma previsão de gasto superior a R$ 10,6 bilhões”, afirmou o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

O secretário da Administração, Samuel Nascimento, também destacou a importância do investimento. “Apresentar a tabela anual de pagamento dos servidores é uma responsabilidade muito grande. Ela é uma clara demonstração do equilíbrio e organização financeira do Governo do Estado. Neste ano, ainda teremos o reajuste acima da inflação e todos os salários estarão acima do salário mínimo. Tudo isso mantendo a responsabilidade e com os pagamentos em dia”, disse o secretário.

Também participaram da coletiva de apresentação os superintendentes de Gestão e do Tesouro Estadual da Sefaz/PI, Cristovam Cruz e James Sousa, respectivamente; além da superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual, Adrianne Arruda, que esteve representando o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

Compromisso com a regularidade dos pagamentos

O secretário da Fazenda ressaltou, ainda, a importância de manter a regularidade dos pagamentos para a economia local e a confiança dos servidores.

“Manter o pagamento em dia contribui diretamente com a melhoria e circulação da nossa economia, afinal, esses recursos vão para o consumo direto. Em 2024, cumprimos rigorosamente o calendário, o que demonstra o compromisso do governo com os servidores e reflete diretamente na confiança e na estabilidade econômica do estado. Para 2025, nossa prioridade será garantir a continuidade dessa organização, assegurando a previsibilidade dos recebimentos dos trabalhadores estaduais”, frisou o gestor.

Estrutura do calendário de pagamento de 2025

A tabela de 2025 manterá o mesmo formato do ano anterior, com duas faixas salariais e pagamentos dentro do mês. Os servidores que recebem até R$ 3 mil terão os salários pagos entre os dias 25 e 27 de cada mês, enquanto aqueles que recebem acima desse valor receberão entre os dias 28 e 31.

“Cerca de 38 mil contracheques são de aposentados e pensionistas. Além disso, cerca de 57 mil servidores estão na primeira faixa de pagamento”, disse o secretário Emílio Júnior.

Já o décimo terceiro salário será quitado até o dia 19 de dezembro de 2025.

FMS registra leve aumento de casos de Covid-19 em Teresina

Fonte: Ascom FMS

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) identificou um leve aumento nos casos de Covid-19 na capital nas últimas semanas. Em novembro de 2024, foram registrados apenas 9 casos positivos. Já em dezembro, esse número subiu para 55, e dados preliminares do início de janeiro de 2025 mostram 62 casos, indicando aumento de cerca de 13% em relação a dezembro. 

Apesar desse aumento, os números absolutos não são alarmantes, e as autoridades de saúde monitoram de perto a situação.

O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Dr. Walfrido Salmito, explica que foi divulgada recentemente uma nota técnica sobre o assunto para que os profissionais de saúde estejam alinhados com as recomendações do Ministério da Saúde para o enfrentamento de casos positivos de Covid-19. “A cidade está em um período sazonal para o aumento de casos de síndrome respiratória no geral, incluindo a Covid-19”, afirma.

Dr. Walfrido Salmito também destaca que os sintomas da Covid-19 podem variar: as pessoas podem apresentar coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, febre (isoladamente ou em conjunto), mas também podem estar infectadas e assintomáticas. 

Ele fornece ainda recomendações para a população se proteger contra vírus respiratórios. “O paciente que apresentar qualquer síndrome gripal, independentemente do vírus causador, deve evitar contato com outras pessoas. Essa orientação já era dada antes do surto de Covid-19 em 2020. É importante também higienizar as mãos com frequência para evitar a transmissão de vírus respiratórios”, afirma.

Segundo a nota técnica da FMS, as atualizações recentes consideram que a Covid-19 continua sendo uma ameaça significativa à saúde pública, mas não é mais a emergência que foi anteriormente, pois seus impactos à saúde (hospitalização, incapacitação e morte) estão se assemelhando cada vez mais aos de outras doenças respiratórias virais, como o vírus Influenza e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Saiba quais locais fazem teste contra Covid-19 e disponibilizam vacinação contra a doença:

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, informa sobre os locais que disponibilizam vacina contra Covid-19. “Temos 9 postos de referência para a Covid-19, mas hoje, a vacina está disponível em 3 locais: UBS Santa Maria da Codipi, UBS Cidade Verde e Teresina Shopping (estacionamento G3). Até sexta-feira, os outros 6 postos estarão abastecidos.”

Ela explica que o público-alvo para a vacinação contra Covid-19 inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e grupos especiais. Esses grupos especiais englobam pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus profissionais, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, puérperas (se não vacinadas durante a gestação), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

Para a realização de testes de Covid-19, as pessoas podem se dirigir a uma das 92 Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela cidade. O teste será realizado após a avaliação médica no local.

Campanha da Alepi arrecada donativos para vítimas de alagamentos em Picos

IMAGEM :Picos40graus

O Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) iniciou, ontem terça-feira (14), campanha de arrecadação de donativos para as vítimas dos alagamentos ocorridos neste início de semana na cidade de Picos. A campanha foi proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT).

“Estamos, todos, muito tristes e preocupados com a situação de todas as cidades que estão enfrentando problemas de alagamentos, especialmente em Picos, onde a situação é gravíssima, com mortes, centenas de desabrigados e muita devastação”, pontua o parlamentar.

Segundo a coordenadora do Serviço Social, Ticiane Machado, tem muita gente precisando de lençol, de alimento não perecível, água. “Tudo que uma família desabrigada precisa. Então, a Assembleia lançou três postos de arrecadação: na recepção da Assembleia, no Espaço Saúde e na TV Assembleia. São três postos que as pessoas podem trazer todas as suas doações. Roupas, roupa de cama, roupa pessoal, produtos de higiene, limpeza e tudo mais é muito bem vindo”, informou.

O deputado Pastor Gessivaldo foi um dos primeiros a fazer doação. “Eu creio que todos os deputados estão sensíveis à situação de perda e que também vão participar dessa campanha, mas eu quero convidar todos os piauienses a fazerem a sua parte. Se nós nos unirmos, população com Poder Público, nós vamos somar. Não é obrigação só do prefeito, não é obrigação só do governador, mas é obrigação de todos nós darmos as mãos quando nós vemos os nossos irmãos sofrendo”, conclamou o deputado do Republicanos.


A campanha Alepi por Picos está arrecadando os seguintes itens:

– Lençóis e roupas; produtos de limpeza e higiene pessoal; Alimentos não perecíveis; e água mineral.

Os pontos de arrecadação:

– Recepção da Assembleia (entrada pelo Cineteatro da Alepi, ao lado do estacionamento do Centro de Convenções) – Av. Mal. Castelo Branco, 201 – Cabral Teresina-PI – CEP 64001-923;
– Recepção da TV Assembleia – Rua Des. Mota, s/n – Monte Castelo, Teresina-PI – CEP 64015-315;
– Recepção do Espaço de Saúde da Alepi – Rua Tomaz Tajra, nº 585 – Bairro Jóquei, Teresina-PI – CEP 64048-380. 

Caixa inicia hoje calendário de aditamento do Novo Fies

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal iniciou hoje (15) o calendário de aditamentos [alterações] contratuais do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Novo Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. O prazo vai até o dia 31 de maio.

Cerca de 133 mil estudantes estão aptos a realizar as manutenções contratuais obrigatórias. As alterações devem ser feitas pelo portal SifesWeb ou por meio do aplicativo FIES CAIXA.

Entre as alterações figuram renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição e encerramento antecipado. Para a efetivação, os estudantes devem estar em dia com as obrigações financeiras. Pelas regras do Fies, os contratos entre os alunos e a Caixa Econômica Federal devem ser alterados semestralmente. A renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada, posteriormente, pelo estudante.

Financiamento

“Todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do Novo Fies em fase de utilização e que já tenham realizado os aditamentos dos semestres anteriores, ou tenham efetivado o contrato no segundo semestre de 2024, devem realizar o aditamento no primeiro semestre 2025”, informou a Caixa.

Em caso de dúvida, os estudantes devem procurar as instituições de ensino superior. O aplicativo FIES CAIXA pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS

No aplicativo é possível consultar dados do contrato, emitir boletos em aberto, realizar aditamento de renovação, realizar solicitação de suspensão temporária e visualizar parcelas. Os serviços também estão disponíveis no site SifesWeb.

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal lançou ontem terça-feira (14) o Pé de Meia Licenciaturas, uma bolsa mensal de R$ 1.050 para estudantes de graduação que ingressem em cursos de licenciatura via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse valor, o aluno contemplado poderá sacar até R$ 700 por mês. Os outros R$ 350 ficarão depositados em uma poupança e poderão ser sacados após o professor recém-formado ingressar em uma rede pública de ensino e em até cinco anos após a conclusão do curso. A medida faz parte do Programa Mais Professores, que envolve uma série de ações para incentivar e valorizar a docência.

“Esse importante programa é para atrair, estimular e incentivar as pessoas a entrarem nas licenciaturas e permanecer”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante cerimônia de anúncio do programa, no Palácio do Planalto. O Pé de Meia Licenciaturas reproduz a fórmula do programa de mesmo nome destinado a reter estudantes do ensino médio na escola, e que hoje alcança quase 4 milhões de alunos.

No caso da bolsa para estudantes de graduação, ela deve começar a valer a partir de 2025, conforme inscrição dos estudantes no Sisu, que começa na próxima sexta-feira (17). Os alunos aptos a receber a bolsa são aqueles com nota mínima de 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se matriculem em algum curso de licenciatura reconhecido pelo MEC. Ao todo, serão 12 mil vagas nessa primeira etapa e a primeira parcela deve ser paga a partir de abril.

“No último Enem, 19 mil alunos acima de 650 pontos escolheram fazer licenciatura. Apenas 5 mil se matricularam. E desses, os dados mostram que, ao longo dos anos, metade desiste. Então, a gente quer praticamente triplicar o número atual de ingressantes na licenciatura com notas do Enem acima de 650 pontos”, explicou o ministro a jornalistas após o evento.

R$ 2,1 mil para professores

Além do apoio financeiro a estudantes de licenciatura, o programa prevê a Bolsa Mais Professores, com apoio financeiro a docentes das redes públicas de ensino da educação básica e que pretende aumentar a atuação em regiões com carência de professores, em medida similar ao Programa Mais Médicos, que contrata profissionais de saúde para regiões desassistidas. O participante receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 2,1 mil, mais o salário do magistério, pago pela rede de ensino a qual está vinculado. Além disso, durante o período da bolsa, o professor cursa uma pós-graduação lato sensu com foco em docência. A abertura de inscrições para essa bolsa está prevista para começar no segundo semestre, a partir da adesão das redes de ensino dos estados e municípios, por meio de edital que deverá ser aberto nos próximos dias.

“Quem dá aula na periferia das grandes metrópoles desse país sabe que ser professor é um risco. Ser professor é um risco. Esperar ônibus tarde da noite, pegar ônibus de manhã lotado, chegar na escola sabendo que as crianças estão com preocupação, muitos nem tomaram café em casa. E, às vezes, menino com violência, menino que sai de casa brigado com a mãe porque não comeu, porque não sei lá, e vai tentar jogar a sua raiva na professora e no professor”, afirmou o presidente Lula, durante o anúncio do programa.

“Se a gente não motivar que professor e professora sejam uma profissão, eu diria, promissora, uma profissão que dê a eles a certeza de que eles estão trabalhando em benefício das pessoas e que o Estado poderá ajudá-la através do município, através do próprio Estado, de que esse professor não vai ser molestado, não vai apanhar. Então, essas coisas que nós temos que cuidar e que nós estamos fazendo aqui”, acrescentou.

Prova Nacional

Outra medida anunciada é a Prova Nacional Docente (PND), criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento do número de professores nas redes públicas de ensino. A PND será realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mesma autarquia que realiza o Enem. Estados e municípios poderão utilizar a PND em seus processos de seleção de professores, substituindo concursos públicos. Docentes interessados se inscrevem diretamente no Inep. A primeira PND tem previsão de ser aplicada em novembro.

O Programa Mais Professores ainda prevê descontos em hotéis, a partir de uma parceria com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), para docentes das redes públicas. O valor dos descontos ainda não foi detalhado.

Enem aumenta as chances de ingressar no ensino superior em 2025

Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio 2024, que aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado, teve mais de 4,32 milhões pessoas inscritas, das quais 3,18 milhões realizaram as provas. Este número representa um aumento de 1,6% em relação a 2023. O principal resultado refere-se aos inscritos que estavam cursando o terceiro ano do Ensino Médio, que passou de 58% em 2023 para 94% em 2024.

“Esse aumento do número de jovens inscritos no último Enem é muito importante, pois muitos enfrentam diversas dificuldades para continuar os estudos e, consequentemente, para ingressar no mercado de trabalho. Então, o papel da família, dos professores do ensino médio e das universidades – com benefícios atrativos para o ingresso no ensino superior – vem se destacando de forma eficaz para a transformação deste cenário”, explica o reitor do Centro Universitário Wyden, Leandro Mendes, que também aponta o apoio ao calouro – principalmente os que vêm direto do Ensino Médio – como responsabilidade da universidade. “Eles chegam cheios de dúvidas sobre como será daqui para frente. Então, poder contar com os docentes neste momento é essencial”.

Para a aluna do curso de gastronomia, Amandha Silveira, campeã da etapa Nordeste do programa Chef Show da Band, a infraestrutura da Wyden e o suporte acadêmico dos professores foram fundamentais no início de sua jornada na graduação. “Eu tinha algumas inseguranças quanto as habilidades técnicas, a alta competitividade na área e a questão da adaptação ao ritmo acadêmico. Mas, ao longo do percurso e com o apoio necessário, adquiri mais confiança, o que tem proporcionado a minha evolução”.

O ensino superior é um diferencial significativo no mercado de trabalho. De acordo com o índice ABMES/Symplicity de Empregabilidade 2023 (IASE), cerca de 75% dos egressos do ensino superior conseguiram emprego em até um ano após a colação de grau, e mais de 83% atuam em sua área de formação. O salário médio dos profissionais graduados também aumentou, passando de R$ 3.800 para R$ 4.200

“O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior e, consequentemente, para um futuro promissor. Temos diversos alunos aqui na Wyden que ingressaram na universidade a partir da nota do Enem, agarram essa oportunidade e conquistaram vagas no mercado de trabalho que mudaram a realidade de toda a família”, conta Leandro.

Uma mensalidade grátis

Quem se matricular para cursar o ensino superior em uma das unidades da Wyden Educacional em todo Brasil até o dia 15 de janeiro tem direito a 1 mensalidade grátis (confira o regulamento no site). Além disso, a nota do Enem dos últimos 10 anos pode garantir até 100% de bolsa durante todo o curso. Saiba mais e inscreva-se: https://www.wyden.com.br/”.

A Wyden é uma rede nacional de ensino superior com presença nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. São mais de 40 mil alunos em cursos disponibilizados em diferentes formatos, do presencial ao EAD. Entre as áreas estão as de gestão e negócios, engenharias e ciências da informação, artes, ciências, saúde, mídia e tecnologia. Qualidade de ensino e boa infraestrutura são dois pilares importantes para todas as instituições da marca. A Wyden acompanha também as melhores práticas da academia e do mercado para sustentar sua posição de referência de ensino nas regiões onde atua.

Prefeitura convoca 351 profissionais aprovados em concurso público da FMS

Ascom FMS

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, assina hoje (15) em seu gabinete, a partir das 10h30 da manhã, edital de convocação de 351 candidatos aprovados ou classificados no seu último concurso público – realizado em 2024 pelo Instituto Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A nomeação dos profissionais será publicada hoje (14) no Diário Oficial do Município.

Estão sendo convocados 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal     e 41 auxiliares de Administração. Eles serão lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento pela Estratégia Saúde da Família (ESF) da FMS.

Os candidatos podem comparecer a partir de segunda-feira (20) à sede da FMS para receberem todas as instruções sobre documentações, exames e outras exigências para a posse. O endereço é Rua Governador Artur de Vasconcelos – 3015 – Aeroporto, e o atendimento ocorrerá de segunda quinta, das 8h às 13h.

O presidente da FMS, Charles Silveira, ressaltou a importância de compor a rede de saúde com profissionais capacitados, conforme a legislação. “Estamos agilizando esse processo conforme estabelece a Constituição, que determina que a admissão dos servidores públicos deve ocorrer por meio de concurso. A integração desses profissionais fortalecerá significativamente a qualidade e  a eficácia dos serviços na Fundação”, declarou o gestor.

Charles Silveira adiantou que até o fim do mês serão convocados mais profissionais, desta vez para atender demandas da média e alta complexidade – hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 38 milhões

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO

O concurso 2.815 da Mega-Sena não teve acertador ontem terça-feira (14). O prêmio acumulou, estimado em R$ 38 milhões.

Os números sorteados foram: 05 – 20 – 28 – 38 – 50 – 53.

No total, 38 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 75.919,13. Mais 3.288 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.253,44.

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h de quinta-feira (16).

Governo pretende manter isenção para até dois mínimos no IR em 2025

Foto: MOLINA/FOTOARENA

A isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até dois salários mínimos será mantida em 2025, disse ontem (14) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o ministro, essa é uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mudança depende da aprovação de projeto de lei que atualiza o Orçamento de 2025, ainda não aprovado, e só será enviada após as eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. “Deve ter uma atualização [no Orçamento], sim. Estamos considerando essa possibilidade para manter o ritmo de mudança da faixa de isenção. É uma orientação, que nós recebemos do presidente [Luiz Inácio Lula da Silva]”, disse Haddad antes de ir para a posse do novo secretário de Comunicação, Sidônio Pereira.

Com o atraso da aprovação do Orçamento e do envio da reforma do Imposto de Renda, a tabela do Imposto de Renda para 2025 não mudou. A faixa de isenção continua em R$ 2.824 por mês, o equivalente a dois salários mínimos de 2024. Com a elevação para dois salários mínimos, o valor subiria para R$ 3.036, o dobro do mínimo atual de R$ 1.518.

Em relação à reforma do Imposto de Renda, Haddad declarou que o governo esperará as eleições das duas mesas e a aprovação do Orçamento para enviar a proposta. O ministro reiterou que a reforma será um pacote que abrangerá vários projetos de lei, a serem enviados em etapas.

“Existem várias distorções no nosso sistema de Imposto de Renda, e pretendemos corrigir essas distorções, tanto do ponto de vista distributivo quanto da neutralidade fiscal. Não é uma lei só que vai resolver a questão da renda, porque são várias, não é um pacote, mas as medidas vão ser encaminhadas, à medida que forem ficando prontas”, ressaltou Haddad.

O ministro também informou que Lula deverá sancionar, ainda esta semana, a regulamentação da reforma tributária do consumo, aprovada pelo Congresso em dezembro. Haddad ressaltou que haverá poucos vetos técnicos, que preservarão a essência do projeto de lei complementar aprovado pela Câmara e pelo Senado.

“Já encaminhamos tanto para a AGU [Advocacia-Geral da União] quando para a Casa Civil, as razões de veto dos artigos respectivos, mas isso não passou ainda pelo crivo do presidente. Por isso não posso adiantar [os pontos a serem vetados], mas são coisas bastante laterais e podem trazer problemas técnicos e de aplicação. A essência da reforma está mantida, mas afasta problemas que podem ocorrer a depender da interpretação dos dispositivos”, disse o ministro.