Ao longo do mês de fevereiro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer promove a campanha “Fevereiro Verde”, dedicada à conscientização sobre o câncer de vesícula. Essa iniciativa visa alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse câncer que é considerado um dos mais letais.
O câncer de vesícula biliar é conhecido por ser muitas vezes silencioso em suas fases iniciais, o que significa que os sintomas podem ser mínimos ou inexistentes, manifestando-se apenas quando a doença já está em estágio avançado.
Quando os sintomas se manifestam, eles podem incluir dor abdominal, perda de peso inexplicada, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e fezes claras. No entanto, esses sinais geralmente aparecem quando o câncer já progrediu.
Um estudo feito pelo Global Cancer Observatory e pela International Agency for Research on Cancer (IARC – Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer), ambas entidades associadas à Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que o Câncer de Vesícula está entre os tipos de câncer mais perigosos.
Carmen Campelo, presidente da RFCC/PI, destaca que em casos como o câncer de vesícula, as medidas preventivas desempenham um papel crucial na chance de cura.
“Na luta contra o câncer, sabemos que a prevenção desempenha um papel crucial. Adotar práticas preventivas, como exames regulares e manter hábitos saudáveis, não apenas aumenta as chances de cura, mas também reduz o peso emocional associado ao diagnóstico tardio. Nossa missão na RFCC/PI é ser uma fonte de apoio, informação e orientação, incentivando todos a adotar práticas preventivas como um ato de autocuidado”, ressalta a presidente.