Quarta-feira, Junho 24, 2026
26.8 C
Teresina

Caminhões da Mamografia levam atendimentos a oito cidades do Piauí nos Territórios Entre Rios e Carnaubais

Os Caminhões da Mamografia vão percorrer oito cidades do Piauí nos meses de janeiro, fevereiro e março, realizando exames especializados em mulheres de 40 a 69 anos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi).

Em Lagoa Alegre, as unidades permanecem neste mês de janeiro, até quinta-feira (23). Na sexta-feira (24), os atendimentos iniciam em Pau D’arco do Piauí e na segunda-feira (27) em Coivaras. Em Alto Longá os atendimentos iniciam na quarta-feira (29), onde ficam até o dia 07 de fevereiro.

No mês de fevereiro, os Caminhões da Mamografia iniciam os atendimentos em Campo Maior na segunda-feira (03/02) até o dia 28 de fevereiro. Já em março os atendimentos acontecerão de 10 a 14 em Boa Hora. De 17 a 24 de março será a vez de Cabeceiras do Piauí. Por fim, a unidade adaptada chegará a Assunção do Piauí no dia 25 e permanecerá até 27 de março.

“Essa iniciativa é fundamental para ampliarmos o acesso das mulheres a esse importante exame e reforçarmos a prevenção ao câncer de mama no estado”, destaca Dirceu Campelo, superintendente da Média e Alta Complexidade da Sesapi.

Para ter acesso ao serviço prestado pelos Caminhões da Mamografia, as pacientes entre 40 e 69 anos precisam procurar a atenção básica dos seus municípios, para que seja realizado o encaminhamento e agendamento do exame.

Os resultados dos exames são encaminhados às secretarias municipais para que os médicos dos municípios façam os encaminhamentos adequado de cada paciente que teve acesso ao serviço.

Cronograma de janeiro a março

Território Entre Rios:

Lagoa Alegre: 20/01/2025 a 23/01/2025

Pau D’arco do Piauí: 24/01/2025 a 25/01/2025

Coivaras: 27/01/2025 e 28/01/2025

Alto Longá: 29/01/2025 a 07/02/2025

Território Carnaubais:

Campo Maior: 03/02 a 28.02

Boa Hora: 10/03 a 14/03

Cabeceiras do Piauí: 17/03 a 24/03

Assunção do Piauí: 25/03 a 27/03

MixDip M&M’S: Méqui apresenta novo formato de sobremesa para conquistar a GenZ

O verão chegou com tudo, e o McDonald’s tem a solução perfeita para refrescar: a nova sobremesa MixDip M&M’S. A novidade inaugura uma plataforma inédita de sobremesas da marca, trazendo uma experiência divertida, personalizável e cheia de sabor para os Méqui Lovers. Além disso, a rede celebra o retorno da icônica parceria com M&M’S e traz de volta o amado McFlurry M&M’S ao seu menu.

O MixDip M&M’S combina alguns dos itens mais adorados pelos fãs das sobremesas do Méqui: bebida láctea sabor baunilha ou chocolate, caldas de chocolate e caramelo, biscoitos crocantes semelhantes à tradicional casquinha, e, claro, os coloridos e irresistíveis M&M’S.

Inspirado em trends da internet e na irreverência que a Geração Z traz para o consumo, o diferencial da nova sobremesa está no formato e embalagem inédita, que convida o cliente a criar a sua própria maneira de aproveitar. Seja mergulhando os biscoitinhos, misturando todos os ingredientes ou experimentando cada item separadamente, o MixDip é uma sobremesa que transforma criatividade em sabor.

E as boas notícias não param por aí: o McFlurry M&M’S, que sempre foi um sucesso em suas passagens pelo menu, também está de volta. Composto por bebida láctea sabor baunilha, M&M’S e a calda escolhida pelo cliente – chocolate, morango ou caramelo –, o McFlurry M&M’S promete conquistar a galera novamente.

“O MixDip M&M’S chega para transformar o jeito de curtir sobremesas no Méqui. Essa nova plataforma é sobre liberdade, inovação e criatividade: mergulhe, misture ou experimente do seu jeito – o importante é se divertir. E ter um parceiro como M&M’S nesse lançamento, faz com que seja o combo perfeito para garantir momentos deliciosos e inesquecíveis para os nossos consumidores neste verão!”, afirma Lariane Duarte, Head de marketing do McDonald’s.

O MixDip M&M’S está disponível a partir de R$16,90 e o McFlurry M&M’S a partir de R$15,90. As novidades já podem ser encontradas nos restaurantes da rede em todo o país, app do Méqui, Peça e Retire e Drive-Thru,

Polícia Civil prende suspeito de praticar arrombamentos de veículos na capital

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Operações Policiais – DEOP, efetuou a prisão na tarde de ontem (22/01) de O.A. da S., 24 anos, natural do Ceará. A prisão preventiva foi cumprida no âmbito da Operação Saturação, coordenada pela diretoria, que visa reprimir crimes patrimoniais na região central de Teresina.

De acordo com o diretor do DEOP, delegado Tales Gomes, foi realizado um trabalho para identificar criminosos que estariam arrombando veículos nas proximidades do Hospital Getúlio Vargas. “Durante estes trabalhos foi identificado O.A. da S., e contra ele havia um mandado de prisão por condenação por crime de roubo cometido em Pedreiras-MA”, completou o delegado.

O investigado foi encaminhado ao sistema prisional e as investigações continuam a fim de reprimir os crimes mencionados.
FAÇA SUA DENÚNCIA ☎️ 86-99991-0455. SIGILO ABSOLUTO.

Prefeito Silvio Mendes realiza visitas técnicas às secretarias municipais

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes acompanhado do secretário municipal de Comunicação, Ellyo Teixeira, visitou as Secretarias Municipais de Educação (Semec), Comunicação (Semcom) e Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), na manhã desta quarta-feira (22).

O objetivo das visitas técnicas foi verificar de perto o funcionamento, atendimento, instalações físicas e também como está o andamento da administração.

O prefeito foi recebido pelos secretários, Ismael Silva (Semec) e Eliane Nogueira (Semcaspi) que apresentaram um panorama das iniciativas da pasta e os projetos que estão sendo desenvolvidos.

O gestor visitará mais secretarias com o intuito de conversar com os servidores de todas as pastas e equipes a fim de acompanhar de perto, a funcionalidade de cada setor.

(Foto: Jailson Soares/Prefeitura de Teresina)

Projeto Aliviar da Rede Feminina de Combate ao Câncer promove humanização e suporte integral para pacientes oncológicos no Piauí

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) tem se destacado por ter uma atuação pautada na humanização. O Projeto Aliviar, desenvolvido pela instituição, destaca-se por ser voltado ao bem-estar integral dos pacientes, além de oferecer uma série de serviços essenciais. Entre suas ações, estão a disponibilização de medicamentos e exames não subsidiados pelo SUS, fornecimento de material de higiene pessoal e suporte funeral, quando necessário. Trabalho importante para quem está passando pelos desafios do tratamento contra o câncer.
Outro benefício do projeto Aliviar é a distribuição de lanche diário para pacientes em tratamento de radioterapia, proporcionando a muitos a única refeição do dia. As visitas emocionais, o apoio de psicólogos e fisioterapeutas, entre outras iniciativas, ajudam a enfrentar as dificuldades que surgem durante o tratamento e a convivência hospitalar.

“Quando falamos em apoio a pacientes oncológicos, estamos falando de mais do que apenas fornecer medicamentos e cestas básicas. Estamos falando de um abraço emocional, de cuidar não só do corpo, mas também da alma de cada paciente. No Projeto Aliviar, nossa missão é garantir que o paciente não esteja sozinho em sua jornada, oferecendo suporte integral que vai desde o auxílio psicológico até a distribuição de alimentos e itens essenciais”, afirmou Lenora Campelo, coordenadora do Voluntariado da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí.

A Rede Feminina também promove festividades comemorativas nos hospitais, como aniversários, festas de Carnaval e festas Juninas, levando alegria e descontração a crianças e adultos em tratamento. Em períodos como o Natal, a Rede organiza celebrações em hospitais como o HU, São Marcos e Casa de Maria, proporcionando momentos de esperança e união para os pacientes e seus familiares. Um dos destaques da entidade é a distribuição de próteses de mama, ajudando na recuperação da autoestima das pacientes durante o tratamento.

“Nossa atuação vai além do tratamento médico. Estamos presentes em cada detalhe, desde a oferta de medicamentos não subsidiados pelo SUS até as festas que levam alegria e humanização aos hospitais. A solidariedade é o que nos move. Ver o sorriso de um paciente, saber que ele se sente acolhido e amparado, é a nossa maior recompensa. Cada voluntária é uma peça fundamental para fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Acredito que, com o apoio de todos, podemos transformar a experiência do paciente oncológico, oferecendo dignidade, carinho e, acima de tudo, esperança”, destacou Lenora Campelo.

Além do Projeto Aliviar, a Rede desenvolve outros quatro projetos inteiramente gratuitos, que atendem às necessidades de pacientes e seus familiares com foco na humanização e no bem-estar: Projeto Alertar, Projeto Alimentar, Projeto Abrigar e Projeto Apoiar. “A Rede Feminina se dedica a cuidar de pacientes e seus familiares com iniciativas que vão além do tratamento da doença. Nosso compromisso é promover a humanização e o bem-estar em todas as etapas dessa jornada”, concluiu Lenora Campelo.

Retirada de produtos tóxicos do Rio Tocantins: o que esperar em abril

Introdução à Retirada de Produtos Tóxicos

Em abril, será iniciada a retirada de produtos tóxicos do Rio Tocantins, um passo crucial para a recuperação ambiental da região. Esta ação visa minimizar os impactos da poluição e proteger a biodiversidade local, além de garantir a segurança das comunidades que dependem deste importante recurso hídrico.

Importância da Ação

O Rio Tocantins tem enfrentado sérios desafios devido ao acúmulo de substâncias nocivas em suas águas. A remoção dessas toxinas não apenas ajudará a revitalizar o ecossistema aquático, mas também melhorará a qualidade de vida das pessoas que utilizam esse rio para pesca, passeio e consumo de água.

Expectativas para Abril

A retirada de produtos tóxicos está programada para ocorrer durante todo o mês de abril. Organizações ambientais e autoridades locais trabalharão em conjunto para realizar essa tarefa de forma eficiente e segura. A população será informada sobre as etapas do processo e as medidas necessárias para garantir a proteção de todos durante a operação.

FMS abre campanha de combate à dengue em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina abre campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite diversas doenças, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela urbana e febre mayaro. A primeira ação acontecerá no dia 23, das 8 h às 10 h, no Mercado do Parque Piauí, na zona sul de Teresina.

Durante o evento, um agente de combate às endemias da FMS se vestirá do mosquito aedes aegypti para fornecer dicas sobre como combater esse vetor. A equipe do Núcleo de Educação em Saúde da FMS também levantará faixas, distribuirá pastas educativas, conversará com a população e exibirá recipientes com o ciclo biológico do mosquito.

Além disso, agentes de combate às endemias realizarão visitas domiciliares nas proximidades de uma praça, para eliminação de criadores de mosquitos. No evento, também será distribuído material educativo sobre os perigos da Hanseníase, em alusão à Campanha Janeiro Roxo. A ação, contará com a presença de membros do Movimento de Reintegração das Pessoas com Hanseníase.

Pesquisas apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas. “Neste período chuvoso, é necessária uma força-tarefa de todos para evitar o aumento do número de casos dessas doenças. Nossas equipes visitarão os domicílios, mas intensificaremos o trabalho educativo, preventivo. Pedimos que as pessoas inspecionem seus quintais por pelo menos 10 minutos, uma vez por semana”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

Maria Júlia, membro do Núcleo de Educação em Saúde da FMS, explicou que essa ação se estenderá a outros mercados da capital. Ela também anunciou a retomada do projeto de conscientização sobre arboviroses nas escolas municipais. “Queremos sensibilizar o máximo de pessoas para que tomem as devidas precauções: não deixem água parada e ensaquem bem seu lixo. Acreditamos que a conscientização é uma poderosa ferramenta de combate a essas doenças”.

DADOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA EM TERESINA:

Um levantamento da FMS revela que, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya. Além disso, foram registrados 3 óbitos devido ao agravamento de casos de dengue e um óbito por chikungunya.

Prefeitura de Teresina e SEMEC nomeiam 311 novos professores aprovados em concurso público

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), anunciou, ontem terça-feira (21), a nomeação de 311 novos professores para atuar nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas Municipais de Teresina.

O objetivo é reforçar o quadro de profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino público nas unidades de ensino da cidade. A relação dos nomeados estará disponível e pode ser conferida no Diário Oficial do Município.

O ato formal de nomeação foi autorizado pelo Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, e assinado pelo Secretário Municipal de Educação, Ismael Silva.

A medida é uma importante etapa no processo de melhoria da infraestrutura educacional da cidade e no compromisso da gestão com o futuro da educação.

Essa nomeação é resultado do concurso realizado na área da educação em 2024. Com essa ação, a Prefeitura de Teresina, através da SEMEC, busca garantir um atendimento de qualidade para as crianças e jovens, além de reforçar o compromisso com a valorização dos professores e com o fortalecimento da educação pública no município.

VEJA LISTA: CLIQUE AQUI!

FMS divulga a rede de assistência na área da saúde mental

Fonte: Ascom FMS

Em alusão à Campanha Janeiro Branco, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulga lista de estabelecimentos de saúde que realizam atendimentos na área da saúde mental, para que as pessoas saibam onde buscar tratamento gratuito em Teresina.

“Neste momento, a FMS está fortalecendo a rede de saúde mental para aperfeiçoar o atendimento às pessoas que precisam desses serviços. Temos o PROVIDA, os ambulatórios e os CAPS’s, mas não só estes como as próprias UBS’s são preparadas para atender pacientes acometidos de sofrimento psíquico e direcioná-los ao atendimento especializado”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

“A Rede de Atenção Psicossocial é formada por serviços com objetivos e características distintas, e todas as unidades são estruturadas para serem acessíveis a todas as pessoas que necessitam desse tipo de assistência, conforme estabelece o SUS”, finaliza Charles Silveira.

Luana Bueno, gerente de saúde mental da FMS, explica que doenças mentais são frequentemente estigmatizadas, mas é essencial buscar ajuda da mesma forma que se procuraria um médico em caso de uma fratura. “Não podemos falar em saúde sem falar em saúde mental. Se alguém quebra o pé, vai ao médico. Da mesma forma, deve buscar a rede de assistência quando enfrenta um problema psíquico”, ressalta Luana.


Ela destaca que as doenças mentais muitas vezes são vistas como fraqueza ou falta de vontade, o que não é verdade. “Fazer tratamento na área da saúde mental contribui para uma melhor qualidade de vida, ajudando as pessoas a gerenciarem suas emoções e lidarem com os desafios do dia a dia. É importante lembrar que buscar ajuda é um sinal de coragem e força, e não de fraqueza”, complementa Luana.


Conheça a atual rede de assistência à saúde mental da FMS:


PROVIDA  – ambulatório especializado que atende especificamente pessoas que tentaram suicídio e que fica localizado dentro do Centro de Teresina. O local funciona de segunda a sexta-feira, e atende por demanda espontânea.


07 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s) – atendem pessoas com transtornos mentais severos e possuem equipe composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e equipe de apoio. Nesses locais, são realizadas atividades em grupo, atendimentos individuais, oficinas terapêuticas e atendimento à família.


90 Unidades Básicas de Saúde – podem atender casos de transtornos mentais leves. Se houver necessidade, na própria Unidade a pessoa faz a marcação para se consultar com psicólogos e psiquiatras nos ambulatórios distribuídos em Teresina.

SAMU 192 – Em caso de urgência psiquiátrica, como surto psicótico ou tentativa de suicídio, a população pode acionar o SAMU, por meio do número gratuito 192 ou ir por meios próprios para o Hospital Areolino de Abreu, que possui psiquiatras 24 horas e é o hospital referência em atendimento de urgência psiquiátrica. 

08 leitos psiquiátricos no Hospital da Primavera – são leitos destinados, prioritariamente, à internação de pessoas com alto risco para suicídio.

Janeiro Branco: psicóloga clínica destaca a necessidade de apoio para pacientes com câncer

O câncer é uma doença cujos efeitos e tratamentos costumam ter um forte impacto no corpo e na vida do paciente. No entanto, uma das faces da doença que poucos prestam a devida atenção é quanto aos efeitos psicológicos no paciente, que deve receber o acompanhamento devido logo no início do diagnóstico.

Esse cuidado com a saúde mental é o tema da campanha Janeiro Branco, que aproveita o início do ano para conscientizar sobre a importância de cuidar da mente e de procurar orientação especializada quando necessário. Para a psicóloga da clínica Oncomédica, Kyslley Urtiga, o paciente oncológico necessita de uma atenção especial à sua saúde mental e bem-estar.

“Quando o paciente chega num contexto desse, como a oncologia, tudo se volta para ele. É onde ele para, reflete, analisa e traz uma impulsão de novo conhecimento do viver. É importante que a gente entenda qual é o enfrentamento que eu vou utilizar, que tipo de mentalidade faz com que eu consiga estruturar esse momento de uma forma mais verdadeira, consciente”, destacou.

Kyslley também frisou como a falta de conhecimento sobre a sua própria condição pode afetar o paciente oncológico, levando-o a se voltar para seus medos e frustrações ou mesmo evitando encarar o tratamento contra o câncer de frente, prejudicando sua saúde.

“Muitas vezes a gente sente que o paciente tem medo de falar, tem medo de perguntar, exatamente porque ele não dá conta daquela resposta, mas é importante entender que quanto mais informação você tiver sobre o seu adoecimento, mais você consegue lutar com as ferramentas corretas e, assim, ter forças para chegar próximo das ajudas necessárias nesse momento”, pontuou.

*Quando procurar ajuda?

Outra dúvida frequente entre pacientes e familiares é quanto ao momento certo para se buscar atendimento psicológico junto ao tratamento contra o câncer, acreditando que o ideal é esperar o surgimento de algum indício ou sintoma de problema de saúde mental. De acordo com a psicóloga, o recomendado é que o paciente receba acompanhamento psicológico desde a primeira consulta.

“O paciente precisa desse processo desde o diagnóstico, porque ele está enfrentando, neste momento, não só as dores de viver uma condição de luto pela saúde, pelo corpo saudável, mas também uma adequação com sua rotina, com a família, muitas vezes tendo que parar o seu trabalho”. Na Oncomédica, temos a orientação de que a psicologia deve receber esse paciente em sua primeira consulta para que ele possa manter-se em processo psicoterápico enquanto o tratamento estiver ocorrendo. Se você estiver nessa situação, busque logo, não espere os sintomas”, reforçou a especialista.