Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioEducaçãoGerência de Educação de Teresina detalha plano de ações com gestores escolares

Gerência de Educação de Teresina detalha plano de ações com gestores escolares

A 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), que compreende as unidades de ensino localizadas na região leste de Teresina, realizou, nessa quarta-feira (18), o encontro pedagógico com os gestores escolares, coordenadores e técnicos de ensino.

No encontro, estiveram presentes os representantes das 33 unidades escolares e de um centro de língua que ofertam o ensino fundamental e ensino médio, regular e em tempo integral; educação técnica profissional; e educação de jovens e adultos (EJA).

A gerente regional da 20ª GRE, Luisa Vieira, fez uma análise no trabalho desempenhado pelas escolas no ano de 2022 e repassou os informes para 2023. “Reunimos todos os gestores escolares com a equipe da GRE para fazer uma retrospectiva dos resultados de 2022 e projetar ações para 2023. Preparamos o plano de ação alinhado com as propostas do Governo do Estado para a Educação, que visa o alcance de metas em diferentes modalidades e este momento serve para motivação dos diretores diante da semana pedagógica. Incentivamos a busca ativa das matrículas e temos um número muito bom de matrículas já enturmadas. Continuamos trabalhando para atingir nossa meta”, explicou a gestora.

Dentre os temas abordados com os gestores escolares está o plano de trabalho indicado pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. Foi apresentado o planejamento orientado a resultados; a gestão com foco no aluno e a qualidade de aprendizagem; enfoque no professor, com formação/capacitação e a valorização profissional; e na gestão, as GREs e escolas, com o fortalecimento do sistema de avaliações e controle de ações, metas e resultados.

Metas da gestão

A busca ativa para elevar o número de matrículas na rede estadual de ensino foi abordado no encontro. O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja), Paulo Henrique Pinheiro, esteve no encontro reforçando uma das metas da gestão.

“Percebemos que os gerentes regionais e os diretores estão engajados no planejamento. Eles monitoram em tempo real como está o fluxo de matrícula para fazer ajustes na estratégia de busca ativa e, com isso, atingir as metas estabelecidas e a principal meta que é matricular 260 mil estudantes. Então, na 20ª GRE tem um exemplo que certamente está sendo replicado no estado inteiro, que são gerentes articulados com os diretores nesse processo de busca ativa”, enfatizou o superintendente.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes Neta, esteve no encontro dialogando sobre a organização para o ano letivo de 2023. “Conversamos com os gestores sobre as principais ações das metas já indicadas pelo plano de governo do governador Rafael Fonteles, como o reforço da campanha de matrícula e o foco na busca ativa. Reafirmamos o compromisso da Unea com as escolas para terem um diagnóstico preciso dos estudantes quanto ao acesso, permanência e a aprendizagem adequada na rede estadual. Temos a semana pedagógica em implementação com o planejamento de organização para o ano letivo”, pontuou a gestora.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News