Política Estadual irá fomentar pesquisas, qualificação profissional e tecnologias voltadas ao hidrogênio verde no Piauí

A lei nº 8.515, que institui a política, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10).

Reprodução

O governador Rafael Fonteles sancionou lei que cria a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde (H₂V). O objetivo da política é fomentar a pesquisa científico-tecnológica, qualificação profissional e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o setor de produção de H₂V.

A política irá incentivar a realização de pesquisas e estudos sobre a cadeia produtiva do H₂V, além de promover a qualificação nesta área dos estudantes piauienses, especialmente nos níveis médio, técnico e superior. De forma geral, a política irá atuar na qualificação de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Ela busca, especialmente, contribuir com a redução das emissões dos gases de efeito estufa e mitigação dos efeitos da mudança do clima advindos da cadeia produtiva do H₂V, bem como a redução de seus respectivos custos, buscando efeitos positivos nos âmbitos sociais, econômicos, ambientais e de saúde, potencializando as vantagens resultantes da implantação do mercado de H₂V. 

Outra prioridade da política é a busca por parcerias para o fortalecimento e oferta de cursos em nível técnico e superior voltados para áreas associadas à produção, processamento e utilização de H₂V, impulsionando a atuação dos centros de ensino técnicos, faculdades e universidades.

A lei nº 8.515, que cria a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde, foi publicada, ontem quinta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, e já se encontra em pleno vigor. A lei sancionada é de autoria do deputado estadual Rubens Vieira.