Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioNotíciasEscola e ortopedistas realizam ação para alertar sobre o peso da mochila...

Escola e ortopedistas realizam ação para alertar sobre o peso da mochila escolar

Com o retorno das atividades escolares, muitos pais e estudantes ficam em dúvida na hora de escolher o modelo de mochila escolar que nao afete a coluna das crianças e adolescentes. Pensando nessa situação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), realizou ação promovendo a campanha de orientação para o uso adequado da mochila pelos estudantes.

Foto: Seduc

Os alunos da Unidade Escolar Severiano Sousa, localizada no bairro Acarape, zona norte de Teresina, acompanharam atentos às orientações dos médicos ortopedistas quanto ao peso do material escolar durante o trajeto entre a casa e a escola.

Para os mais de 298  estudantes matriculados no ensino fundamental e médio, a atividade faz parte da Semana Presente 2023, que teve início, nessa segunda-feira (6), e segue até o dia 10 de fevereiro em todas as unidades de ensino, conforme explica a gestora escolar Mayra de Cássia de Lima Carvalho.

“A nossa Semana Presente, momento em que o aluno conhece o funcionamento da escola e as atividades futuras, contou com a parceria dos médicos ortopedistas da SBOT. Foi uma palestra proveitosa para alertar sobre o uso da mochila e, assim, evitar danos à coluna dos estudantes. Acredito que todos terão maior consciência sobre o peso demasiado e farão o uso de todo o  material na forma correta”, enfatizou a gestora.

Fonte: Seduc

Marcelo Barbosa Ribeiro, presidente da SBOT no Piauí, e Frederico Araújo, delegado regional da SBOT-PI, demonstraram preocupação com o uso das mochilas escolares, em razão dos casos de deformidades da coluna ocasionadas por excesso de peso nas costas.

“O objetivo é orientar aos estudantes sobre o uso correto das mochilas. Existe um peso ideal para o uso da mochila nas costas, que é de cerca de 10% do peso do estudante. Se esse aluno tiver 50 quilos, a mochila não pode ultrapassar 5 quilos. A posição também deve ser correta. Ela tem que ficar 5 centímetros acima do nível da cintura e, assim, pode-se evitar muitas doenças”, explicou o ortopedista Marcelo Ribeiro.

O médico ortopedista Frederico Araújo alertou para as queixas de dores quanto ao uso e no transporte do material escolar. “Outras consequências estão relacionadas principalmente à postura. Então, ao longo do tempo, esses alunos podem adquirir vícios posturais relacionados a essa sobrecarga de peso e uso inadequado da mochila, podendo apresentar dorso curvo postural, escolioses posturais que podem levar manifestações alterações estéticas, além do problema de dor”, comentou o diretor regional da SBOT.

A Semana Presente marca as atividades em âmbito escolar e das Gerências Regionais de Educação (GREs) quanto à abertura oficial do ano letivo nas escolas públicas estaduais do Piauí. Segundo Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, todas as escolas fazem o acolhimento dos estudantes com atividades neste início letivo.

“Foi oferecido um cardápio de atividades pedagógicas para as unidades de ensino, olhando tanto para o acolhimento como para a questão socioemocional na Semana Presente. Aqui na Unidade Escolar Severiano Sousa houve a parceria com a SBOT no intuito de orientar os estudantes quanto ao uso das mochilas, então, temos uma semana produtiva e repleta de atividades criativas das escolas”, relatou a gestora.

Fonte: Seduc

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News