Segunda-feira, Novembro 25, 2024
30.8 C
Teresina

Piauí lança programa de incentivo para 400 startups locais

A Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) lançou, neste sábado (04) no Palácio de Karnak, o Programa de Aceleração da Startup Piauí. O objetivo principal do programa é selecionar novas empresas com produtos, processos e/ou serviços de base tecnológica e oferecer suporte para que elas consigam se desenvolver, conquistar clientes e crescer de forma sustentável, gerando novos negócios e, consequentemente, novos empregos e renda.

De acordo com Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, o edital oferece 400 vagas e deve atender várias áreas. “Focado nas diretrizes de fazer o estado do Piauí mais tecnológico, estamos lançando esse edital com 12 meses de consultoria para empresas de diferentes setores, que começou com o foco em saúde, mas acabou transbordando para outros que são agro, educação, segurança e finanças. São ações tecnológicas que vão gerar melhorias para todo o Estado”, explicou.

O governador Rafael Fonteles destacou que são investimentos em educação e tecnologia que vão ajudar a colocar o Piauí no mapa brasileiro como um estado inovador e que vai fomentar a economia local. “Nós vamos dar toda a consultoria bebendo na fonte do MIT, que é a referência mundial em inovação, em pesquisa no âmbito acadêmico, mas que em Massachusetts está no meio de um ecossistema de inovação com as universidades, governo, startups e os financiadores, sendo vários os tipos de investidores. São pequenas empresas que serão preparadas e em breve quando o mercado virar, estarão preparadas para atender, crescer e gerar renda para o Estado”, disse o gestor.

As empresas serão selecionadas com base em alguns critérios, como grau de inovação, aplicabilidade, estágio de mercado, equipe multidisciplinar e tecnologia, entre outros. Para o governador, estimular a inciativa privada a caminhar junto com o governo é de suma importância para o desenvolvimento. “Temos que estimular o privado a competir pra aperfeiçoar, pois não seria possível criar um programa desse sem a competição própria do mundo coorporativo. É governo e iniciativa privada trabalhando junto para discutir as grandes questões do país. Aqui já temos a vocação da educação, tecnologia, agro e ambiental e precisamos transformar o estado em Piauí Tech, Agro e Verde”, destacou o governador.

As empresas escolhidas terão o apoio da Investe Piauí, que vai prestar consultoria e orientações em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações; assessoria de comunicação e imprensa; acesso a rede de contatos e investidores; realização de palestras, treinamentos e eventos sobre gestão empresarial e temas correlatos a inovação e empreendedorismo; infraestrutura para uso compartilhado. “É crescer, desenvolver, melhorar a competitividade, aumentar sua sustentabilidade dessas empresas preparando-as para chegar forte no mercado”, finalizou o governador Rafael Fonteles.

Related Articles