Sábado, Setembro 7, 2024
31.8 C
Teresina

Conhece a Saquarema? Saiba tudo desse ponto turístico em Capitão de Campos

Créditos: Conheça o Piauí

Você conhece a cachoeira de Saquarema? Ou já ouviu falar dela?

É tanta beleza natural no nosso Piauí que fica até difícil para você escolher uma e saber de todas, não é mesmo?

Confira agora os encantos da cachoeira de Saquarema e o que encontrar por lá:

Onde fica localizada

A cachoeira de Saquarema fica no município de Capitão de Campos, a 135 km de Teresina. No entanto, o acesso mais fácil é feito indo por outro município, por Cocal de Telha, que fica grudadinho com Capitão de Campos. Só apenas 11 km separam as duas cidades.

Como é o acesso

O acesso até a Saquarema é de 20,7 km da saída da área urbana de Cocal de Telha até chegar na cachoeira. E olha, é aventura das boas! O trajeto não é acessível para carros pequenos e não é tão fácil, sendo para quem gosta mesmo de um caminho com obstáculos. Se você se considera trilheiro, essa é uma boa dica de lugar para visitar.

Neste link do PASSO A PASSO PARA CHEGAR NA CACHOEIRA DA SAQUAREMA você confere todo o caminho e as referências. O percurso para chegar até ela envolve uma caminhada por mata fechada, leitos de riachos e pedras escorregadias. Mas chegando na queda d’água, todo o esforço para conhecê-la é muito bem recompensado.

Como é a Saquarema

Rochas de tonalidade escura contrastam com a água cor de neve, que desce veloz pela queda relativamente alta e um pouco inclinada. É assim que a cachoeira de Saquarema dá boas vindas aos seus visitantes.

Ao descer  pela parede rochosa, a água forma uma espécie de poço natural para que você possa “banhar”, como se diz popularmente no Piauí. Você ainda pode ficar debaixo da queda d’água, pois bem abaixo dela tem tipo uma espécie de “mesa plana” de pedra.

Quem gosta de uma adrenalina, algumas pessoas costumam saltar da queda d’água. Claro, se for fazer isso, sempre bom conhecer bem o ponto certo, se não tem pedras ou qualquer outro perigo e que esteja bem confiante mesmo para isso.

Ao redor de toda a cachoeira há alguns espaços, bem arborizados, onde as pessoas aproveitam seus comes e bebes. Tudo é emoldurado por muito verde.

Além de poder curtir toda a parte principal da cachoeira, fora desse ambiente, não tão distante, você consegue ainda relaxar por uma água límpida e corrente, em riachos que se formam no caminho, em um ponto bem tranquilo e mais afastado da parte principal da cachoeira.

O turismo na cachoeira

A cachoeira de Saquarema fica bem no meio do mato. Então não há qualquer estrutura para acomodações e alimentação. Passar o dia por lá é possível levando seu próprio alimento e não esquecer de trazer o lixo de volta.

Para apreciar todo encanto da Saquarema não é preciso pagar nada de entrada. Mas é aconselhável contratar um guia turístico. Embora a equipe do Conheça o Piauí tenha feito todo o trajeto para você, ainda sim se faz necessário alguém para acompanhar. 

Fonte: Conheça o Piauí

Related Articles