O candidato do União Brasil, Silvio Mendes, mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Teresina na quarta pesquisa feita pelo Instituto Data AZ na atual campanha. Desde março, quando o instituto iniciou as sondagens, a variação em favor do ex-prefeito na disputa direta com o deputado Fabio Novo (PT) se manteve em média próxima a 10 pontos percentuais.
Na nova pesquisa realizada em junho, Silvio Mendes aparece com 43% das intenções de voto em sondagem estimulada, 9,12 pontos à frente do candidato do PT, que obteve 33,88%, o melhor desempenho numérico dele desde março.
Fabio Novo mantém constância na segunda posição desde março, tendo o menor percentual de intenções de voto em abril, quando teve 27,5%, e a maior agora, quando pela primeira vez nas pesquisas do Data AZ, o petista teve numericamente um terço das intenções de voto em sondagem estimulada.
Segundo apurou a pesquisa, realizada entre os dias 11 a 14 de junho de 2024 e na qual foram ouvidos 800 eleitores, o terceiro colocado na corrida pelo Palácio da Cidade é o atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), que tem 3,75%, seguido pelo ex-senador João Vicente Claudino (PSDB), Professor Tonny (Novo), 1% e Lourdes Melo (PCO), com 0,63%.
Os indecisos (eleitores que não sabem nem opinam sobre em quem pretendem votar) são 8,88%, enquanto os que vão votar nulo ou branco, chegam a 6,63%.
Se somadas as intenções de votos dos oponentes de Silvio Mendes na pesquisa de junho, eles atingem 41,51% contra 43% do ex-prefeito – no limite da margem de erro da pesquisa (3,5%) indicando, no cenário atual, uma possibilidade de segundo turno mais dependente do desempenho de quem não polariza a disputa.
Sílvio lidera, com menor margem, também na pesquisa espontânea
Na sondagem espontânea, o candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, aparece com 27,75% das intenções de voto. Fabio Novo vem atrás, com 21,25%. A diferença é de 6,5% – um pouco maior do que a distância de maio, que era de 5,25%.
Os dois candidatos tiveram um considerável aumento nos percentuais de declaração espontânea de voto entre maio e junho – o que pode evidenciar mais exposição de ambos aos eleitores, com maior volume de campanha de ambos.
Em maio o Data AZ apurou que Silvio Mendes tinha 19,75% das intenções espontâneas de voto, ou seja, teve um acréscimo de 8 pontos em junho.
Já Fabio Novo, que aparecia em maio com 14,5%, ampliou sua participação em 6,75%.
Houve também uma redução no número de indecisos entre as pesquisas de maio e a de junho.
Mês passado, o Data AZ apurou que os indecisos somaram 57,75%. Na atual sondagem, 40,88%.
Os eleitores que dizem votar nulo ou em branco somam agora 6%.
Na pesquisa espontânea, em que os indecisos ainda seguem maioria, vem em terceiro lugar o prefeito Dr. Pessoa com 2%.
Com mais de meio ponto percentual aparece somente Jeová Alencar (,0,63%) e abaixo dele com menos de 0,5% são citados Professor Tonny (0,38%), João Vicente (0,25) e com 0,13% surgem os nomes de Alan (Brandão), Coronel Diego, Enzo (Samuel), Firmino (Filho), Joel (Rodrigues), Rafael Fonteles, Wall Ferraz.
O mais rejeitado
Com quase 60% de rejeição (59,63%), o prefeito Dr. Pessoa mantém a incômoda dianteira, assumida já em março quando da primeira pesquisa do Data AZ. Na pesquisa de maio, 54,38% dos eleitores consultados para saber em que candidato não votariam de jeito nenhum optaram pelo nome do prefeito.
Enquanto isso, as campanhas de Fabio Novo e Silvio Mendes têm que se preocupar é a rejeição dos candidatos.
Novo tem rejeição de 10,38%, que é baixa, mas representa mais que o dobro da rejeição ao candidato Sílvio Mendes, de 4%.
Lourdes Melo tem rejeição de 2,25%, João Vicente, de 1% e Professor Tonny Kerley, de 0,38%.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Universo da Pesquisa: Bairros e localidades das zonas urbana e rural do município de Teresina.
Tamanho da amostra: 800 entrevistas individuais e domiciliares, sendo 752 na zona urbana e 48 na zona rural.
Margem de erro: 3,5% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%.
Responsabilidade técnica: o Instituto de Pesquisa Data AZ.
Número de registro: PI-03159/2024.
Período de realização da pesquisa: 11 a 14 de junho de 2024.