O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) celebrará no próximo dia 28 de agosto seu aniversário de 125 anos. Para marcar a data, a Corte de Contas piauiense está preparando a segunda edição da Conferência Diálogos com o Futuro, que será realizada de 26 a 30 de agosto, com uma vasta programação, reunindo palestrantes e conferencistas de renome nacional. O evento será aberto ao público e as inscrições já estão disponíveis clicando aqui.
A conferência terá sua abertura na segunda-feira, 26 de agosto, com a apresentação cultural do Coral de Vaqueiros de União-PI, seguida da palestra do diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, que compartilhará o momento com o governador do Piauí, Rafael Fonteles. O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, será o mediador desse momento de abertura.
A programação do primeiro dia segue com a mesa “PPP e Concessões: passado, presente e futuro”, que contará com Carlos Ari Sundfeld, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e professor de Direito da FGV, e Ghilherme Jardim, assessor técnico de procurador no MPC-SP e professor de Direito da FGV. A mesa será mediada pela superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Monique Menezes.
Na terça-feira, 27 de agosto, a programação inicia com a mesa “Futuro da Medicina: arte, ciência e controle”, com a exposição de Ludhmila Hajjar, professora de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A mesa será presidida pela conselheira Rejane Dias. Em seguida, a mesa “Tempo e Controle: prescrição e segurança jurídica nos Tribunais de Contas”, que será ministrada pelo procurador Leandro Maciel, do MPC-PI, presidida pelo secretário administrativo do TCE-PI, Paulo Ivan Santos.
Ainda na terça, a manhã segue com a mesa “Segurança Pública: planejamento, inteligência e integração”, com Camila Pintarelli, diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, e mediação do secretário de Estado de Segurança Pública, Chico Lucas.
A programação da quarta-feira, 28 de agosto, inicia com a mesa “Controle Interno, Controle Externo e Controle Social: cooperação, convergência e complementaridade”, que terá o conselheiro substituto do TCE-MT, Luiz Fernando Lima, como palestrante. O auditor do TCE-PI, Ramon Patrese, será o mediador.
Ainda na quarta-feira, o professor Jonatas Nunes, ex-reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), vai apresentar a mesa “Expansão, Inovação e Inclusão: UESPI – Um caso de Política Pública na Educação do Piauí”. O jornalista e servidor do TCE-PI, Zózimo Tavares, será o mediador.
Ao final do dia 28, a Corte de Contas piauiense vai homenagear autoridades e personalidades durante a Solenidade de Outorga do Colar do Mérito do TCE-PI Conselheiro Jesualdo Cavalcanti. Marcado para as 11h, o evento será realizado no plenário do Tribunal. 18 pessoas receberão a homenagem neste ano. Entre elas, a primeira-dama e coordenadora do Pacto para as Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.
Na quinta-feira, dia 29, a programação da 2ª Conferência Diálogos com o Futuro inicia com a mesa “Racismo estrutural e a atuação do Controle Externo em busca da igual racial”. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, será o palestrante, com mediação da conselheira Flora Izabel. Em seguida, a mesa “Mulheres e Justiça”, ministrada pela professora e vice-diretora da USP, Ana Elisa Bechara, com mediação da conselheira Lilian Martins. A programação do dia fecha com a mesa “Regulamentação da reforma tributária do consumo”, com palestra de Fernando Facury Scaff, professor da USP, e mediação do conselheiro Kleber Eulálio.
Na sexta, dia 30, último dia de programação, a manhã será iniciada com a mesa “Licitações e Contratos: controle, improbidade e preços”, ministrada pelo professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, com mediação do conselheiro Sidney Beraldo, do TCE-SP. Em seguida, a mesa “Democracia e combate à desinformação”, que terá exposição do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, com mediação do conselheiro substituto do TCE-PI, Jaylson Campelo.
A programação fechará com a solenidade de encerramento, com diversas autoridades locais e nacionais, e, em seguida, apresentação cultural do grupo Melhor de Três, que reúne os artistas piauienses João Cláudio Moreno, Soraya Castello Branco e Flávio Moura.