Segunda-feira, Abril 22, 2024
InícioRegina Sousa discute alternativas para solucionar conflitos de terras em União

Regina Sousa discute alternativas para solucionar conflitos de terras em União

A governadora Regina Sousa discutiu nesta quarta-feira (13), em reunião no Palácio de Karnak, alternativas para solucionar conflitos de terras existentes no município de União. O impasse envolve áreas ocupadas por agricultores familiares e moradores que se sentem ameaçados de despejo devido a insegurança jurídica da propriedade do imóvel.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União indicou três áreas de maior preocupação que são os povoados Tranqueira, Descoberta e Mundo Novo, onde, segundo a entidade, vivem quase 2 mil famílias.

“Ter a terra é como tirar um registro de nascimento. A pessoa conseguindo o título da terra para trabalhar e alimentar sua família, vai ser um momento de muita grandeza”, declarou Fátima Nery, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União.

Órgãos do governo envolvidos nas questões fundiárias apresentaram os últimos levantamentos e providências adotadas nas áreas indicadas. Regina Sousa determinou ao Interpi e à Procuradoria do Estado que iniciem os procedimentos para a desapropriação.

“Queremos negociar com os donos para comprar a terra deles. O processo na Justiça não anda. Queremos poder entregar esta terra onde as pessoas vivem há tantos anos, mas fica sempre alguém dizendo pra sair, dizendo que é dono” pontuou Regina Sousa.

Os próximos passos para tentar resolver o litígio são a avaliação das áreas e acerto de valores com os proprietários. Estiveram representados na reunião o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Governo (Segov), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União e lideranças da cidade.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News