Quinta-feira, Julho 25, 2024
InícioGeralOAB-PI realiza homenagem à Esperança Garcia com ministra Margareth Menezes

OAB-PI realiza homenagem à Esperança Garcia com ministra Margareth Menezes

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniram-se para tratar sobre o evento de recebimento do busto da primeira Advogada do Brasil, Esperança Garcia. A cerimônia acontece no dia 7 de março, às 11h, na sede da OAB-PI e contará com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

OAB-PI realiza homenagem à Esperança Garcia em solenidade com ministra Margareth Menezes – Foto: Ascom

O busto será doado pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura. Para o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, o busto é uma homenagem do Piauí para o Brasil.

“O símbolo do protagonismo da primeira Advogada do Brasil será instalado não só na Seccional, mas também na sede do Conselho Federal, em Brasília. A obra tem um grande valor para a história do Direito”, pontuou o Presidente.

O diretor-tesoureiro, Marcus Nogueira, ressalta a importância de eternizar e enfatizar a memória de Esperança Garcia, sobretudo, na luta por direitos das mulheres e dos negros.

“O busto de Esperança Garcia é uma forma de reconhecer uma luta árdua, exemplar, que continua viva nas novas gerações. Esperança viveu no século XVIII e batalhou por direitos que deram início à busca por igualdade racial e paridade de gênero. Valores estes defendidos com muito esmero pela nossa casa, que terá a honra de receber uma representação física da figura da primeira mulher Advogada do Brasil”, disse.

RECONHECIMENTO

O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, ressaltou a importância do trabalho em parceria. “É um grande reconhecimento do Governo do Estado em conjunto com a Secretaria de Cultura e uma honra da OAB nacional de ter identificado e reconhecido a esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil”, frisou.

Ministra da Cultura, Margareth Menezes – Foto: Reprodução

Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB, reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil. Símbolo de resistência, Esperança lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi percebida logo cedo, quando, escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam.

Fonte: Portal Meio Norte

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News