A prefeitura de Parnaíba, através da secretaria municipal de Saúde, inicia nesta sexta-feira (03) a aplicação da “dose final” do ciclo vacinal contra a covid-19. Trata-se do imunizante bivalente, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes da ômicron.
Segundo o gerente municipal de Imunização da prefeitura de Parnaíba, o enfermeiro Charles Lima, nesta primeira fase, serão imunizadas as pessoas acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), pacientes imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Em seguida, serão imunizadas as pessoas com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência e população privada de liberdade. Ainda segundo Charles, o agendamento para receber a nova dose deve ser feito diretamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do cidadão. No entanto, o gerente afirma que o município receberá doses suficientes para este primeiro público contemplado.
Charles ressalta ainda que a dose bivalente tem como característica o “encerramento” do atual esquema vacinal, podendo ser aplicada em qualquer pessoa independente da quantidade de doses recebidas durante a primeira campanha de imunização.
“A dose da vacina bivalente encerra o ciclo, não sendo necessário a princípio qualquer outra dose do imunizante contra a covid-19, independente da quantidade de doses que a pessoa tenha tomado anteriormente” finaliza o gestor.
Fonte: Prefeitura de Parnaíba