Sexta-feira, Setembro 26, 2025
36.8 C
Teresina

Receita entrega para a PF estojo de joias de R$ 16 milhões que seria presenteado a Michelle Bolsonaro

A Receita Federal em Guarulhos (SP) entregou à Polícia Federal em São Paulo a caixa de joias que estava retida no local desde que foram apreendidas dentro da mala de um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em 2021.

Funcionário da Receita Federal mostra joias sauditas supostamente direcionadas à Michelle Bolsonaro que foram apreendidas no aeroporto de Guarulhos
14/03/2023REUTERS/Amanda Perobelli

As joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões, seriam um presente da Arábia Saudita para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro, mas não foram declaradas à Receita e, por isso, foram apreendidas.

Fontes da Receita Federal informaram que a entrega foi feita na semana passada e agora os policiais vão periciar os objetos. Após a análise, um laudo será produzido com a descrição dos bens e comprovação da qualidade das pedras preciosas. A PF investiga a origem das joias e se elas têm relação com o escândalo.

Nesta quarta-feira (5), o ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento na Polícia Federal sobre o caso. A suspeita é que a família Bolsonaro tentou liberar o estojo de joias sem pagar imposto ou mesmo declarar que os objetos teriam como fim o acervo público da Presidência da República.

Além de Bolsonaro, outras pessoas ligadas à família também são investigadas, como o ex-secretário da Receita Federal Júlio César Vieira Gomes, que também prestou depoimento nesta quarta-feira. Ainda não se sabe se haverá mais depoimentos.

Para a investigação, é importante saber se as joias foram um presente ou uma propina, e se há outras pessoas envolvidas. O Ministério Público Federal já havia pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizasse a abertura de um inquérito para investigar a origem das joias.

Related Articles