Terça-feira, Setembro 9, 2025
24.8 C
Teresina

Laudo confirma saúde mental de acusado de matar família envenenada em Parnaíba

A Justiça decidiu que Francisco de Assis Pereira Costa, acusado de envenenar sete pessoas da mesma família em Parnaíba, litoral do Piauí, está apto a responder pelos crimes. Laudo pericial apontou que o réu possui plena saúde mental, sem impedimentos para participar do processo.

O exame foi realizado no dia 12 de agosto, no Instituto de Medicina Legal (IML), em Teresina. Esse tipo de avaliação é feito quando há dúvidas sobre a capacidade do acusado de compreender o caráter ilícito de seus atos. Além de Francisco, familiares também prestaram depoimento, entre eles Maria dos Aflitos da Silva, companheira do réu e também acusada de participação nos crimes.

A decisão, assinada pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba nesta segunda-feira (1º), determinou o prosseguimento da ação penal. O incidente de sanidade mental foi anexado aos autos principais, e o processo seguirá normalmente.

“O laudo técnico juntado aos autos foi categórico ao atestar a higidez mental do réu, concluindo pela plena capacidade de autodeterminação e compreensão do caráter ilícito do fato”, diz o documento.


Envenenamentos

Francisco de Assis e Maria dos Aflitos respondem por envenenar oito pessoas e tentar matar outras três. As vítimas foram intoxicadas com terbufós, substância semelhante ao “chumbinho”, que era misturada aos alimentos.

Os crimes aconteceram entre agosto de 2024 e janeiro de 2025. O casal foi preso no início deste ano e segue detido em Teresina, aguardando julgamento. A audiência de instrução e julgamento, inicialmente marcada para 30 de julho, foi adiada para 5 de setembro.


Os crimes

Francisco é acusado pela morte de duas crianças envenenadas em agosto de 2024, após ingerirem suco contaminado, e de mais vítimas intoxicadas em 1º de janeiro, depois de consumirem arroz misturado à substância tóxica.

Já Maria dos Aflitos deverá responder ainda pela morte de Maria Jocilene, registrada após a prisão de Francisco, o que aumenta a gravidade das acusações contra ela.

Related Articles