Domingo, Abril 21, 2024
InícioNotíciasMaria Marighella toma posse como presidenta da Funarte

Maria Marighella toma posse como presidenta da Funarte

A nova presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, tomou posse na noite desta quinta-feira (2) na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro.

Maria Marighella toma posse como presidenta da Funarte — Foto: Reprodução/TV Brasil

Em seu discurso, Marighella ressaltou a importância da política pública como disseminadora da cultura para os públicos que nem sempre têm acesso a esse direito. A Funarte tem como missão o desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo, entre outras.

“Nós estamos aqui para fazer política pública, porque arte e cultura estão em toda parte, o que não chega muitas vezes é a política pública. Cultura é um direito, um direito previsto na constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, acrescentou.

Ela ainda lembrou as dificuldades enfrentadas pelos artistas durante a pandemia “em um contexto político de país muito devastador” e a criação das leis Aldir Blanc, Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, de incentivo à cultura.

Maria Marighella é vereadora de Salvador, atriz e produtora cultural. Neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella, ela foi nomeada presidenta da Funarte pela Portaria da Casa Civil nº 1506, do dia 6 de fevereiro, publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de fevereiro.

Estiveram na posse a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a primeira-dama, Jana da Silva e a ministra substituta das comunicações, Sonia Faustino, entre outras autoridades.

Fonte: G1 Rio

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News