Domingo, Julho 21, 2024
InícioNotíciasSecretaria de Cultura vai reformar Casa do Canela, em Oeiras

Secretaria de Cultura vai reformar Casa do Canela, em Oeiras

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PI) vai reformar a Casa de Fazenda do Canela, localizada em Oeiras. O local terá um memorial que focará na figura do vaqueiro, além de ter um espaço destinado para homenagear o poeta Nogueira Tapety (1890-1918). O imóvel é tombado pelo Estado do Piauí desde 1981 e faz parte do Conjunto Histórico e Paisagístico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Casa contará também com a construção de um restaurante anexo, voltado para garantir a sustentabilidade financeira para a manutenção do local. A primeira etapa da reforma está orçada em R$ 2.057.595,79 e a liberação do recurso foi assinada, na última segunda-feira (16), em contrato firmado entre a União, por intermédio do Ministério do Turismo, representada pela Caixa Econômica Federal e a Secult-PI.

O recurso foi disponibilizado por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, para o orçamento de 2022. A execução da obra contará ainda com a parceria da Fundação Nogueira Tapety (FNT). O projeto arquitetônico da reforma será de responsabilidade do arquiteto Olavo Pereira, especializado em patrimônio histórico.

A Casa de Fazenda do Canela, conhecida como a Casa do Canela, é datada de, aproximadamente, 1880 e era de propriedade de um Luiz, de apelido Luiz Canela de Ferro por causa de sua profissão de entregador, na qual sempre transportava as malas postais nas costas e fazia todos os trajetos a pé.

De Luiz Canela de Ferro, o nome da Fazenda é, hoje, o do bairro – Canela. No século XX, o imóvel foi adquirido por Antônio Nogueira Tapety, que estabeleceu no local uma de suas fazendas de gado. Na Casa Grande da Casa do Canela viveu seus últimos dias o poeta Nogueira Tapety (1890-1918), que no local escreveu grande parte de seus sonetos. O poeta faleceu no Canela em janeiro de 1918.

O espaço recebeu, em toda sua história, duas únicas reformas, uma no final do século XIX e a outra na década de 1960. A Casa do Canela aguarda agora a abertura do Processo Licitatório para início das obras de restauração e requalificação.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News