O Fortaleza ganhou do Ceará por 2 a 1 na primeira partida da final do Campeonato Cearense 2023 em um Clássico-Rei movimentado na tarde deste sábado (1º), na Arena Castelão. O Fortaleza dominou o primeiro tempo e teve maior posse de bola desde os primeiros minutos, controlando a maior parte das ações ofensivas. Aos 22 minutos da primeira etapa, o Tricolor do Pici marcou o primeiro gol com Lucas Sasha. Nos minutos finais, o Ceará tentou pressionar a defesa do Fortaleza, mas esbarrou na forte marcação e não conseguiu levar perigo ao gol de Fernando Miguel.
No segundo tempo, o Fortaleza voltou ligado e aos dois minutos ampliou sua vantagem no placar com Caio Alexandre. O Ceará passou a tentar pressionar mais a defesa do Fortaleza, mas não conseguia chegar com perigo ao gol adversário. Aos 48 minutos, o juiz marcou pênalti para o Ceará e Danilo Barcelos cobrou, diminuindo para o Vovô.
Durante a partida, o técnico do Ceará, Morínigo, promoveu as entradas de Caíque Gonçalves, Chay e Luvannor, buscando uma maior intensidade ofensiva. A partir dos 30 minutos, o Ceará cresceu no jogo e passou a pressionar com maior intensidade a defesa do Fortaleza, com destaque para Chay, que deu maior mobilidade ao meio-campo alvinegro.
A segunda partida da final do Campeonato Cearense 2023 está marcada para o próximo sábado (8), na Arena Castelão, e o Fortaleza joga pelo empate para se sagrar campeão. Já o Ceará precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título.