Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioEducaçãoGovernador Rafael Fonteles pede que estudantes não deixem de se matricular

Governador Rafael Fonteles pede que estudantes não deixem de se matricular

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, fez um chamamento aos piauienses que estão fora da escola e aos estudantes que ainda não realizaram sua matrícula na Rede Estadual de Educação para garantirem sua vaga no sistema público de educação.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou as matrículas da rede estadual até o dia 20 de janeiro, próxima sexta-feira, com a meta de chegar a 260 mil estudantes.

“As matrículas já estão disponíveis, vamos só até o dia 20 de janeiro e você pode fazer já pela internet. Então, aproveite, matricule-se. Nossos professores, professoras, nossa equipe da Seduc, das escolas, das gerências regionais de educação estão a postos para gente realmente conseguir matricular todo mundo que está na idade escolar, seja do Ensino Fundamental, seja do Ensino Médio. Vamos fazer juntos do Piauí a melhor educação do Brasil”, destaca o governador, por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais,.

Para o secretário de Educação Washington Bandeira, é importantíssima a participação do governador na campanha de matrícula para garantir que ninguém fique fora da escola em 2023. “Temos um governador apaixonado por educação e que entende que o estudo gera oportunidades. Ele nos deu uma meta de assegurar que ninguém fique fora da escola. Isto para ele é mais que uma meta, é uma missão de toda a sociedade”, afirmou o secretário.

Washington lembrou que ainda quando secretário de Fazenda, Rafael coordenou o PRO PIAUI, maior programa de investimento em infraestrutura das escolas estaduais. “Nossas escolas estão prontas para garantir às crianças, jovens e adultos uma educação de excelência”, afirmou o gestor.

Para fazer a inscrição, o estudante, se maior de idade, ou o responsável devem preencher a pré-matrícula on-line e em seguida comparecer à secretaria da escola selecionada para entrega da documentação exigida. Vale ressaltar que o processo virtual é a primeira etapa e só há confirmação da vaga após a entrega da documentação na secretaria da escola que o aluno irá estudar.

A lista de documentos varia de acordo com a modalidade de ensino e pode ser conferida no site da Seduc: www.seduc.pi.gov.br/matricula.

Escolas reforçam busca ativa por matrículas

A professora Marlene Lima da Silva, gerente da 19ª Gerência Regional de Educação, zona Sul de Teresina, revela que a busca ativa por estudantes acontece desde o início do período de matrícula, com o uso de diversas ferramentas como vídeos, rádio, panfleto, banner e pelas redes sociais das escolas.

“Nossa meta de matrícula é de 6.749 alunos para as escolas da GRE e já atingimos praticamente 50% da meta. Para conseguirmos alcançar o total desejado, faremos uma ação de busca ativa no bairro Parque Piauí, na próxima sexta-feira (20), das 8h às 12h, em parceria com o presidente do Centro Social Urbano (CSU), com stands das 42 escolas da GRE, e depois seguir para as ruas do bairro, no mercado e centro comercial. Outra estratégia que utilizamos consiste na visita dos técnicos de gestão, ensino e patrimônio às escolas da Educação de Jovens e Adultos, pois estas necessitam de uma atenção especial”, relata a gerente.

Na quinta-feira (19), na região da Santa Maria da Codipi, a mobilização por matrículas e busca ativa acontece a partir das 19h, como afirma o gerente da 4ª Gerência Regional de Educação, Tarcísio Pires.

“Estamos utilizando diversas mídias, carro de som, visitas a residências e concentração em pontos estratégicos para divulgação das matrículas. Vamos buscar também o ex-aluno da escola municipal para que este continue seus estudos. Estamos focando a Grande Santa Maria nesta semana para levar educação de qualidade e que toda essa população possa ter a oportunidade que necessita”, finaliza o gerente.

A aluna Jaqueline, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Júlia Nunes, dá um recado para todos que podem estudar e ainda não realizaram sua matrícula. “Venho com muito orgulho dizer que é muito gratificante estudar na escola estadual pública. Destaco o aprendizado promovido pelas disciplinas eletivas de conteúdo, que aprofundam as matérias que a gente mais gosta de estudar, e o Ensino Médio que também nos prepara para o ENEM, para faculdade. É muito gratificante ver a Secretaria se importando realmente com o futuro dos alunos”, comenta a estudante.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News