Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioEsportesEmoção marca encerramento do 36º Rally Piocerá para carros, UTVs e quadriciclos

Emoção marca encerramento do 36º Rally Piocerá para carros, UTVs e quadriciclos

Chegou ao fim a 36ª edição do Rally Piocerá. Na edição 2023 da tradicional prova do off-road nacional, os pilotos de carros, UTVs e quadriciclos percorreram cerca de 1.000 km pela Rota das Emoções, roteiro turístico que reúne os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

A acirrada competição saiu de Barreirinhas (MA), seguiu por Parnaíba (PI),  Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e finalizou na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE). O quarto e último dia contou com a coroação dos vencedores da competição, que abre o calendário anual do off-road brasileiro.

Nos carros 4×4, os vencedores foram na categoria Master, a dupla Fábio Ruediger e Luis Felipe Eckel;  na Graduado venceram Antonio Ribeiro Filho e Lucca Ribeiro; na Turismo os campeões foram Carlos de Morais e José Justo; e na Open os ganhadores foram Elias Neto e Daniel Ximenes.

Líderes durante os quatro dias de competição, Fábio Ruediger e Luis Felipe Eckel fecharam a prova com 160 pontos. “Isso é uma grande conquista. Tenho 17 participações no Piocerá, desde 2007, e ganhar na Master é chegar ao topo”, afirma o piloto baiano Ruediger. Na Graduado, o estreante em pódios, o navegador Lucca Ribeiro foi outro a comemorar. “É uma sensação muito boa. Primeira vez que participo e espero voltar”, ressalta.

Já na categoria Turismo, a emoção marcou a comemoração dos parceiros Carlos de Morais e José Justo após receberem o troféu. “Muita superação do cansaço mental e físico. Tínhamos que estar nos motivando sempre para  vencer. Foi uma prova longa, com quatro dias seguidos, e chegar ao final consagrado no primeiro lugar é bom demais”, diz Carlos.

A dupla vencedora do Open, Elias Neto e Daniel Ximenes destacou a insistência como principal elemento para a vitória. “São seis anos de Piocerá, lutando para chegar nesse momento. Desde o começo da prova estamos sentindo essa emoção. A gente sabe que é muito difícil a competição, que puxa muito do piloto, do navegador e da máquina”, destaca Elias. Daniel que aproveitou a fala para complementar: “batemos duas vezes na trave, outra vez em terceiro, e neste ano veio. É nossa, agora é só comemorar”, completa.

Entre os quadriciclos, Ricardo Luiz Santos, de Criciúma (SC), manteve o favoritismo após vantagem nas últimas etapas e conquistou a ponta da tabela. Um dos pilotos mais consistentes da edição, Ricardo Luiz Santos, destacou a impotência das condições climáticas para a vitória. A chuva, que trouxe dificuldade para outros corredores, para ele foi um ponto positivo. “É o quarto ano que venho. Nas outras vezes, fiquei em segundo ou terceiro. A chuva foi um diferencial, já que eu gosto de andar na chuva. O Piocerá é uma prova icônica, todo mundo quer vir e ganhar. Vencer é um privilégio e te gabarita para outro patamar”, declara.

Nos UTVs, Diego Moura Macedo, que já havia sido campeão anteriormente no quadriciclo, se juntou a Artur Teixeira para levar o troféu da categoria Graduado para casa. Já o casal aposentado Eduardo Silva e Maria Beatriz Silva, de Minas Gerais, bateu a dupla francesa Philippe Ferret e Wilfrid Genin para garantir a vitória na categoria Novato. “Somos dois aposentados e fazemos todas as provas do Brasil. O verdadeiro rally é o da vida, estamos juntos desde 1971 e sempre fazendo as coisas que gostamos de fazer”, diz Eduardo Silva. A esposa Maria Beatriz complementa: “Tem uns quatro anos que a gente começou e estamos sempre tentando. Este ano deu certo, o Rally Piocerá é um espetáculo, uma delícia de prova”, finalizou a aposentada.

A 36ª edição do Rally Piocerá contou com 518 participantes, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. Gente de todas as regiões do Brasil, além de países, como Polônia, Suíça, Bélgica e França. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).

O Rally Piocerá 2023 tem patrocínio da Monster, Consórcio Honda, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Piauí (CCom), Governo do Estado do Maranhão  (Sedel) e Drogaria Globo. Copatrocínio da Goodyear, Audax, Reron, Sebrae Maranhão e Sebrae Piauí, além do apoio  das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Classificação Final do 36º Rally Piocerá

Carros 4×4

Master
1º Fabio Ruediger / Luis Felipe Eckel
2º Fernando Lage / Jhonatan Ramon Ardigo
3º Paulo Rogerio Gomes Coelho / Renan Fernandes Felix
4º Fernando Antonio S. Gomes / Amarino Duarte da Costa
5º João Carlos Resende Rodrigues / João Paulo Teles Rodrigues

Graduado
1º Antonio Miranda Ribeiro Filho / Lucca Carvalho Ribeiro
2º Pedro Henrique Moura Mendes / Giovanni Caland Brigido
3º Alexandre Trindade Leite / Antonio Modesto
4º Danilo Andrade Peixoto Rego / Jose Pereira dos Santos Jr
5° Luis Eduardo Tiburcio de Melo / Wellington Rezende Junior

Turismo
1º Carlos Ellery de Morais / José Justo Quevedo de Moraes
2º Mauricio Assis / Bruna Diniz Nunes
3° João Marcos Martins Bezerra / Lincoln Cirqueira Ferreira
4º Robson Rodrigues Santos / Juan Aristides Costa Ferreira
5º Rodrigo Maia de Souza / Iran Igor de Araujo Barbosa

Open 
1º Elias Segundo Neto / Daniel Sena Ximenes
2º Eugenio Paccelli Alves / Eugenio Paccelli Alves Filho
2º Washigton Torres Junior / Rennan Pontes Xavier
4º Evanio da Silva Magalhães / Andreza Socorro S. dos Santos
5º Caio Von Randow Alencar / Manoel Coelho de Alencar

UTVs

Graduado
1º Jose Rufino da Silva Neto / Jose Aristoteles Fiuza Neto
2º Diego Moura Macedo / Artur Teixeira de Carvalho Jr
3º Leonardo Collier Selva / Leonardo Moura de Mendonca
4º Roberto Keller / Roberto Luis Spessato
5º Carlos Eduardo Silva de Melo / Luan Dutra Duarte

Novato
1º Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva
2º Philippe Ferret / Wilfrid Genin

Quadriciclos

Graduado
1º Ricardo Luiz Santos
2º Wescley Dutra
3º Thyago Alberto Barra Veloso
4º André Luis Barbosa Furtado
5º Roberto Sávio Gomes da Silva

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News