Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioDestaquesPrograma Pré-SiSU da Seduc orienta estudantes a otimizar a nota do Enem

Programa Pré-SiSU da Seduc orienta estudantes a otimizar a nota do Enem

Para otimizar o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a equipe Pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentará quatro programas Pré-Sisu. O primeiro programa foi realizado nesta quarta-feira (25), das 20h até às 22h, e transmitido pela TV Meio Norte e pelo Canal Educação.

A ação visa dar o auxílio necessário para que os estudantes piauienses possam entender melhor como funciona o SiSU, além dos detalhes sobre a nota de corte do Enem, peso das áreas, a sistemática das cotas e ampla concorrência.

De acordo com o coordenador do Pré-Enem Seduc, Wellington Soares, a proposta é realizar uma série de quatro programas, que, além do de ontem, acontecerão ainda nos dias 02, 09 e 15 de fevereiro, totalmente voltados para a orientação dos alunos de como proceder com o recebimento das notas do Enem.

“O resultado do Enem está saindo agora, no dia 13 de fevereiro, e a nossa equipe do Pré-Enem Seduc vai tirar todas as dúvidas dos estudantes e passar informações como o período de inscrições, a questão de notas de peso, vagas nas instituições. Convidamos os reitores das nossas três instituições de ensino superior. Vamos ter uma conversa com o pessoal aqui da Educação, com o nosso secretário de Educação. Eu espero contar com a audiência de todos. Não deixem de assistir”, destacou o coordenador.

O diretor das Gerências Regionais de Educação, Tarcísio Pires, trouxe uma mensagem às escolas de todo o Piauí nesse momento crucial para a vida do estudante.

“É extraordinária essa preocupação e cuidado com os nossos estudantes. Durante toda a ação Pré-Enem existe um planejamento que culmina nesse exato momento com o Pré-SiSU, na orientação dos estudantes em relação às notas que eles obtêm por meio do Enem. Existe uma programação desde o momento da preparação desses estudantes, por meio das revisões, do projeto Redação Nota Mil, culminando com o Dia E, que é aquele momento de acolher esses estudantes na porta dos locais de prova. Ou seja, o candidato tem uma nota que vai ser divulgada e ele precisa saber o que fazer com essa nota para que possa realmente investir num curso que  possa alcançar um resultado positivo”, enfatizou o diretor.

A Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, também participou do primeiro programa Pré-SiSU e destacou que após a aplicação das provas, o Governo do Piauí, por meio da Seduc, traz ainda uma série de ações, como as lives especiais para comentário das provas, depois a preparação para o SiSU.

“Prestes a sair o resultado do Enem 2022, a gente começa a fazer rodadas para direcionar esse estudante a melhorar o seu desempenho. Não é só sobre você ter um bom desempenho, é sobre você otimizar isso para o curso que pretende. Então são lives que vão orientar o estudante como ele utilizar essa nota a favor dele para uma área de atuação que ele tenha mais desejo de ingressar na universidade, isso pode fazer toda a diferença”, completou a superintendente.

O programa trouxe ainda as 23 ações da Seduc em prol do estudante que se prepara para o Enem, assim como a participação de alunos de escolas da rede. Tudo isso com a tradução para líbras.

O primeiro programa contou também a participação da coordenadora do Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro; da jornalista Liana Paiva; do consultor do Enem, Felipe Lopes; da diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, Karoline Mendes, entre outros participantes, que levaram informações e esclareceram dúvidas para os estudantes sobre o Enem, Sisu, notas, calendários, nota de corte e senhas de acesso.

“Nós prestaremos todas as informações importantes que o estudante precisa para saber lidar com programas de benefícios aos estudantes ofertados pelas universidades públicas, até como calcular a nota do Enem e saber aplicar esse resultado aos cursos desejados ou passíveis de aprovação. Daremos foco para o SiSU e de como tirar o melhor proveito de suas notas. A importância dos programas é orientar os alunos quanto aos aspectos de notas, peso, cotas, documentos obrigatórios para matrículas, entre outros”, completou Karoline Mendes.

Em 2023 as notas do Enem serão divulgadas no dia 13 de fevereiro. Já as inscrições do SiSU acontecem de 16 a 24 de fevereiro, com os resultados previstos para serem divulgados no dia 28 de fevereiro.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News