Domingo, Abril 21, 2024
InícioMancheteWellington Dias se reúne com Rafael e articula vinda de Lula ao...

Wellington Dias se reúne com Rafael e articula vinda de Lula ao Piauí

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), foi recebido nesta sexta-feira, 13 de janeiro, pelo governador Rafael Fonteles e a secretária de Assistência Social Regina Sousa, no Palácio de Karnak.

Na coletiva, o ministro disse que acertou uma agenda com três pontos importantes. Primeiro, de acordo com o ministro, o presidente Lula deve fazer um novo encontro com todos os governadores para uma pactuação das prioridades dos estados do ponto de vista estratégico. Ele quer que Lula venha ao Piauí nas agendas iniciais. “O presidente quer visitar os Estados e fazer com o Piauí entre nas primeiras agendas”. 

Na agenda, o Governo Federal visa retomar obras paralisadas e concluir as que estão em andamento.

Essa reunião foi preparatória nessa direção. Do ponto de vista social, o ministro acertou as prioridades e anunciou encontro de equipes do ministério com a área social do Piauí“. O ministro fez uma apresentação das prioridades. 

“Destaco os pontos que vamos trabalhar a partir de agora. Primeiro, cadastro único e neste mês ter todo o piloto que vai garantir a pactuação do governo federal, estados e municípios com as entidades. O objetivo  é garantir as condições de trabalhar a atualização  do cadastro a partir de fevereiro, fazer a vista ativa de quem passa fome e necessidade e do outro lado, a medida que o cadastro é atualizado, vamos encontrar quem não tem direito fazer providências para desligamento para que possamos ter a implantação com segurança do novo Bolsa Família que já vamos iniciar pagamentos a partir do mês de março com aqueles que estão aprovados e cadastrados no programa”, disse.

Wellington Dias também falou do programa de habilitação do ministério com foco na área vinculado ao Cadastro Único e que não tem habitação e neste programa vai trabalhar também a habitação rural integrada com ministério das cidades e retomar o Programa Minha Casa Minha Vida.

O ministro destacou o programa de segurança alimentar com modelagem de apoio para restaurante popular, cozinha solidária, programa do banco de alimentos e destacou ainda o cartão social e o luz para todos, água para todos, documentação.

Rafael diz torcer para que a primeira agenda de Lula seja no Piauí

governador Rafael Fonteles  falou que Wellington Dias está no ministério pela experiência que comandou o Piauí no combate à fome e à redução da extrema pobreza.  Rafael falou da agenda que esteve com o vice-presidente Geraldo Alckmin que é ministro da Indústria e Comércio e Wellington colocou de forma espontânea o quadro do IBGE das cidades mais ricas e pobres do Brasil do Brasil e constatou que o Piauí não tem nenhum município dentre as 50 mais pobres do Brasil em 2022 e em 2002 era quase a metade.

“O Piauí tem experiência e devemos muito a experiência do governador Wellington Dias.  Então esse trabalho de WD pesou na escolha de Lula e que reforço que o Piauí em sua gestão quer continuar sendo referência na redução da extrema pobreza, observando a diretriz do ministério, que além de enviar o Bolsa Família, atualizar o cadastro único para incluir quem está fora e excluir quem recebe indevidamente.  Além disso tem vários programas de inclusão socioeconômica dessas famílias , com foco na habitação e dentre tantos outros programas relacionados com a dignidade que as famílias brasileiras precisam ter.  Então o Palácio de Karnak estará sempre de portas abertas e queremos que o ministério tenha sala reservada para que os técnicos do Piauí possam construir junto com equipe do ministério a melhor experiência para o Brasil”, disse. 

O governador afimou que o Piauí está pronto para receber todo programa desenhado e iniciado pelo ministério do Desenvolvimento Social em todas as áreas e fases da vida.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News