Domingo, Julho 21, 2024
InícioGoverno do Estado entrega certificados profissionais pelo Programa Certific-PI

Governo do Estado entrega certificados profissionais pelo Programa Certific-PI

A governadora Regina Sousa e o secretário da Educação, Ellen Geral, entregaram os certificados para 53 profissionais reconhecidos nas áreas de Garçom/Garçonete e Mecânico de Manutenção de Motocicleta. Os certificados fazem parte do Programa de Certificação Profissional do Piauí ( Certific-PI) e a entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (04), no Palácio de Karnak.

O garçom Israel Pereira dos Santos, um dos profissionais que recebeu o certificado, disse que estava muito feliz por  representar sua categoria e agradeceu aos patrões de garçons e garçonetes por entenderam a importância de os trabalhadores participarem do programa. “Gostaria de dizer aos trabalhadores presentes que somos gigantes, essa vitória é de todos nós”, comemorou.

A governadora Regina Sousa ressaltou a importância do certificado e sugeriu que os restaurantes e bares usem o documento como um dos critérios de contratação. “Muitos que receberam o Certific não estão empregados, mas com o certificado, eles têm como comprovar sua habilidade”, afirmou.

Regina Sousa indicou ainda que no programa possa entregar no futuro, junto com o certificado, um kit com equipamentos profissionais. Por exemplo, uma caixa de ferramentas para o mecânico e uma máquina de costura para uma costureira. “Isso porque muitas vezes a pessoa tem a qualificação, mas não consegue emprego. Mas se já tiver os equipamentos, pode trabalhar por conta própria””, lembrou Regina.

O secretário de Educação, Ellen Gera, destacou que o Certific é importante porque há muitos trabalhadores que estão no mercado, mas não possuem certificação oficial na área na qual atuam e ressaltou que a ideia é levar o programa para todo o Piauí. “Queremos levar o Certific a todas as áreas e em todos os municípios. Esse modelo que nós implementamos servirá como exemplo para levar para todo o Estado”, disse o secretário.

Ellen Gera frisou ainda que Piauí tem investido bastante na educação técnica profissional, pois nem todos os cidadãos fazem o curso superior. Dessa forma, a Secretaria de Educação abre oportunidade para que os piauienses se qualifiquem em áreas técnicas.

O programa Certific-PI

A Rede Estadual de Certificação Profissional do Piauí (Certific) foi instituída pelo Decreto nº. 17.254, de 11 de julho de 2017, visando avaliar, reconhecer e validar formalmente os conhecimentos, habilidades e aptidões profissionais desenvolvidos em programas educacionais ou experiências profissionais, com o objetivo de promover o acesso, a permanência e progressão no mundo do trabalho e prosseguimentos de estudos.

Na última etapa, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), faz o reconhecimento formal de saberes adquiridos pelos trabalhadores, ao longo de suas vivências profissionais, que foram devidamente aprovados durante avaliação de desempenho (teórica e prática) do Programa. E é realizada a entrega de certificados correspondente a 240 horas aos trabalhadores das turmas de certificação profissional.

A primeira edição do programa ocorreu no ano de 2019, ocasião em que foram certificados profissionalmente 57 trabalhadores na área de telecomunicações, nos cursos de: Cabista de Sistema de Telecomunicações, Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia e Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News