A Rede de Saúde Mental de Teresina, composta por sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Residência Terapêutica, realizou ao todo 226.841 atendimentos durante o ano de 2023. Um aumento de 14% em relação a 2022, quando foram realizados 195.659 atendimentos.
Os Centros de Atenção Psicossocial são referência a tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.
Podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde.
O horário de funcionamento dos CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).
Já o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) é uma moradia inserida na comunidade, destinada a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuam suporte social e laços familiares e que viabilizem sua inserção social.
Rede de Saúde Mental de Teresina realizou mais de 200 mil atendimentos em 2023
Os Centros de Atenção Psicossocial são referência a tratamento para pessoas com sofrimento psíquico