Sexta-feira, Novembro 22, 2024
27.8 C
Teresina

Governo intensifica ações em prol da segurança e autonomia das mulheres 

Nos primeiros 100 dias de gestão do governador Rafael Fonteles, a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) do Piauí tem intensificado ações e projetos em prol da segurança da mulher e empoderamento feminino. O objetivo é enfrentar a cultura de inferiorização das mulheres, reduzir o número de feminicídios e fomentar a inclusão no mercado de trabalho para que possam romper qualquer ciclo de violência.

Foto: Reprodução

A campanha “Só se eu quiser… #NãoéNão” conseguiu abarcar 23 municípios, atingindo 50 mil pessoas. O projeto Teia de Direitos, que visa fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, foi realizado em 87 municípios, com a participação de 1.635 profissionais. Além disso, foi lançado o projeto Elas Empreendem, que oferece formação profissional empreendedora para mulheres em situação de vulnerabilidade, capacitando 270 mulheres em 2023.

A Sempi também lançou o protocolo “Ei Mermã, Não se Cale” em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para aumentar a segurança das mulheres no estado. O instrumento estabelece formas de atuação, prevenção e atendimento a mulheres em situação de violência. Foi lançada ainda a Central de Atendimento Ei Mermã, Não se Cale!, disponível 24h, que oferece atendimento psicossocial por meio do número 0800 000 1673.

Em relação à autonomia econômica e financeira para as mulheres, foi desenvolvido o projeto “Elas Empreendem”, que oferece formação profissional em empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou que já sofreram violência doméstica. Foram disponibilizados nove cursos na área do empreendedorismo, em sete municípios.

O governo também lançou o Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, com o objetivo de difundir novas concepções na gestão organizacional, combatendo as discriminações e desigualdades de gênero, raça e diversidade praticadas no ambiente de trabalho.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca que as ações desenvolvidas nesses 100 dias de governo estão alinhadas com o plano de governo de Rafael Fonteles. A meta principal é reduzir e erradicar a violência contra as mulheres no estado, levando políticas públicas para diversas áreas e promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Related Articles