Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam que este foi o melhor mês de fevereiro dos últimos 09 anos, quanto à intenção no consumo de bens do varejo. A informação vem através da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que aponta um crescimento de 10,4% na comparação com fevereiro de 2023.
Segundo a entidade patronal, mesmo com uma queda de 0,3% em relação a janeiro deste ano, o índice chegou a marca de 105,7 pontos, bom o bastante para se manter no nível de satisfação da pesquisa. Outro número que apresentou dados satisfatórios foi o de satisfação em relação à renda atual, que avançou 0,3%, atingindo 124,7 pontos.
“Esses números positivos refletem a recuperação econômica ao longo dos últimos anos, e também uma previsão de controle da inflação e melhora no crédito das famílias, o que fortalece bastante a cadeia lojista em todo o país. O comércio local tem grandes expectativas sobre esses dados”, apontou Tertulino Passos, presidente do Sindilojas-PI.
Tertulino destaca também que, apesar de a pesquisa ICF ter atingido seu melhor fevereiro desde 2015, os consumidores ainda temem questões como a inadimplência.
“Isso deve levar os lojistas a traçarem mais estratégias para fortalecer a economia local, oferecendo maior facilidade na oferta de produtos. Queremos que o cliente tenha confiança em nossos produtos e serviços, oferecendo também boas condições para quem quer comprar”, destacou.