Segunda-feira, Dezembro 23, 2024
25.8 C
Teresina

Prédio histórico de Campo Maior ganhará reforma e será transformado em Palácio das Artes e Cidadania

O prédio histórico onde funcionou o antigo Centro operário de Campo Maior (COC) ganhará reforma e será transformado no Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. A reforma está orçada em R$ 749 mil e deve ser executada sob supervisão da Secretaria de Cultura do Piauí, com investimentos do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí (Siec).

O Lar da Juventude deve ser incorporado ao Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. Atualmente, o projeto, mantido em parceria entre a Diocese de Campo Maior e o Governo do Piauí, funciona no prédio da antiga cadeia pública. A instituição atende 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo aulas de teatro, balé, canto, coral polifônico, além de instrumentos musicais como saxofone, trompete, trombone, violino e violoncelo.

“Com a grande procura pelos serviços ofertados no Lar da Juventude, o prédio onde o projeto funciona atualmente ficou pequeno, sendo necessário um ambiente mais amplo, com mais estrutura, para possibilitar que mais crianças e jovens tenham acesso às artes e à cultura”, destacou o seminarista Gean Medeiros que é o presidente da Associação Centro Operário de Campo Maior.

Ainda de acordo com Gean, após reformado, o Palácio das Artes deve contemplar mais de mil pessoas: “Esta ajuda do governo é fundamental. O espaço é grande, histórico e atende todas as nossas necessidades. Inclusive vamos trabalhar também formação escolar e esporte”, acrescentou Gean Medeiros.

O assunto foi tratado durante audiência, no Palácio de Karnak, em que o governador Rafael Fonteles recebeu gestores da cultura e um talento da cidade de Campo Maior, Luana Sousa, de 12 anos. Ela estuda canto no Lar da Juventude e ganhou projeção nacional ao se apresentar no The Voice Kids da TV Globo.

Centro Operário de Campo Maior

Construído em 04 de janeiro de 1925, o prédio tem 98 anos e também já foi a sede do colégio Leonardo da Vinci, uma das mais conhecidas instituições de ensino de Campo Maior. O local foi projetado por uma associação de operários para receber eventos, tornando-se uma das mais populares opções de lazer da região. De arquitetura moderna e com amplos espaços para a realização de festas e confraternizações, o Centro Operário era muito bem organizado e seus associados ajudavam-se mutuamente para realização dos eventos.

Com informações da CCOM do Governo do Piauí

Related Articles