Domingo, Outubro 12, 2025
33.8 C
Teresina

Piauí investiga quarto caso suspeito de intoxicação por metanol

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou nesta quarta-feira (8) que está investigando o quarto caso suspeito de intoxicação por metanol no Piauí. O paciente é do município de Parnaíba, no litoral do estado, e passa a ser a terceira pessoa da região a apresentar sintomas após ingerir bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas.

Segundo a Sesapi, os casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado envolvem Teresina e Parnaíba. Até o momento, nenhum caso foi confirmado oficialmente no Piauí, e os laudos da Polícia Científica do estado ainda estão aguardando conclusão.

No Brasil, já foram confirmados 17 casos de intoxicação por metanol, a maioria em São Paulo. O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo informou que as análises realizadas indicam que o metanol foi adicionado intencionalmente às bebidas alcoólicas, e não se trata de subproduto da destilação natural.

A ingestão de metanol pode provocar sintomas graves, entre eles:

  • Embriaguez persistente;
  • Desconforto gástrico, como dor abdominal, náuseas ou vômitos;
  • Forte dor de cabeça;
  • Confusão mental;
  • Alterações visuais.

Nota da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informa a notificação de mais um caso suspeito de intoxicação por metanol em Parnaíba. O paciente, do sexo masculino, deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) na noite de segunda-feira (6).

O município já registra três casos em investigação. Dos dois primeiros, um paciente foi atendido no HEDA na sexta-feira (3) e outro no sábado (4); ambos evoluíram bem e receberam alta hospitalar.

Teresina também investiga um caso suspeito, totalizando quatro casos em investigação no estado.

As circunstâncias dos casos estão sendo apuradas pela Polícia Civil, em conjunto com as autoridades de saúde, que seguem acompanhando a situação e adotando todas as medidas necessárias conforme os protocolos vigentes.

Related Articles