Terça-feira, Outubro 15, 2024
34.8 C
Teresina

Nova Maternidade inicia treinamentos no Laboratório de Simulação Realística Materno e Neonatal

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou nesta quinta-feira, dia 1, o treinamento para o Laboratório de Simulação Realística Materno e Neonatal, um espaço inovador e essencial para o treinamento e capacitação de profissionais de saúde. Com uma série de simuladores de última geração, o laboratório proporciona um ambiente controlado onde são realizadas práticas que variam desde situações de baixa até alta complexidade.

Marcele Avelino, diretora técnica da NMDER, destacou a importância dessa nova aquisição. “Os bonecos de simulação realística serão utilizados para o treinamento de toda a equipe assistencial, incluindo estudantes, internos, bolsistas, residentes e colaboradores. Desde recém-nascidos prematuros até gestantes, nossos simuladores cobrem uma ampla gama de situações que podemos encontrar no dia a dia”, ressaltou.

O laboratório possui aproximadamente 20 simuladores, incluindo braços para punção venosa e coleta em adultos e recém-nascidos; simuladores de acesso venoso central (PICC) e reanimação cardiopulmonar (RCP) em recém-nascidos; e a “Sofia”, uma boneca automatizada que simula partos com intercorrências, como partos pélvicos e dificuldades de via aérea. 

Também estão disponíveis no espaço simuladores de partes específicas do corpo para treinamento de toque obstétrico, que permitem aos alunos e profissionais identificar diferentes estágios do trabalho de parto sem a necessidade de utilizar pacientes reais.

Para Carolina Costa, gerente de Ensino e Pesquisa da NMDER, o funcionamento do Laboratório trará impactos positivos. “O Laboratório de Simulação Realística Materno e Neonatal é um grande ganho para a nossa instituição, como hospital-escola. Através dele, podemos realizar práticas para nossos alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação e residências. Esses bonecos são ferramentas essenciais para reduzir danos e preparar melhor nossos alunos e profissionais, garantindo uma assistência ideal aos nossos pacientes”, disse.

Related Articles