Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioDeputados abordam cirurgia pediátrica, animais em situação de rua e visitas a...

Deputados abordam cirurgia pediátrica, animais em situação de rua e visitas a municípios

Na sessão plenária desta quarta-feira (08), os deputados estaduais abordaram vários temas para falar no tempo destinado aos pequenos avisos. Os temas vão de visita aos municípios do Piauí, a não realização de cirurgias cardiológicas em recém nascidos no Estado e a visita à municípios.

A deputada Teresa Britto (PV) usou a tribuna para registrar uma reunião que teve com a cardiologista pediátrica Nathália Vale sobre a situação dos bebês que nascem com cardiopatias congênitas no Piauí. Segundo a parlamentar, os bebês com menos de 5 kg precisam ser transferidos para outros Estados para realizar cirurgias cardiológicas porque o Piauí não realiza. “Quero encampar esta causa aqui no Piauí e na Assembleia Legislativa. Os bebês que nascem no Piauí precisam esperar meses até terem peso suficiente para realizarem a cirurgia e quando precisam de urgência, tem que ser transferidos para outros estados. Isso é um absurdo, precisamos que esse procedimento seja feito aqui no Piauí evitando o sofrimento dessas famílias e a mortalidade de muitas crianças. Quero agradecer a confiança desses profissionais que nos procuraram e dizer que vamos lutar por esta causa”, disse a deputada Teresa Britto. 

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) pediu sensibilidade do Poder Público e das pessoas com relação à situação dos animais de rua. O parlamentar é autor da Lei 7533/2021 que cria o Banco de Ração e Utensílios para animais carentes no Estado e cobrou do Governo a aplicabilidade da Lei. “Andando pelas ruas das nossas cidades, temos observado muitos animais abandonados e nós temos que ser sensíveis com a questão dos animais também. Vejo o brilhante trabalho que algumas ONGs realizam, acolhendo esses animais, mas nós precisamos que o Governo do Estado implemente a nossa Lei, vendo o local e criando o Banco de Rações do Estado”, disse. O parlamentar disse ainda que apresentará na ALEPI um Indicativo de Projeto de Lei para incentivar as empresas a doarem rações com desconto em impostos estaduais e um Indicativo de Projeto de Lei que cria a bolsa protetor, para pessoas que cuidam de animais de rua. 

Já o deputado Henrique Pires (MDB) registrou o primeiro encontro realizado no estado pela Associação dos Juízes Federais da 1º região. “Tivemos juízes federais de pelo menos 10 estados aqui no Piauí e quero parabenizar a entidade pela organização. Paralelo a isso, que pedir à diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que veja o que está acontecendo com os contratos de manutenção da estrada que vai para Parnaíba. Eu nunca vi essa situação, não só na quantidade de buracos quanto de animais nas BRs do Piauí”, disse o deputado. 



Laryssa Saldanha – Edição: Katya D’Angelles 

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News