Sexta-feira, Outubro 17, 2025
32.8 C
Teresina

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, anuncia destinação de R$ 20 milhões para o Piauí

Foto: Wanderson Melo

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda nesta terça-feira, 07, no Piauí. Aqui ela participou de uma homenagem a Esperança Garcia, ex-escrava, reconhecida como a primeira advogada do Brasil. 

O evento aconteceu no dia 07 de março, às 10h30min, na sede da OAB-PI, Centro de Teresina. A ministra esteve acompanhada do governador Rafael Fonteles (PT).

Em entrevista coletiva à imprensa, Margareth anunciou a destinação de R$ 20 milhões ao Piauí através da Lei Paulo Gustavo.

A lei foi aprovada em junho de 2022 com o objetivo de amenizar os impactos sofridos pelo setor da Cultura no país em decorrência da pandemia da Covid-19. 

No evento de hoje, a Ordem dos Advogados Seccional Piauí recebeu um busto de Esperança Garcia. O objeto foi doado pelo Governo do Piauí através da Secretaria de Estado da Cultura. 

“Ontem nós tivemos nosso primeiro seminário interno para amadurecer as pautas de como vamos fazer para, principalmente, executar as ações do Ministério assim como também outras ações e retomada de algumas instituições, voltando a ativa. Eu me sinto honrada de ter recebido esse convite do presidente Lula, pela sensibilidade onde ele me vê como representativa, mulher negra, artista com 35 anos de carreira e também podendo levar pro Ministério um pouco da realidade verdadeira da vida do setor de agente cultura, então precisamos sim potencializar, então precisamos estravar o Ministério da Cultura”, disse a ministra em pronunciamento.

RECONHECIMENTO

Em novembro de 2022 o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil. Símbolo de resistência, Esperança lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam.

Fonte: Wanderson Melo

Related Articles