Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioSaúdeFarmacêutico: profissional que cuida dos pacientes na Farmácia do Povo

Farmacêutico: profissional que cuida dos pacientes na Farmácia do Povo

A rotina de dispensação de medicamentos aos pacientes na Farmácia do Povo é feita também por um profissional que cuida, o farmacêutico. O dia 20 de janeiro é dedicado a eles, data escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, em 1916 e que foi reconhecida em 2007, pelo Conselho Federal de Farmácia.

A Farmácia do Povo, que conta com 11 unidades, em Teresina e no interior, além de pontos descentralizados em hospitais e clínicas, são 28 profissionais que acompanham mais de 20 mil pacientes cadastrados. É um acompanhamento que vai além do diálogo, da interação e que escuta.

“No momento do atendimento, o farmacêutico verifica os anseios do paciente, no que tange ao seu uso adequado, todas as suas dúvidas são sanadas, além de verificar  uso adequado do medicamento, através de um diálogo direto com o paciente e as possíveis interações com outros medicamentos que o usuário venha a fazer concomitantemente a esses medicamentos que estão sendo recebidos na Farmácia do Povo”, afirma Joseana Leitão, farmacêutica clínica.

Ela cita como exemplos, pacientes diabéticos, que são verificados os exames de controle da glicemia, a quantidade administrada diariamente para evitar hipoglicemia. Pacientes com nanismo, “ensinamos como administrar o medicamento, qual área do corpo, a forma de aplicação para que a quantidade adequada chegue a corrente sanguínea e, consequentemente, o medicamento tenha a resposta terapêutica esperada”.

Ser farmacêutico, “é ser responsável por cuidar do paciente”. 

O farmacêutico também dá dicas sobre o armazenamento dos medicamentos para resultados eficazes no tratamento. “A guarda dos medicamentos em casa, que é um detalhe muito importante, faz toda a diferença na estabilidade química deste medicamento”, orienta Joseana.

Ao todo, são 28 profissionais que atuam em Teresina e nas 10 unidades no interior: Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí, Floriano e Corrente.

Mais de 20 mil pacientes são cadastrados na Farmácia do Povo. Ofertamos mais de 200 medicações, para o tratamento de cerca de 80 patologias.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News