A posse dos 30 novos deputados estaduais para a 20a Legislatura da Assembleia Legislativa, que ocorreu nesta quarta-feira(01) durante sessão especial, foi marcado por pronunciamentos de parlamentares das bancadas do Governo e da oposição em defesa do diálogo e da harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), abriu os trabalhos convidando os deputados Hélio Isaías (PT), João Madison (MDB) e Bárbara do Firmino (Progressistas) para conduzirem ao plenário o governador Rafael Fonteles, o vice-governador Themístocles Filhos e outros convidados que se encontravam no gabinete da Presidência.
Além do governador e do vice-governador, Franzé Silva convidou para a mesa de honra, dentre outros, o desembargador Aderson Nogueira, representando o Tribunal de Justiça do Estado, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, o conselheiro Severo Eulalio, representando o Tribunal de Contas do Estado, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Piauí (OAB-PI), Celso Barros Neto.
Após a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Piauí, o deputado Wilson Brandão (Progressistas), decano do Poder Legislativo, proclamou os nomes dos empossandos, dentre eles, quatro mulheres, as deputadas Bárbara do Firmino, Janaína Marques (PT), Gracinha Moraes Sousa (Progressistas) e Ana Paula (MDB).
Os deputados recém empossados prestaram compromisso solene depois do presidente Franzé Silva fazer a leitura do juramento de cumprir a Constituição Estadual e de trabalhar pelo desenvolvimento do Piauí e de uma sociedade justa, fraterna e democrática.
O deputado Marden Menezes (Progressistas) fez a chamada nominal de cada deputado para afirmar da tribuna a frase “assim o prometo” e o presidente Franzé Silva proclamou a posse de todos os eleitos em 2022. Vários deputados agradeceram a Deus, aos familiares e aos eleitores e houve até pedidos feitos ao governador pela deputada Gracinha Moraes Souza em favor do povo de Parnaíba e de todo o Estado.
PRONUNCIAMENTOS – O deputado Fábio Novo (PT), que discursou em nome da bancada do seu partido, enalteceu a eleição do primeiro negro presidente da Assembleia, o petista Franzé Silva, e disse que é importante que governistas e oposicionistas dialoguem pelo bem da população do Estado, afirmando que “o Piauí é o partido maior que nos une”.
O deputado João Madison, que discursou em nome da bancada do MDB, disse que o Legislativo é um lugar de diálogo e entendimento, frisando que espera que os presidentes Franzé Silva e Severo Eulálio (MDB) realizem uma grande administração à frente da Assembleia Legislativa porque continuará havendo harmonia entre os Poderes piauienses.
Em seguida, o deputado Wilson Brandão discursou em nome da bancada do Progressistas, que faz oposição na Casa. Ele defendeu a manutenção da harmonia e do equilíbrio entre os Poderes, assinalando que os parlamentares oposicionistas estão dispostos a contribuir com a administração do governador Rafael Fonteles em favor do desenvolvimento do Piauí.
O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) disse que continuará trabalhando em defesa das minorias e no combate à fome e às desigualdades sociais. Como os parlamentares que tinham discursado antes deles, Evaldo Gomes enalteceu os deputados Franzé Silva, por sua eleição para presidir a Assembleia Legislativa, e o ex-presidente Themístocles Filho pelas realizações que empreendeu durante a sua gestão à frente do Poder Legislativo.
DIÁLOGO – O governador Rafael Fonteles, que, também, discursou na solenidade de posse, parabenizou os 30 novos parlamentares e disse que vai governar ouvindo a todos, bem como os movimentos sociais e sindicais. Ele afirmou que espera que a oposição faça um debate de alto nível e que zelará pela harmonia entre os Poderes.
Rafael Fonteles confirmou que seis suplentes assumirão as vagas dos titulares no parlamento e destacou a importância do entendimento entre as bancadas governistas para eleição de Franzé Silva e Severo Eulálio para a presidência da Assembleia Legislativa.
“Estou feliz em ver que o PT presidirá esta Casa e que foi garantida a eleição do Severo para o segundo biênio”, declarou Rafael Fonteles, que respondeu à deputada Gracinha Moraes Souza que vai trabalhar tanto pelos parnaibanos como por todos os piauienses. A posse foi encerrada com a execução do Hino do Piauí pela banda de música da PMPI e, em seguida, ocorreu a eleição da Mesa Diretora para os biênios 2023-2024 e 2025-2026.