A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Piauí (FICCO/PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Livro-Caixa, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas entre os estados do Piauí e Ceará.
Durante a ação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Parnaíba, Cocal e Luzilândia, no Piauí, e em Tianguá e Fortaleza, no Ceará. As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Parnaíba.
De acordo com as investigações, a operação teve início após a apreensão de documentos que revelaram a movimentação financeira de um grupo criminoso estruturado para a prática de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
As diligências realizadas nesta fase buscam aprofundar a coleta de provas sobre o funcionamento interno e o fluxo financeiro da organização.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Sobre a FICCO
A FICCO/PI é uma iniciativa de cooperação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pela Polícia Federal e composta por integrantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), além das Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí.
O principal objetivo da força-tarefa é fortalecer a integração entre os órgãos de segurança pública e intensificar o enfrentamento ao crime organizado em todo o estado.