O Piauí foi premiado por ser o estado brasileiro que mais cresceu em transformação digital no Brasil. Além do mais alto lugar no pódio, o Piauí ficou na 3ª posição no índice geral da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep-Tic), que avalia critérios como, a oferta de serviço mais digitais. Em 2023, o Piauí ocupava a 23ª posição no ranking e agora alcança a 3ª posição entre as 27 Unidades da Federação.
Os dois prêmios foram entregues ao governador Rafael Fonteles e ao presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, ontem quinta-feira (8), pela Abep-Tic. A entrega foi durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), realizado no Rio de Janeiro (RJ).
“Esse índice mede o nível de maturidade de governo digital, ou seja, mais serviços públicos digitais oferecidos à população. Estamos no caminho certo para garantir vários serviços públicos e mais eficiência na gestão pública”, afirmou o governador.
Rafael Fonteles parabenizou e agradeceu o empenho de todos os servidores das áreas que envolvem a tecnologia no Governo do Estado. “O esforço coordenado de vários atores nesse processo foi o que nos levou a esta premiação que recebemos com muito orgulho, porque há um empenho pessoal da cúpula do governo nesse processo de transformação digital”, destacou o gestor. Ele disse que em 2025 vai brigar pelo primeiro lugar.
Para Ellen Gera, os prêmios evidenciam o trabalho que vem sendo feito pela empresa junto às secretarias e demais órgãos estaduais para melhorar os serviços públicos e garantir mais eficiência na gestão pública. No Piauí, a tecnologia está presente em todas as áreas, desde a saúde, passando pela educação, social, e nos serviços do Detran.
“Hoje apresentamos o Piauí como o estado que mais evoluiu digitalmente no último ano e estou muito feliz porque colocamos na nossa caminhada que seremos o estado mais digital do Brasil, melhorando os serviços públicos e garantindo mais eficiência para os piauienses”, disse o gestor.
Também estiveram presentes no evento o secretário estadual de Inteligência Artificial, André Macedo, e o secretário estadual de Administração, Samuel Pontes, além dos diretores da Etipi.
O prêmio
O índice Abep-Tic de transformação digital avalia a digitalização e a evolução do atendimento ao cidadão por meio da tecnologia. Foi criado em 2019 pela ABEP TIC, entidade nacional que reúne as instituições públicas estaduais e municipais de tecnologia da informação e comunicação.
Como é feita a avaliação nos estados
A implementação e a aplicação do índice foram realizadas por meio do Comitê Técnico Avaliador, composto por três consultores especialistas em Governo Digital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por solicitação da ABEP-TIC.
Os estados brasileiros responderam a um questionário e enviaram evidências sobre suas capacidades, ofertas e normatizações no que tange à Governo Digital, perfazendo a etapa de Autoavaliação.
As respostas e evidências enviadas foram verificadas e julgadas pelo Comitê Técnico Avaliador que emitiu um parecer para cada estado solicitando a apresentação de novas evidências.
As evidências adicionais foram enviadas pelas UFs na etapa subsequente, intitulada Convalidação, por meio de um formulário específico. Na última etapa, ocorreu a verificação das novas evidências, a comparação dos resultados com os das edições e o cálculo da pontuação.
Categoria Ranking Geral
1º – Goiás
2º – Rio de Janeiro
3º – Piauí
4º – Rio Grande do Sul
5º – Bahia
Categoria Maior Variação Nominal
1º – Piauí
2º – Acre
3º – Tocantins