Sexta-feira, Outubro 17, 2025
32.8 C
Teresina

Asteroide gigante se aproxima da Terra, mas não representa risco de impacto, diz Nasa

Nasa anunciou que um novo asteroide gigante, chamado 2023 FM, se aproxima da Terra nesta quinta-feira (6). Embora a rocha seja tão grande quanto 90 elefantes e tão alta quanto o edifício Gherkin em Londres, ela não apresenta qualquer risco de impacto. 

Foto: Reprodução – NASA

De acordo com os cientistas, o asteroide viaja a uma velocidade impressionante de 54 mil km/h, mas passará a cerca de 3 milhões de km da superfície terrestre, o que é considerado uma distância “próxima” em escalas espaciais. O meteoro foi descoberto somente em março deste ano e sua órbita elíptica foi determinada no último domingo (2).

Vale ressaltar que outro asteroide, o 2023 FN13, também se aproxima da Terra em abril, porém a uma distância menor em comparação ao 2023 FM. O asteroide menor se movimenta a uma velocidade relativamente mais lenta, de 16,2 mil km/h, e deve passar a 1 milhão de km da superfície terrestre no final deste mês.

Apesar do tamanho colossal do 2023 FM, os cientistas afirmam que não há motivos para pânico, já que o objeto não representa nenhuma ameaça para a Terra. A Nasa segue monitorando constantemente asteroides e outros corpos celestes que se aproximam do nosso planeta, visando prevenir qualquer possível impacto.

Related Articles