A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem trabalhado ativamente para combater diversos tipos de violência dentro e fora das escolas. Um dos temas prioritários nas ações pedagógicas da secretaria é o clima escolar, que envolve questões como bullying, importunação sexual contra mulheres e casos de violência.
Para aproximar-se da comunidade escolar e promover capacitações dos profissionais para o atendimento de ocorrências, a Seduc tem atuado em conjunto com as 21 Gerências Regionais do estado. A ideia é elaborar um grande plano para a prevenção e o rápido encaminhamento de casos de violência nas escolas.
Segundo a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, a secretaria está conectada com a agenda do clima escolar e já desenvolve um trabalho com as equipes multiprofissionais que incluem psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, tanto na sede da secretaria quanto em todas as Gerências Regionais
Os profissionais capacitados têm uma relação direta com o pelotão escolar e com a rede protetiva para notificação de casos e registro de boletins de ocorrência, caso necessário. Além disso, a Seduc tem uma agenda através do Canal Educação, chamada “Estudar pode ser leve”, onde são trabalhados temas relacionados à violência, bullying e protagonismo estudantil como ação de prevenção.
A atuação efetiva da Seduc na prevenção e combate à violência nas escolas é um desafio a ser superado em conjunto. A secretaria busca atuar de forma integrada com outras instâncias do segmento da segurança, como a Secretaria de Segurança Pública, para garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para os estudantes e profissionais da educação.