Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioEducaçãoParceria com municípios para alfabetização na idade certa é uma das metas...

Parceria com municípios para alfabetização na idade certa é uma das metas da Educação para 2023

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPaic), lançado em 2021, consolidou-se ao longo de um ano como a maior iniciativa em regime de colaboração da história do Piauí. A equipe do Pro Alfabetização na Idade Certa apresentou, nessa segunda-feira (16), reunião com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, as metas para 2023. A equipe da Associação Bem Comum, do Ceará, também participou do encontro.

Entre as principais ações implementadas pelo programa, desde que foi lançado, destacam-se as formações continuadas de professores e gestores escolares, a distribuição de material didático complementar (MDC), assessoria técnica e pedagógica aos municípios e a expansão do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) para alunos do 2º e 5º anos do ensino fundamental das redes estadual e municipais de ensino.

Para o ano de 2023, o programa pretende melhorar o engajamento com os municípios, incluindo um setor voltado à cooperação com as cidades e do PPaic no organograma da Seduc. “Faz parte das metas do governo fortalecer essa colaboração com os municípios para a alfabetização na idade certa. O Piauí é referência para outros estados quanto à execução do regime de colaboração junto a parceiros externos à educação e para a implementação do programa de alfabetização”, afirma Washington Bandeira.

O programa pretende realizar a repactuação com os municípios, firmando com os prefeitos novos compromissos e a continuidade das ações do PPaic para o novo período da gestão estadual. “O Pro Alfabetização na Idade Certa permanece no ano de 2023 trazendo cooperação, articulação e incentivos para os municípios, para que possamos avançar na alfabetização das nossas crianças”, afirma a coordenadora estadual do programa, Gabriela Oliveira.

Além desse conjunto de ações em andamento, há uma grande iniciativa a ser realizada em 2023. O Prêmio Alfa-10 vai garantir incentivos às escolas com os melhores desempenhos no Saepi e apoio às mais vulneráveis. Até 150 escolas serão premiadas e o mesmo número de escolas será assegurado com um apoio financeiro, por ano.

Para a plena execução do programa Pro Alfabetização na Idade Certa foi assinada uma carta compromisso pelo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, consolidando o regime de colaboração entre Estado e municípios.  No encontro, a coordenadora estadual do programa, Gabriela Oliveira, apresentou a organização e a estrutura das etapas de formação e execução do ciclo de alfabetização e da educação infantil e reforçou o engajamento dos municípios no programa.

Pro Alfabetização na Idade Certa

Lançado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí em maio de 2021, o programa foi construído para garantir as condições necessárias para todas as crianças piauienses chegarem ao final do 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas. A idade adequada na alfabetização torna a criança capaz de ter o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

A iniciativa é realizada em regime de colaboração com adesão dos 224 municípios piauienses, além das parcerias com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum. O trabalho em regime de colaboração com os municípios visa a garantir o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores.

Prêmio Espírito Público

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa foi vencedor no eixo setorial Educação da 5ª edição do Prêmio Espírito Público, voltado para a valorização e o reconhecimento de trajetórias de profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade.

A premiação é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News