Terça-feira, Junho 23, 2026
25.2 C
Teresina

Hospital São Marcos retoma atendimentos oncológicos a pacientes do SUS após crise de financiamento

Após dias de incertezas e interrupções nos tratamentos, o Hospital São Marcos iniciou nesta segunda e terça-feira (6 e 7 de maio) a retomada dos atendimentos oncológicos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 180 pacientes já foram contatados para dar continuidade aos seus tratamentos contra o câncer.

A paralisação dos atendimentos atingiu mais de 1.300 pessoas que dependem de cuidados contínuos. A retomada foi viabilizada após negociações entre o hospital, a Prefeitura de Teresina, a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde.

Segundo o diretor técnico do hospital, Dr. Marcelo Martins, não é necessário que os pacientes se desloquem até a unidade. “As pessoas não precisam vir para o hospital. Nós temos os contatos telefônicos de todos e está sendo obedecida uma ordem cronológica. Os pacientes com tratamentos mais antigos estão sendo chamados primeiro, assim como os que têm necessidades especiais, conforme orientação dos médicos oncologistas”, explicou.

Entenda a crise

A crise no Hospital São Marcos veio a público após denúncias de familiares de pacientes, que relataram a suspensão de procedimentos essenciais por falta de insumos. No mesmo dia, a direção do hospital confirmou a paralisação, alegando grave crise financeira provocada, entre outros fatores, por um atraso de 19 meses nos repasses da Prefeitura de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), no entanto, contestou a informação, afirmando que repassou mais de R$ 32 milhões ao hospital somente entre janeiro e abril deste ano.

A situação só começou a ser resolvida após a visita de técnicos do Ministério da Saúde na semana passada. A pasta federal anunciou um repasse emergencial de R$ 7,5 milhões para o hospital, sendo R$ 2,5 milhões por mês, durante três meses.

De acordo com Milton Pereira Júnior, Secretário Adjunto Nacional de Assistência à Saúde, esse aporte é uma medida temporária para evitar a desassistência dos pacientes. “Nesses primeiros três meses estamos fazendo o aporte emergencial para não haver desassistência no hospital. Paralelamente, as equipes trabalharão uma nova contratualização do Hospital São Marcos, que respeite as diretrizes do SUS e siga as normas do Governo Federal”, afirmou.

A expectativa é que, ao final desse período, um novo contrato de gestão seja firmado, com metas, valores e responsabilidades bem definidos entre o município, o estado e a União, garantindo a continuidade do atendimento aos pacientes oncológicos da capital.

Polícia investiga cancelamento irregular de 2 mil multas de trânsito em Teresina

A Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Deccor) está com investigação em andamento para apurar o suposto cancelamento irregular de cerca de 2 mil multas de trânsito. As infrações teriam sido apagadas do sistema da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa, causando prejuízo aos cofres públicos. 

O delegado Ferdinand Martins, que preside o inquérito policial, declarou apenas que a investigação foi aberta em abril deste ano e estão sendo apurados crimes como inserção de dados falsos em sistema de informações, associação criminosa, entre outros.

A atual assessoria do órgão informou que as multas dizem respeito a registros até 2024. Como o caso está sob investigação policial, a Strans declarou que só irá se pronunciar após a conclusão do inquérito.

Os supostos crimes tiveram a participação de agentes públicos. Devido à complexidade do caso, a polícia não tem prazo para conclusão da investigação.

Casal faz ameaça armada a delegado pelas redes sociais e é preso em Floriano

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) prendeu um casal — uma adolescente de 15 anos e um jovem de 18 — que utilizou o Instagram para enviar ameaças ao delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

Nas mensagens, os suspeitos intimidavam o delegado enquanto recarregavam uma arma e faziam gestos associados à facção criminosa Bonde dos 40.

“Tu que sabe. Nós não tá à toa aqui não, tu que sabe, tá ligado. Mete a cara pra tu ver. Pode vir, seus safado. Pode vir, aqui é o Bonde, passa nada”, disse a adolescente em um dos vídeos. 

Em outra mensagem, por escrito, o casal afirmava estar esperando pelo delegado: “Vem pegar nós. Aqui é Bonde dos 40. Nós tá aqui no bom lugar.”

Após receber as ameaças, o setor de inteligência da Polícia Civil identificou o casal em um bairro da cidade de Floriano. A equipe já estava no município realizando uma operação e se dirigiu até a residência dos suspeitos.

“Essas são as duas armas que aparecem em um vídeo que a Bibi perigosa e seu companheiro Gustavo encaminharam para mim hoje via Instagram, inclusive proferindo algumas ameaças de morte. Viemos aqui para concretizar o desejo desses dois criminosos. Ela e o companheiro presos e agora a disposição da Justiça”, disse o delegado Charles Pessoa em vídeo. 

No local, os policiais encontraram os dois jovens, a arma usada nos vídeos, anotações relacionadas à organização criminosa e registros de conversas em aplicativos de mensagens. Nesses grupos, o casal compartilhava imagens de um celular roubado e o próprio vídeo da ameaça.

Ambos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia, onde permanecem à disposição da Justiça. O Draco continua investigando o possível envolvimento do casal em outras atividades criminosas na região.

Estudante é preso suspeito de vender drogas dentro da Universidade Federal do Piauí

Um estudante foi preso nesta terça-feira (6) suspeito de vender drogas dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus de Bom Jesus, na região Sul do estado. Contra ele já havia um mandado de prisão preventiva referente a uma operação anterior.

Em nota, a polícia divulgou apenas as iniciais do estudante: E.L.P.M. A prisão do suspeito foi realizada através da Delegacia de Manoel Emídio. 

A ocorrência será investigada pelas autoridades a fim de localizar outros possíveis suspeitos de tráfico de drogas na unidade universitária. 

GAECO do Piauí apoia operação que investiga cartel de empresas e fraudes em contratos de pavimentação no Maranhão

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Piauí (MPPI), com apoio da Polícia Militar do Estado, participou nesta quarta-feira (7) da Operação Pavimentum, deflagrada pelo GAECO do Maranhão. A ação tem como foco a investigação de um suposto cartel de empresas envolvido em fraudes e na venda de licitações para obras de pavimentação asfáltica no município de Imperatriz (MA).

A operação é resultado de uma investigação da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz e contou com o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão nos municípios maranhenses de Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão, São Luís e na cidade de Barras, no Piauí, localizada a cerca de 124 km de Teresina.

De acordo com o Ministério Público, as empresas investigadas atuavam em conluio para manipular e vencer licitações fraudulentas junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz. Os contratos sob suspeita — conhecidos popularmente como “tapa-buracos” — somam R$ 85,5 milhões em recursos públicos.

Laudos técnicos apontaram diversas irregularidades nas obras executadas, incluindo deformações no asfalto e serviços de terraplanagem realizados em desacordo com as normas técnicas exigidas, comprometendo a qualidade e durabilidade das intervenções.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 23 milhões em bens e ativos financeiros de pessoas físicas e jurídicas envolvidas, valor que corresponde ao prejuízo já identificado aos cofres públicos. Durante as diligências, as autoridades apreenderam ainda R$ 37,2 mil em espécie.

Todo o material recolhido será analisado e poderá subsidiar o oferecimento de denúncia criminal contra os envolvidos no esquema. A investigação continua em andamento e novas medidas judiciais não estão descartadas.

Sílvio Mendes declara que dívida da Prefeitura de Teresina é de R$ 3 bilhões

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (7) que a dívida da Prefeitura é três vezes maior do que a estimativa divulgada no início da semana. Segundo ele, um novo levantamento do setor financeiro aponta um passivo de aproximadamente R$ 3 bilhões — valor que representa quase metade do orçamento total do município, estimado em R$ 6,4 bilhões.

O levantamento identificou mais de 3.770 contratos, que serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para análise. Sílvio Mendes detalhou os principais compromissos financeiros deixados pela gestão anterior, destacando que a situação é mais grave do que se imaginava.

“Veja só a soma do que me chegou aqui. E tem mais coisas ainda pendentes. A Prefeitura de Teresina está devendo aproximadamente R$ 3 bilhões. Eu tinha dito um pouco mais de R$ 1 bilhão. Mas fui atrás, já que houve politização do tema. Estão dizendo que vou ser convocado pela Câmara. Eu não tenho nada a temer, seja como cidadão ou como gestor público”, afirmou o prefeito.

Principais dívidas da Prefeitura de Teresina:

  • R$ 480 milhões em restos a pagar (contratos executados e não quitados);
  • R$ 280 milhões em consignações usadas e não pagas;
  • R$ 212 milhões com empresas terceirizadas (valores judicializados);
  • R$ 110 milhões da Fundação Municipal de Saúde (dívidas com medicamentos e insumos de 2023);
  • R$ 570 milhões em dois empréstimos com o Banco do Brasil;
  • R$ 100 milhões de empréstimo com o Banco de Brasília (BRB);
  • R$ 275 milhões de empréstimos com a Caixa Econômica Federal;
  • R$ 123 milhões com o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina);
  • R$ 202 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);
  • R$ 502 milhões em repasses ao IPMT (Instituto de Previdência dos Servidores);
  • R$ 8 milhões em FGTS;
  • R$ 4 milhões em INSS.

Segundo o prefeito, já estão em curso negociações com os bancos credores, especialmente com o Banco do Brasil. Ele alertou para o impacto financeiro desses compromissos. “A dívida com o Banco do Brasil custa R$ 32 milhões por mês. Isso representa quase R$ 500 milhões por ano. Quase meio bilhão. O que foi feito com esse dinheiro? Quais obras foram realizadas? Isso precisa ser investigado”, declarou.

Contratos informais e denúncias de irregularidades

O prefeito também relatou casos de contratos informais, como o de uma pequena empreiteira que teria realizado obras de asfaltamento sem contrato formal ou empenho. “Tem uma senhora, dona Toinha, que veio falar comigo sobre um serviço de R$ 500 mil em asfalto feito na Zona Sul. Mas não há papel, não tem empenho. E eu disse: a senhora foi enganada. Infelizmente não posso pagar”, afirmou Mendes.

Medidas emergenciais

Diante da situação financeira crítica, o prefeito informou que todas as nomeações estão suspensas e que haverá contenção de gastos com pessoal e serviços terceirizados. Ele revelou que já extinguiu cinco secretarias no início da gestão, mas não descarta novas medidas administrativas.

“Está se mostrando que não foi suficiente. Se for necessário desativar mais secretarias, será feito. Precisamos recuperar o prestígio da Prefeitura e respeitar quem fornece. A diferença entre o setor público e o privado é que a Prefeitura pode dever e continuar aberta, mas uma empresa quebra, gera desemprego e sofrimento”, completou.

Resposta de Dr. Pessoa

O ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) reagiu às declarações do atual gestor e cobrou provas. “Eles me detonam antes, durante e agora novamente. Que ele mostre os documentos. Não vamos fugir da luta. Ele sabe quem sou e conhece minha história”, afirmou.

A assessoria jurídica de Dr. Pessoa informou que não há parecer da Controladoria Geral do Município sobre as denúncias e que todas as obras executadas durante sua gestão seguiram os trâmites legais, com licitação e publicação no Diário Oficial. O ex-prefeito também se colocou à disposição do Ministério Público e do TCE para esclarecimentos.

Lojas de Teresina apostam em horário estendido e promoções para atrair consumidores no Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, o comércio piauiense intensifica os preparativos para um dos períodos mais importantes do calendário varejista. A expectativa é de crescimento nas vendas em relação ao ano passado, impulsionado pela retomada gradual da economia e pelas campanhas promocionais já em andamento nas lojas da capital.

No sábado (10), véspera da data comemorativa, o funcionamento do comércio terá horário especial. As lojas do centro de Teresina e dos bairros abrirão até às 18h, oferecendo aos consumidores mais tempo para realizar suas compras de última hora.

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas), o Dia das Mães é a segunda data mais relevante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal. Entre os itens mais procurados estão roupas, calçados, perfumes, eletrodomésticos e artigos de decoração. Para atender à demanda, muitos lojistas reforçaram os estoques e apostam em condições facilitadas de pagamento, além de promoções e vitrines temáticas.

“O Dia das Mães é sempre uma oportunidade para movimentar o comércio, gerar empregos temporários e aquecer a economia. Este ano, estamos otimistas com um crescimento nas vendas em comparação com 2024. Os lojistas estão preparados, oferecendo variedade, qualidade e boas condições de pagamento para atender aos clientes”, afirma Tertulino Passos, presidente do Sindilojas Piauí.

A entidade também reforça a importância de prestigiar o comércio local. Segundo Tertulino, as compras feitas nas lojas piauienses contribuem diretamente para o fortalecimento da economia estadual e o desenvolvimento das comunidades.

Rafael Fonteles participa de encontro do BNDES com empresários piauienses nesta quinta (08)

O governador Rafael Fonteles participa, nesta quinta-feira (08), em Teresina, da abertura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Mais Perto de Você, que será realizado, a partir de 14h30, no Espaço de Eventos 1 do Teresina Shopping. O evento promove um ciclo de encontros gratuitos direcionados a micro, pequenas e médias empresas piauienses.

O objetivo do BNDS Mais Perto de Você é estreitar a relação com a iniciativa privada local para atuar de forma mais presente no desenvolvimento econômico do Estado.

Durante o evento, os representantes das empresas poderão ter acesso a informações sobre as principais linhas de financiamento do BNDES, o que inclui soluções para capital de giro, crédito para projetos de investimentos e aquisição de máquinas e equipamentos, entre outras. Além disso, serão repassadas informações sobre como obter garantia para os financiamentos.

De acordo com o BNDES, quase 50% dos recursos aprovados para operações de crédito em 2023 foram para micro, pequenas e médias empresas, totalizando R$ 107 bilhões, um incremento de 53% em relação a 2022.

Polícia Federal realiza operações no Piauí contra crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (7), as Operações Carcará 23 e 24 com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil, especialmente praticados na internet. As ações incluem a repressão à produção, armazenamento e compartilhamento de material ilegal, além do crime de estupro de vulnerável.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Corrente, no Piauí. Embora tratem de investigações distintas, ambas as operações estão relacionadas ao mesmo tipo de crime. Segundo a Polícia Federal, os alvos não possuem ligação entre si, mas poderão responder por delitos como produção, posse e compartilhamento de conteúdo de violência sexual contra crianças e adolescentes, além de estupro de vulnerável.

O principal objetivo das operações é identificar vítimas, interromper a circulação de conteúdo criminoso e responsabilizar os envolvidos, reforçando o compromisso da instituição no combate rigoroso a esse tipo de crime.

A Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis, destacando a importância de acompanhar a rotina virtual e física das crianças e adolescentes. O órgão reforça que a prevenção e o diálogo são ferramentas fundamentais para garantir a proteção dos menores contra abusos sexuais.

Prefeitura de Teresina propõe mudança na lei para regular fiação aérea, com foco inicial na zona Sudeste

A Prefeitura de Teresina deve encaminhar à Câmara Municipal uma proposta de alteração na legislação urbana com o objetivo de regulamentar a instalação e manutenção da fiação aérea na capital, com foco inicial na zona Sudeste. A iniciativa visa preencher lacunas da Lei Municipal nº 6.086/2024, que não define critérios claros para o mapeamento e controle dos cabos utilizados por operadoras de internet, telefonia e TV a cabo.

De acordo com o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste, Isaac Meneses, a medida atende à determinação do prefeito Silvio Mendes e surgiu a partir de um levantamento técnico feito em parceria com a Equatorial Piauí.

“Estamos intensificando esse trabalho. Infelizmente, temos dificuldade em identificar a origem das fiações. A atual legislação não determina como deve ser feito esse mapeamento. Após reunião com a Equatorial, identificamos que todas as empresas de fiação fazem cadastro na distribuidora. Com isso, estamos elaborando um estudo para alterar a lei municipal e facilitar a identificação dos responsáveis pelos cabos instalados nos postes da cidade”, explicou o superintendente.

O acúmulo desordenado de fios em bairros como Dirceu, Itararé, Redenção e Novo Horizonte motivou a adoção de ações imediatas pela SDU Sudeste. As empresas do setor já foram notificadas e deverão apresentar relatórios quinzenais detalhando os serviços executados e os locais de atuação.

A nova proposta legislativa prevê a criação de mecanismos legais para responsabilizar as prestadoras de serviços, exigir maior transparência nas instalações e aplicar sanções em caso de descumprimento. As penalidades incluem multa diária de R$ 500,00, além da possibilidade de suspensão do alvará de funcionamento em caso de reincidência.

“Se houver acúmulo irregular ou acidentes relacionados à fiação, as empresas serão notificadas para fazer o recolhimento. Caso não cumpram, será aplicada a multa diária. Se persistirem na irregularidade, poderão ter o alvará suspenso”, reforçou Meneses.

O projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara nas próximas semanas e, se aprovado, deverá impactar diretamente a paisagem urbana e a segurança da população.