A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), promoveu uma ação social no Parque Ambiental da Macaúba, zona Sul da capital, para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste domingo (02/04). O evento contou com a participação do prefeito Dr. Pessoa e do secretário de Meio Ambiente, Luis André, além de autoridades e parceiros.
A iniciativa teve como objetivo levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de oferecer serviços de saúde, educação e lazer para crianças e suas famílias. Dentre os serviços disponíveis, estavam testes de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, orientação jurídica, orientação parental e atividades lúdicas.
O evento contou com a participação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid-PI), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Associação de Amigos dos Autistas (Ama-PI), Centro de Ensino Técnico (CTEC) e Uninassau Teresina.
O secretário Luís André enfatizou a iniciativa da Prefeitura em revitalizar os parques ambientais da cidade e estender ações não só de lazer, mas também de serviço social, aos demais parques. O coordenador do Parque da Macaúba, Edvaldo Vilanova, destacou a importância do evento como um alerta para os pais, no que diz respeito ao diagnóstico do autismo.
O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, mas terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. A ação da Prefeitura de Teresina teve como objetivo sensibilizar a população para a importância da inclusão e do cuidado com as pessoas com autismo.