Quinta-feira, Julho 25, 2024
InícioEducaçãoSeduc estreita parcerias com instituições de ensino superior do Piauí

Seduc estreita parcerias com instituições de ensino superior do Piauí

A relação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as Instituições de Ensino Superior do Piauí – Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) – se consolida em parcerias beneficiando estudantes e professores.

Para ampliar as possibilidades e os benefícios destas parcerias, o secretário Washington Bandeira realizou uma visita de cortesia à Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella – Ininga, Teresina, na manhã desta quarta-feira (04).

No encontro com o reitor Dr. Gildásio Guedes, o secretário da Educação buscou discutir a continuidade de cooperação educacional entre a universidade e os serviços disponibilizados pela Seduc.

“A visita visa o estreitamento de parcerias com a Universidade Federal do Piauí, sobretudo com relação à formação dos nossos professores, tanto em gestão, algo que iremos fortalecer na rede estadual de educação, como também para o ensino profissional e técnico, que é o modelo no qual queremos realmente avançar, aliado à escola de tempo integral. O diálogo foi muito produtivo, pois as parcerias já existem e serão ainda mais fortalecidas”, informou Washington Bandeira.

Outra pauta de diálogo entre as instituições foram as ofertas de capacitação técnica aos estudantes com foco na demanda produtiva dos municípios.

“Temos como meta prioritária do Governo do Piauí a adequação dos cursos do ensino superior às demandas produtivas regionais, para que possamos promover a inserção mais rápida e eficiente dos nossos alunos, como no Polo de Simões, recentemente modernizado, que tem cursos voltados à área de energias renováveis. Iremos investir, sobretudo, nas áreas de tecnologia de informação, de turismo e de agrotécnica, que são as que o nosso governador, Rafael Fonteles, enxerga como horizonte mais promissor para empregabilidade dos nossos alunos”, destacou o secretário.

Na última semana de dezembro de 2022, houve a entrega da nova sede do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Professor Carlos Carmélio de Carvalho, na cidade de Simões. A parceria resultou em uma nova estrutura adequada à oferta de ensino nos cursos Letras Português, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Biológicas.

Parceria com Uespi e IFPI

Washington Bandeira citou ainda a produtiva relação de parceria entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e as instituições somadas às novas metas de expansão do ensino técnico.

“Estivemos na Uespi, ainda na fase de transição (do governo) e fomos muito bem recebidos pelo reitor, Evandro Alberto, e por toda a equipe de pró-reitores nesse mesmo sentido, o diálogo visando o estreitamento de relações, tanto para aumentar os investimentos e a infraestrutura dos campi, equipamentos públicos da Uespi e que estão ligados à Seduc, como também para adequação dos cursos da instituição com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI), seguindo as vocações produtivas do Estado, sobretudo, para agrotécnica, turismo, tecnologia da informação e energias renováveis”, afirmou.

O diálogo com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) aconteceu também durante o período de transição entre as gestões. Segundo Washington Bandeira, a parceria com a instituição será priorizada para o ensino profissional e técnico.

“Com o reitor do IFPI, Paulo Borges, discutimos as parcerias voltadas para a formação de professores para o ensino profissional e técnico, e para a oferta, até em curto prazo, de cursos profissionais e técnicos no nosso ensino médio em tempo integral e ensino médio regular. Estas ações permitirão o alcance da meta que está no nosso plano de gestão, que diz respeito a dobrar o número de matrícula do ensino profissional e técnico adequado, também, às demandas produtivas do nosso Estado”, finalizou o secretário.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News